Aracaju, 28 de março de 2024

ITPS QUER ESTIMULAR INTERESSES ALUNOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) abriu as portas nesta segunda-feira, 23, para os alunos da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, de Nossa Senhora do Socorro. A ação faz parte das atividades alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz o tema ‘A matemática está em tudo’. Para estimular o interesse dos jovens pela temática, o ITPS promoveu palestras, além de visitas aos laboratórios e ao Centro de Memória da Ciência e Tecnologia de Sergipe.

A SNCT, cujo objetivo principal é aproximar a população da ciência, está no calendário oficial de atividades do ITPS. “Todos os anos, o ITPS prepara uma programação especial. A instituição está de portas abertas com profissionais à disposição para expor aos visitantes todas as nossas atividades da área de ciência e tecnologia, que aliadas à matemática, têm influência direta no cotidiano da população. A ideia é estimular os jovens alunos para o aprendizado de matemática e, consequentemente, assuntos de ciência e tecnologia, para que no futuro, quem sabe, possamos formar profissionais nessa área”, detalha o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

Nesta edição, o ITPS promoveu um concurso de ideias entre os alunos das instituições de ensino convidadas. A proposta é estimular os alunos a pensarem a relação entre matemática, ciência, tecnologia e cotidiano. “Os alunos puderam enviar redação, vídeo, poesia, músicas, entre outras produções, que abordassem essa relação da matemática com o dia a dia. O material enviado vai ser analisado por uma comissão julgadora e os três melhores trabalhados serão premiados com bolsas em cursos de inglês e informática”, explica a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

A gerente de metrologia do ITPS, Elba Brandão, ministrou palestra sobre a relação das atividades de metrologia e matemática. “Expliquei para os alunos sobre a metrologia legal, relacionando as atividades com a matemática. A missão do Inmetro é prover confiança à sociedade por meio de medicações voltadas a instrumentos e produtos, ou seja, tudo a ver com matemática”, conta.

Os benefícios da atividade para os alunos foram motivos de elogio por parte do professor de língua portuguesa, Fábio Silva. “Esse evento é importante para que os alunos associem a matemática – que primeiramente parece coisa abstrata – aos fatos do dia a dia. Os alunos tendem a ter rejeição pela matemática e a gente precisa eliminar isso, tornando o aprendizado interessante para o contexto que a gente vive”, opina.

Visitar os laboratórios foi a parte mais divertida para a aluna Monique Evelyn dos Santos, do 9º ano. “Adorei a oportunidade. Aprendi coisas novas e tive a chance de conhecer pela primeira vez um laboratório. A experiência de ver os laboratórios e a transformação dos elementos químicos foi maravilhosa”, comenta.

Feira Científica de Sergipe

O ponto alto da SNCT é a Feira Científica de Sergipe, evento que acontece nesta sexta-feira, 27, no Centro de Vivência da UFS, com diversas instituições de ciência do Estado. No estande do ITPS, os visitantes vão poder conhecer a história da ciência e tecnologia em Sergipe, as atividades dos laboratórios do ITPS e também as ações na área da metrologia e qualidade desenvolvidas no Estado.

SNCT 2017

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em 2004 com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições para atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Este ano, a escolha do tema ‘A matemática está em tudo’ está ligada aos esforços do Biênio da Matemática no Brasil, uma vez que o País recebeu pela primeira vez na história a Olimpíada Internacional de Matemática, de 12 a 23 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e se prepara para sediar o Congresso Internacional de Matemáticos, de 1º a 9 de agosto de 2018, também na capital fluminense.

Por Verlane Estácio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também