23/10/17 - 09:20:28

Dez pessoas são homenageadas com Medalha do Mérito da Superação Flávio Primo

A Alese entrega pela sétima edição a Medalha à pessoas com deficiência destacadas em Sergipe.

Para homenagear a vida de superação de pessoas com deficiência no Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) Luciano Bispo (PMDB/SE), e a deputada estadual Silvia Fontes (PDT/SE) entregarão dez medalhas do “Mérito da Superação Flávio Primo”, no plenário da Assembleia. O sessão especial acontece na próxima segunda-feira (23). Essa é a sétima vez que a Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social realiza a entrega das honrarias.

Entre os homenageados está José Lúcio Costa. Conhecido do meio educacional, José Lúcio foi acometido por doença renal crônica e aposentado por invalidez em 2012. A partir disso, tornou a situação dos pacientes renais crônicos uma luta diária. Hoje, José Lúcio é presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Acrese). A indicação do nome foi feito pela deputada estadual Silvia Fontes.

José Lúcio comemora a Medalha por dar visibilidade à causa. “Eu costumo dizer que o problema do renal crônico começa no diagnóstico e vai até o transplante. Temos 32 pacientes esperando por vagas nas clínicas para conseguir o transplante, as medicações e revisões periódicas. Um prêmio como esse dá visibilidade a essas pessoas e convida a todos a conhecerem essa realidade, porque ela é de muita luta e a superação diárias”, assegura.

A medalha também será entregue para José Wilson de Góis, indicado pela deputada estadual Goretti Reis (PMDB/SE). O homenageado nasceu com o desenvolvimento anormal das pernas, passou por 13 cirurgias ortopédicas e hoje anda com muletas de equilíbrio. Ele é servidor público federal e atleta de alto rendimento compondo o Centro Integrado de Esportes Paratletas. Aos risos, Góis contou que a notícia foi inesperada. “Recebi com surpresa. Uma pessoa contou a minha história para a deputada. Eu não sabia que estavam me vendo, não percebi que poderia ser um exemplo para outras pessoas”, confessa.

Outras oito pessoas serão homenageadas com a “Medalha do Mérito de Superação Flávio Primo”: Breno Nunes dos Santos, Gilmar Evaristo dos Santos, João Vitor dos Santos, José Carlos Viturino, José Fernando dos Santos, Juliana Oliveira Vieira, Marcos Henrique Santos e Maria Gracielle dos Santos Araújo.

Quem é Flávio Primo

Flávio Primo nasceu em abril de 1943 na cidade de Várzea Alegre, no Ceará. Formado em Engenharia Agronômica, veio para Sergipe trabalhar sempre se destacado.. Aqui formou sua família com Terezinha Fonseca. Em 1987 Flávio ficou tetraplégico depois de um assalto ao levar dois tiros que atingiram seu pescoço, mas,  a deficiência não tirou sua determinação, tendo sido durante sua vida um exemplo para todos que o conheciam. Flávio Primo faleceu em 23 de dezembro de 2008, vítima de problemas renais.

Fonte e foto Alese