Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Jackson participa da abertura da Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco

__81F6~1

A Copa conta com 400 atletas inscritos e tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento esportivo na região, proporcionando a inclusão social através do esporte e mais ainda, revelar valores para o futebol sergipano e proporcionar lazer e diversão nos finais de semanas, nas comunidades envolvidas

Neste domingo, 22, o governador Jackson Barreto e o vice Belivaldo Chagas foram até o município de Neópolis, promover a abertura oficial da Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco. A abertura aconteceu no Estádio Velho Chico e envolveu toda a comunidade de Neópolis e adjacências para o congraçamento entre os municípios e desenvolvimento do esporte amador. A programação contou, ainda, com a realização de dois jogos. O primeiro, com os times de Neópolis e Brejo Grande, e o segundo, com a disputa entre Itabi e Malhada dos Bois.

A Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco é uma competição promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), em parceria com a Fundação Aperipê.

“Essa Copa é um presente do trabalho muito bem organizado pela secretaria de esporte, através do secretário Antônio Hora, e da nossa querida Aperipê, com sua equipe no comando de Givaldo Ricardo. Estou feliz de estarmos, aqui, ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas, do prefeito de Neópolis e dos demais prefeitos do baixo São Francisco, abrindo a Copa Aperipê do baixo São Francisco que envolve 16 municípios da região. Afinal de contas, o futebol é a alma do nosso povo e nós estamos aqui inseridos naquilo que nós consideramos ser o grande lazer da nossa gente”, declarou o governador Jackson Barreto.

A Copa  conta com 400 atletas inscritos e tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento esportivo na região, proporcionando a inclusão social através do esporte e mais ainda, revelar valores para o futebol sergipano e proporcionar lazer e diversão nos finais de semanas, nas comunidades envolvidas.

Na ocasião, o governador chamou a atenção para o uso do esporte como ferramenta para a inclusão social. “Eu acho que nada ajuda mais na inclusão social, que o esporte. Até porque, com essa rapaziada aqui no estádio jogando, disputando e analisando cada equipe, cada município na verdade, o que eles estão fazendo é não estar nas ruas, não estão envolvidos com drogas, não estão na violência. Através do esporte estão fazendo aquilo que é melhor pra todos nós”, frisou.

Para o vice-governador Belivaldo Chagas, “é uma integração pelo esporte, que envolve Estado, secretarias de esportes, prefeituras, Aperipê. Sobretudo, com o cunho social muito grande. Quando a gente proporciona e inserem os jovens em atividades dessa natureza, isso acaba com que eles esqueçam o mundo das drogas, sem esquecer que é o momento de interação entre os municípios sergipanos. Portanto, esse é o papel que o esporte desempenha com bastante propriedade e o Governo do Estado acerta quando promove um evento tão importante como este”.

Já o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Hora Filho ressaltou os talentos que podem surgir revelados da competição.  “É um momento especial porque o governo do Estado vem com uma política de esporte e de lazer. Não é só o futebol, que está em jogo aqui. São as famílias que se mobilizam, a sociedade toda está em festa. Além desse momento social maravilhoso que estamos vivendo, vai favorecer o surgimento de revelações do futebol sergipano. Sem sombra de dúvidas, é do interior que surgem os atletas que no futuro se revelam craques nacionais. E essa oportunidade é garantida através do Governo do estado. É a demonstração que o poder público está preocupado com o desenvolvimento do esporte amador”, colocou.

A competição conta com a participação de 16 equipes, divididas em 4 grupos. A Copa Aperipê  contará com quatro cidades sedes que são Neópolis, Cedro de São João, Aquidabã e Japoatã, além de outras três cidades (Itabi, Propriá e São Francisco) que serão sub-sedes. Os jogos serão realizados aos sábados e domingos.

A abertura foi prestigiada pelos prefeitos do Baixo São Francisco sergipano. Extremamente satisfeito, o prefeito de Neopolis, Dr. Luizinho, falou em nome dos prefeitos presentes e enalteceu a ação do governo do Estado e a participação dos municípios do Baixo São Francisco.  “É um congraçamento de todos os municípios do Baixo São Francisco. O encerramento será no Batistão, mas o pontapé inicial coube à cidade de Neópolis dá a essa belíssima competição”, exaltou.

Segundo o diretor presidente da Aperipê, Givaldo Ricardo a Copa Aperipê envolve toda região conta com toda a estrutura das rádios Aperipê. “A copa será transmitida para todo o estado pela TV Aperipê. Estamos fazendo toda divulgação, toda estrutura de comunicação, para movimentar a região aos domingos, para trazer gente, para movimentar o esporte e para inserir a juventude. Fizemos questão de ressaltar que em cada equipe, 15 atletas tem menos quinze anos. Isso é uma oportunidade de revelar novos atletas para o estado”, informou.

A abertura oficial teve início com desfile dos 16 municípios, seguido pela execução do Hino Nacional Brasileiro e o juramento do atleta Caic Conceição Silva do município de Itabi. Em seguida, o governador Jackson Barreto abriu oficialmente a competição. Ainda na abertura, o governador homenageou o motorista do transporte escolar de Canhoba, Anderson Leonardo de Andrade Ramos, com um certificado, pela dedicação ao trabalho e serviços prestados à educação do município.

Competição

Os jogos da Copa tiveram início no sábado (21), em Cedro de São João, com empate (0x0) entre Cedro e Ilha das Flores. O público poderá acompanhar as rodadas, através das coberturas nas rádios: Aperipê AM 630 e Neópolis FM 104,9 (apenas no jogo do Neópolis), além dos sites: aperipe.com.br e futeboldobaixo.com.br.

Além disso, toda repercussão das rodadas dos finais de semana, serão discutidas no programa Bola em Jogo da TV Aperipê, que vai ao ar às 19h, todas segundas. As transmissões dos jogos serão feitas pelo narrador, Raimundo Macedo com comentários de Rivaldo Sobral, reportagem de Josafá Neto, plantão esportivo de Geraldo Nascimento e a técnica de áudio fica por conta de Zailson Júnior e Robson Tavares.

Regulamento

Trata-se de uma competição regionalizada, para incentivar e divulgar o futebol do Baixo São Francisco. Participam da competição 32 equipes, distribuídas igualmente (16) para cada sexo, sendo catorze dos municípios da região e duas de cidades convidadas. As equipes serão representadas pelas seleções dos respectivos municípios, ficando definida a obrigatoriedade de cada equipe contar com 15 atletas, com idade entre 16 e 20 anos.

A fase classificatória contará com as 16 equipes dividias em quatro grupos, jogando entre si. As duas melhores de cada grupo passam para próxima fase, que será eliminatória, seguindo com as semifinais e a final. Esta será disputada na Arena Batistão, com transmissão ao vivo da TV Aperipê, grande parceira da Seel nesse evento.

Presenças

Acompanharam o evento secretário municipal de educação e esporte de Neópolis, Armando Luiz; prefeito de Propriá, Iokanaan Santana, prefeita de São Francisco, Altair Nascimento; prefeito de Japoatã, José Magno; prefeito de Santana do São Francisco, Junior Bardoso; prefeito de Brejo Grande, Clismer Ferreira, vice-prefeito de Neópolis, Miguel Lobo; vice-prefeito de São Francisco, Manoel Messias; ex-prefeito de Neópolis, Amintas Diniz;  ex-prefeito de Itabi, Rubens Feitosa, prefeito de Malhada dos Bois, César; prefeito de Telha, Flávio Dias.

ASN

Foto André Moreira

Leia também