Aracaju, 29 de março de 2024

Começa a Semana Nacional de Intensificação e Mobilização contra o Aedes aegypti

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
____________________________________________________________________________________________________________________76

A Semana Nacional de Intensificação e Mobilização do Aedes começou nesta segunda-feira, 23, e segue até a próxima sexta-feira, 27

A secretaria de Estado da Saúde (SES) faz um alerta neste início da Campanha Nacional de Intensificação e Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti: é preciso que todos – municípios e sociedade – façam a sua parte para que o controle sobre o vetor da Dengue seja mantido.

“Sergipe está em uma situação de controle sobre o mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, mas isso não quer dizer que estejamos em uma situação confortável. Por isso é importante que estejamos sempre alerta em relação ao Aedes”, conclamou a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES.

O apelo da coordenadora se baseia no fato de que o mosquito circula no território sergipano e pessoas são acometidas das doenças por ele provocadas. E, para prevenir que o Estado deixe a posição de controle sobre o vetor é que a SES, através do Núcleo de Endemias e da Sala de Situação, se empenhou no engajamento dos municípios à Semana de Mobilização. “Realizamos capacitações com os municípios via o Telessaúde, distribuímos insumos educativos e temos participado com a aplicação de fumacê em alguns municípios onde a incidência do vetor é maior”, informou Sidney Sá.

A Semana Nacional de Intensificação e Mobilização do Aedes começou nesta segunda-feira, 23, e segue até a próxima sexta-feira, 27. A expectativa é a de que todos os 75 municípios sergipanos participem dela efetivamente. “O objetivo da campanha é o de mobilizar toda a sociedade sergipana para que fique alerta com relação á presença do Aedes”, salientou Sidney Sá, acrescentando que a campanha está focada em informar a população sobre os cuidados que são necessários para evitar a proliferação do mosquito.

“Estamos reforçando junto à população a necessidade de adotar aqueles cuidados já amplamente divulgados para evitar o surgimento de criadouros do Aedes. Os municípios, em seus territórios, estão atuando nas frentes Educativa, com a realização de palestras, e de Vigilância, na caça às larvas do mosquito em  residências e locais suspeitos”, informou.

Brigada

A Secretaria de Estado da Saúde mantém em atividade uma brigada de 50 agentes de endemias, que entra em ação sempre que o boletim epidemiológico, que é semanal, aponta nível de infestação do vetor mais elevado em algum município. “A brigada da secretaria tem a função de reforçar o trabalho dos municípios quando detectamos uma alteração para alto ou médio risco de infestação”, disse Sidnay Sá, informando que Sergipe tem um batalhão de mil agentes municipais de endemias.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também