Aracaju, 28 de março de 2024

No Dia de Combate à Sífilis, Saúde realiza testes rápidos no Parque da Sementeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__90D7~1

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) marcou presença neste sábado, 21, no evento Caminhada Rosa, promovido pela faculdade Estácio/Fase, no Parque da Sementeira,  com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção do câncer de mama. Os professores do Programa Academia da Cidade animaram os participantes com muita música e dança. Como hoje é também comemorado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante realizou testes rápidos para detectar a doença e também de HIV e hepatites B e C. A ação ofertou ainda outros serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação nutricional.

De acordo com a enfermeira Marília Uchôa, responsável técnica pela sífilis dentro do Programa Municipal de IST/Aids, a parceria com a faculdade nesse evento foi muito oportuna para alertar a sociedade para o diagnóstico da doença. “A sífilis é uma doença silenciosa, ou seja, na maioria das vezes ela não apresenta sintomas. A pessoa não sente nada, não procura atendimento e passa adiante a bactéria. E no caso da mulher há ainda o risco da transmissão para o filho, tanto na gravidez quanto na hora do nascimento, a chamada sífilis congênita. Sendo assim é muito importante que as pessoas se conscientizem da importância de realizar os testes, quanto antes dar início ao tratamento melhor”.

O aposentado Lauro Ribeiro, de 66 anos, não perdeu tempo. Assim que percebeu a presença do CTA Itinerante foi logo para a fila realizar os testes. “Eu faço caminhada todos os dias aqui no Parque da Sementeira e achei muito boa essa oportunidade de fazer os testes rápidos aqui hoje. Ações como essas facilitam o acesso da população às orientações e cuidados com a saúde”, ressaltou.

Margarida Araújo Costa, que também é aposentada, foi outra que aproveitou  evento para conferir como anda a saúde. “Minha filha é estudante da faculdade e eu estou aqui hoje para acompanhá-la e incentivá-la. Como já tinha vontade de fazer o testes rápidos, essa foi também uma oportunidade de fazer os exames. E o bom é que já vou para casa com os resultados nas mãos”, comemorou.

Para a preceptora de Saúde Coletiva da Faculdade Estácio, Ana Cristina Santos de Andrade, o grande ganho do evento foi promover a integração entre os alunos e a comunidade. “Hoje trouxemos os estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem porque é muito importante que  eles entendam o seu papel de responsabilidade social junto à comunidade. É uma forma de fazer com que eles desenvolvam os conhecimentos adquiridos em sala de aula e tenham noção do que irão enfretar no mercado de trabalho”.

Sobre a sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez ou parto, causando sífilis congênita. É uma doença que tem cura e o seu tratamento é feito através de injeções de penicilina, orientadas pelo médico de acordo com a fase da doença em que o paciente se encontra.

Hoje, estima-se que 10% da população em geral tem sífilis, ou seja, a cada 100 pessoas, dez tem a infecção. Em Aracaju,  de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos últimos dez anos foram registrados 722  casos de sífilis, sendo 56 deles este ano.

Fonte e foto SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também