22/10/17 - 08:35:02

JACKSON PRESTIGIA A 4ª EDIÇÃO DA BIENAL DO LIVRO EM ITABAIANA

Em sua 4ª edição, a festa da literatura sergipana reúne escritores, artistas e intelectuais de todo o país, em um ambiente dedicado à literatura e à cultura

O governador Jackson Barreto, compareceu no sábado, 21, ao maior evento literário do estado de Sergipe, Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece de 20 a 22 de outubro, no Shopping Peixoto, localizado na sede do município. Em sua 4ª edição, a festa da literatura sergipana reúne escritores, artistas e intelectuais de todo o país, em um ambiente dedicado à literatura e à cultura. A visita foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Bispo e dos secretários de Educação, Jorge Carvalho e do Meio Ambiente, Olivier Chagas e do empresário Messias Peixoto.

“Isso aqui é a maior expressão da cultura do talento da gente de Itabaiana. Evidente que não tem só apenas talento de Itabaiana, e sim talentos do estado também. Porém, a iniciativa e o fato dessa Bienal acontecer em Itabaiana mostra a capacidade de produção da literatura do nosso estado através do homem e da mulher de Itabaiana. Eu estou extremamente feliz e outra coisa, me chamou muita atenção o número de estandes, o número de escritores, livros lançados nesta feira do livro. Isso demonstra a nossa capacidade intelectual cada vez mais aprimorada e aperfeiçoada. Aliás, fatos como esse só poderia acontecer realmente em Itabaiana” declarou o governador Jackson Barreto, ao visitar os estandes e adquirir alguns exemplares dos escritores sergipanos que tiveram os livros lançados na Bienal.

Durante os três dias, a festa da literatura conta com o lançamento de 300 livros e a participação de 60 escolas.  Nesse período, o público tem a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a Bienal do Livre é hoje o principal evento da promoção da cultura de Sergipe. “Nesse sentido, promover a cultura, é promover a vida, a transmissão do conhecimento. É promover os valores que embasam nossa cidadania. Por isso, que parabenizo os organizadores, expositores, escritores, todos aqueles que  fazem parte da Bienal do Livro de Itabaiana”, destacou.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente faz parte da Bienal com um estande, onde apresenta trabalhos e distribui material de conscientização ambiental.

Na opinião do secretário Meio Ambiente, Olivier Chagas, a Bienal já é um evento consolidado no estado. “É de uma importância educacional e cultural fantástica, envolvendo a comunidade, principalmente, a comunidade estudantil, os professores, e com a participação muito grande da sociedade e do governo. Nós estamos aqui apresentando trabalhos, distribuindo material de conscientização ambiental, mostrando o trabalho da Olimpíada Ambiental, fruto do trabalho dos nossos estudantes e os professores. Além disso, estamos distribuindo mudas de plantas nativas da região e apresentando aquilo que nos temos feito, enquanto, política publica em defesa do Meio Ambiente. O governo do Estado está aqui dentro por entender  a importância disso. Assim, ficamos felizes porque Itabaiana, cidade central do estado, tem um povo diferenciado pela sua iniciativa, comércio, caminhoneiro, e também agora, mostrando que na parte de educação e literatura tem uma veia extraordinária”, pontuou.

A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) também participa da Bienal com um estande, onde apresenta mais de 50 publicações da Edise, como a Revista Cumbuca. As obras foram lançadas entre os anos de 2011 e 2017 e retratam o estímulo à produção literária sergipana. O estande conta também com as obras de Aldenise Cordeiro e Márcia Barbosa, por exemplo, e outros lançamentos da Editora.

Na programação deste sábado, a palestra de Ancelmo Gois, colunista de O Globo, além do lançamento do livro do empresário e ex-governador Albano Franco. A programação da Bienal conta, ainda, com  exposição de carros antigos, talk show, feira da cultura sergipana, tenda cultural, praça dos escritores, palco da palavra, praça da imprensa e cinema.

A Bienal

O tema desta edição da Bienal do Livro de Itabaiana é ‘Venha Viajar Com A Gente’. O evento, que é o único do gênero em Sergipe, traz o lançamento 300 livros e conta com a participação de 60 escolas. Durante os três dias do evento, o público tem a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.

A primeira edição aconteceu em 2011 ainda como uma forma mista de bienal do livro e encontro cultural. Os criadores estavam preocupados com a distribuição e visibilidades dos escritores locais que não conseguiam chegar às prateleiras das livrarias. Desde então, a estimativa de público aumentou de 10 mil para 50 mil pessoas. Em 2016, a feira literária foi declarada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) como Patrimônio Cultura e Imaterial de Sergipe.

ASN

Foto André Moreira