Aracaju, 29 de março de 2024

Governo em Ação garante prestação de diversos serviços a Laranjeiras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__81F6~1

A ação ocorreu na Escola Estadual Professora Zizinha Guimarães com o objetivo de proporcionar cada vez mais o acesso da população mais carente a serviços na área da assistência social, qualificação profissional, saúde, segurança pública, além de programas ligados à educação

Foi com o objetivo de proporcionar cada vez mais o acesso da população mais carente a serviços na área da assistência social, qualificação profissional, saúde, segurança pública, além de programas ligados à educação, que o Governo de Sergipe realizou, neste sábado, 20, no município de Laranjeiras, uma nova edição do Programa Governo em Ação, governo Itinerante por uma Cultura de Paz. A ação que trouxe mais conforto e acolhimento ao cidadão laranjeirense, ocorreu na Escola Estadual Professora Zizinha Guimarães e foi acompanhada pelo governador Jackson Barreto e o vice Belivaldo Chagas.

A senhora Helena da Piedade foi ao Governo em Ação garantir o novo documento de identidade e ainda saiu com uma muda de sapoti, para plantar no quintal de casa. “Gostei muito porque não precisei mais ir a Aracaju para tirar o documento de identidade. Economizei duas vezes porque não tive que pagar para obter o documento, nem  gastei com o deslocamento. Aqui, eu não paguei nada por este serviço.  Foi  ótimo. O governo estar de parabéns por essa belíssima iniciativa. Ainda pretendo fazer acupuntura, se der tempo”, revelou a dona de casa.

O Programa Governo em Ação é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH, articulado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e parcerias com outras secretarias estaduais.

Segundo o governador Jackson Barreto, a ação é uma oportunidade de visitar o município e levar serviços para atender a população, não apenas com carteira de trabalho, identidade, sobretudo, disponibilizando serviços médicos, exames, informações sobre DST e serviços essenciais que a população às vezes tem dificuldade de ter acesso.   “A população marcou presença muito grande porque acredita no projeto. É uma gama de serviços que prestamos à população, trazendo a presença do estado de forma positiva, com serviços e trabalhos. Tanto para vida institucional das pessoas até para a vida pessoal. Como assistência médica, trabalhos de inclusão social, orientação educacional e esportivas, além da distribuição de muda de frutas que foram entregues à população de Laranjeiras. Acho que se tivéssemos condições, era um projeto para ser feito mensalmente, porque o estado precisa  estar cada vez mais perto dos municípios e dos bairros” , disse Jackson Barreto.

Nesta edição, antes da prestação de serviços e atendimentos, o Governo do Estado promoveu à comunidade uma série de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, ações ligadas à prevenção de acidentes domésticos, violência contra a mulher e outras palestras motivacionais.

Para o governador Jackson Barreto é importante que neste mês de Outubro, mês dedicado à prevenção do Câncer de mama, o Governo dê uma atenção especial às informações e aos exames de prevenção. “O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo, por isso é fundamental trazermos sempre as informações e os exames de prevenção. Então, é importante que as mulheres participem das ações, se utilizem do serviço e se previnam também contra o câncer”, alertou.

Na avaliação do vice-governador Belivaldo Chagas o programa é mais uma forma do governo promover a cidadania e se aproximar da população. “É uma ação fundamental porque é o papel que o governo exerce no sentido de aproximar as pessoas do governo, facilitando a vida do cidadão, que às vezes não tem tempo nem condições para se deslocar para adquirir alguns serviços. Justamente, o governo está trazendo uma gama de serviços, atende a todos e o mais importante: acaba dando continuidade a diversas ações. O governo acerta quando se preocupa com o bem estar da população e proporciona um dia como este”, destacou.

Já o prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, reforçou que as ações iniciadas pelo Governo em Ação terão continuidade no município. “É um programa muito importante porque contribui com o acesso da população mais carente aos serviços básicos. Nós fizemos uma parceria e vamos dar continuidade às ações que foram iniciadas aqui”, garantiu o prefeito.

Durante a ação, a população pode contar com atendimento em dezenas de serviços gratuitos, como emissão de carteiras de identidade, atendimento sobre cadastro único e Bolsa Família, testes de glicemia, aferição de pressão, além de atividades esportivas e culturais. Foi o que informou o secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral. “É uma satisfação poder trazer essa quantidade de serviços e proporcionar um dia especial para todos. São ações que deixam o coração repleto de amor e de carinho por todos os cidadãos de Laranjeiras”, pontuou o secretário.

Serviços

A Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres esteve presente com a Unidade Móvel (ônibus lilás) de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) realizou a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro e intermediação de mão de obra, além de prestar informações sobre entrada no seguro-desemprego. Anne Caroline requisitou o serviço de emissão de carteira de identidade para o filho de 1 ano. Assim como, a senhora Gicélia da Silva Santos que trouxe a filha Tainá, 18 anos, para tirar a carteira de trabalho. “É uma ação muito útil para nós. Muitas vezes não temos tempo e dinheiro para nos deslocarmos até Aracaju para garantir o documento. Gostei muito desse projeto. Por mim, ele aconteceria sempre na nossa cidade”, revelou a dona de casa.

A SSP levou o Comitê de Desarmamento. A Secretaria de Educação garantiu a Brigada da Educação e um stand para prevenção e combate à proliferação do mosquito aedes aegypti.

Na área da Saúde, a população de Laranjeiras teve acesso a serviços oftalmológicos, odontológicos e ginecológicos. A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará também consultas com clínicos gerais e triagem para diabéticos e hipertensos.

O Governo de Sergipe levou o serviço de Cálculo de Índice de Massa Corporal – IMC, um dos instrumentos utilizados para verificar se a população está ou não em insegurança alimentar. Também foi distribuído material informativo sobre alimentação saudável e orientações nutricionais. A técnica do Departamento de segurança alimentar e nutricional da Seidh, Taís Gonçalves explicou que após a medição IMC, as pessoas tiveram acesso a esclarecimentos nutricionais e ainda garantiram muda de frutas para plantarem em suas casas.  “Foi uma ação completa, no qual prestamos serviços nutricionais, realizando exames técnicos, que resultou no encaminhamento dos pacientes para o nutricionista”.

A SEPLAG com uma unidade móvel prestou sua carta de serviços à população. Foram serviços como, emissão de 2ª via de Carteira de Identidade, passe livre intermunicipal, atendimentos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação. Levará ainda serviços prestados pelo IPESAÚDE e por órgãos federais como o INCRA e o INSS.

Fredson Santana, diretor de juventude da Seel disse que a Secretaria ocupou as crianças e os adolescentes com atividades esportivas, pinturas faciais e atividades lúdicas. “Nós unimos nossas forças, nossas ações para garantir os serviços e trazer para a toda a população de Laranjeiras lazer e diversão. Nosso objetivo é levar a prática de esporte também e poder ocupar esses jovens enquanto os pais estão buscando outros serviços”.

Governo em ação – outros municípios

Esta é a segunda edição que se realiza no ano de 2017. Em agosto, o Governo do Estado realizou a primeira edição do ano em Itabaiana. O Programa já foi realizado nas cidades de Carira, Pirambu, Aracaju (Bairro Santa Maria), Poço Redondo, Neópolis e Itabaiana.

ASN

Foto André Moreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também