Aracaju, 28 de março de 2024

Saúde orienta comunidade em evento promovido no Santos Dumont

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__D62B~1

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi convidada para participar da Tarde Rosa das Mulheres, promovida neste sábado, 21, pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no bairro Santos Dumont. O objetivo do evento foi falar sobre o câncer de mama para a comunidade local que faz parte das atividades cotidianas da instituição.

Representando a secretária Waneska Barboza, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, apresentou as ações da gestão municipal realizadas durante todo mês de outubro. “Promovemos diversas atividades em todas as 44 unidades de Saúde da Família [USFs], que envolveram não apenas os exames clínicos, mas também palestras, orientações e alertas sobre a importância dos cuidados que devemos ter para combatermos o câncer de mama de forma mais efetiva. Inclusive estamos elaborando uma linha de cuidado, de diagnóstico e tratamento para os próximos dias, com o intuito de acelerar ainda mais o processo de cura das mulheres diagnosticadas com a doença. Apesar de não temos dificuldades para marcar mamografias no SUS, toda celeridade nesse processo é essencial”, declarou.

A enfermeira Dênia de Azevedo Gomes, que trabalha na USF Francisco Fonseca, também palestrou dando orientações às mulheres presentes no evento. “Em 2016, 50.236 novos casos de câncer de mama surgiram no Brasil. Para 2018, a estimativa é que esse número aumente em 20%, o que é algo muito preocupante para nós, que atuamos na saúde pública. Por isso, falamos de todos os cuidados que devem ser tomados, e debatemos sobre os fatores de risco mais comuns, como bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo, menstruação e gravidez precoce, e estresse contínuo. Mas de nada adianta informação se não houver mudança de comportamento. Então, para diminuir a incidência do câncer de mama, as mulheres devem fazer exames clínicos anuais. Apenas essa prática pode salvar milhares de vidas”, enfatizou a servidora pública.

Prática que Andréa Rodrigues da Silva, de 35 anos, sabe muito bem o quanto é importante ser garantida. Durante o evento, ela contou a experiencia que teve com o câncer, e disse que tudo poderia ser diferente, caso ela tivesse cuidado desde o início. “Eu demorei muito para começar a me tratar e para fazer a cirurgia de retirada do nódulo. Passei por muita coisa durante essa fase, e algumas vezes cheguei a pensar que morreria, mas, graças a Deus, tive em meu caminho excelentes profissionais que cuidaram o tempo todo de mim. Meu papel hoje foi o de alertar a todas que estão presentes aqui a não cometer os mesmos erros que eu, a não deixar a saúde para depois. Por isso, esse encontro é tão importante, para alertar essas mulheres”, concluiu Andéa.

PMA

Foto: Ascom/SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também