Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CODEVASF PROMOVE O LANÇAMENTO DA EMPRESA NO VALE

Codevasf promove reunião de lançamento das ações da empresa no vale do Vaza-Barris

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu uma solenidade para lançamento oficial da atuação da empresa no vale do rio Vaza-Barris, em Sergipe. O encontro reuniu o presidente da Codevasf, Avelino Neiva, o superintendente regional da Companhia no estado, César Mandarino, parlamentares da bancada federal de Sergipe e prefeitos dos municípios inseridos na bacia do Vaza-Barris. O evento ocorreu no Centro Cultural Arnaldo Garcez, em Itaporanga D’Ajuda.

Intitulado “O Vale do Rio Vaza-Barris e a área de atuação da Codevasf: Ações da empresa e possíveis intervenções na região”, o encontro é o primeiro ato oficial da Codevasf na região após sua área de atuação ter sido ampliada. Na solenidade, o superintendente regional César Mandarino fez uma apresentação para expor ações já desenvolvidas pela Codevasf na bacia do rio São Francisco em Sergipe e projetar possíveis ações na nova área de atuação.

A atuação da Codevasf nessa nova área no dia 19 de setembro deste ano, com a publicação da Lei 13.481/2017. O projeto de lei que incluiu o vale do Vaza-Barris entre as áreas de atuação da empresa foi proposto pelos senadores da República Antônio Carlos Valadares (SE) e Lídice da Mata (BA). Durante a tramitação na Câmara de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, o projeto teve relatoria do líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura. O encontro desta sexta-feira teve a participação de vereadores, lideranças comunitárias e técnicos da Codevasf.

“A inclusão da bacia hidrográfica do Vaza-Barris na área de atuação da Codevasf é mais um desafio que temos pela frente, e, para que possamos atender com êxito a essa demanda, necessitamos do apoio do Governo Federal e do Congresso Nacional na alocação de recursos de modo a realizarmos os devidos investimentos e, com isso, correspondermos aos anseios da população local”, afirma o presidente da Codevasf, Avelino Neiva.

Participaram da solenidade, o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz; pelo senador Eduardo Amorim; pelo deputado federal André Moura, líder do governo no Congresso; e pelos prefeitos de Itaporanga, Estância, Itabaiana, São Cristóvão, Lagarto, Campo do Brito, Simão Dias, Macambira, Amparo do São Francisco, São Domingos, Amparo do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, bem como deputados estaduais, vereadores, lideranças políticas, comunidade e assessores e técnicos da Codevasf.

Sobre o Vaza-Barris

A Codevasf já atuava nos vales do São Francisco, do Parnaíba, do Itapecuru e do Mearim, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Maranhão e Ceará, promovendo o desenvolvimento e a revitalização das bacias com uso sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social. Com a inserção do Vaza-Barris, a área de abrangência da Companhia passa de 1.095.895,71 km² para 1.112.093,06 km², o que corresponde a 13,06% do território nacional.

A bacia do rio Vaza-Barris faz limites com a bacia do rio São Francisco (norte e oeste) e com a bacia do rio Itapicuru (sul). No estado de Sergipe, o rio entra dividindo os municípios de Simão Dias e Pinhão, atravessa o estado e deságua no Oceano Atlântico, formando um amplo estuário, próximo ao povoado Mosqueiro, e separando os municípios de Aracaju e Itaporanga d’Ajuda.

Com a ampliação, cerca de 450 mil sergipanos residentes em 13 municípios poderão ser atendidos com ações da empresa pública. Já na Bahia, cerca de 300 mil habitantes que vivem em 12 municípios poderão ser beneficiados pelas ações da Companhia.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

 

Leia também