Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A DELAÇÃO DE FUNARO E O FOGO AMIGO

DIÓGENES BRAYNERplenário@faxaju.com.br

A disputa política não é ética e nem deve ser. Todos usam das armas que têm para desqualificar aliados e adversários. Os inimigos não são só aqueles que estão em outros grupos e ocupam palanques diferentes. Podem estar à mesma mesa, almoçando. Afinal, em chapa montada, indiferente a qualquer composição, a disputa eleitoral às vezes é mais intensa contra o companheiro ao lado.

A imprensa divulgou, ontem, amplamente, a delação de Dílson Funaro em que cita o nome do deputado André Moura (PSC). A publicação foi colhida do site Jota, que cuida mais da área Jurídica. A matéria da delação é extensa, tem 29 anexos e foi publicada na íntegra tudo o que disse Funaro, no dia 14 de setembro. Quando falou sobre a bancada ligada ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o delator diz o seguinte:

“Ele tinha uma bancada muito forte na Câmara dos Deputados que o mantinham na liderança e ajudavam no seu projeto de poder” (sic).  Que “dentre os deputados que estavam na bancada do Deputado Eduardo Cunha, cabe citar, André Moura, Fernando Diniz, Lúcio Vieira Lima, Baldy, Arlindo Chinaglia, Eliseu Padilha, Sergio de Souza, Moreira Franco, Sandro Mabel, Priante, Manoel Jr, Fernando Diniz, Fernando Jordao, Antonio Andrade (operador Mateus Moura), Candido Vacareza, Hugo Leal, Wladimir Costa, Carlos Bezerra, Alexandre Santos, Soraya Santos, Tadeu Felipelli, Tereza Cristina, Saraiva Felipe, Mauro Lopes, Waldir Maranhao, Rogerio Rosso. (sic)”

E mais: “Que durante todos os seus mandatos, Eduardo Cunha sempre teve influencia sobre vários deputados, através de doações na época de eleições, pela distribuição de cargos nas áreas que tinha controle, e a distribuição de valores arrecadados por negócios lícitos e ilícitos no decorrer do mandato” (sic).

Em nenhum momento Funaro fala que os deputados citados receberam propinas ou participaram de atos de corrupção, pelo menos no Lava Jato. A matéria que chegou às redações é característica do “fogo amigo”, que terminou por provocar um incêndio em toda a imprensa. Mas isso também faz parte de política suja que se pratica em todo o País.

JÁ TEVE QUEM SOLTASSE FOGOS

Dentro do próprio grupo da oposição houve quem soltasse fogos com a citação do deputado André Moura (PSC) pelo doleiro Dílson Funaro, durante delação.

– Agora fica mais difícil para ele disputar o Governo, disse um deles.

DEPUTADO DESMENTE EM NOTA

André Moura emitiu nota sobre o assunto. Disse que “como nada tenho a temer, coloco-me à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos”.

A força do desmentido nunca é igual à da delação.

TERÁ EXPLORAÇÃO DA DENÚNCIA

Já se dá para perceber que as declarações de Funaro serão aproveitadas por candidatos, inclusive a federal, durante o período das eleições em 2018.

Também servirá de argumento para escolha da chapa majoritária da oposição.

UM DETALHE PERCEPTÍVEL

O senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal André Moura (PSC) voltaram a andar juntos em viagens pelo interior.

Antes Amorim e os Valadares viajavam mais juntos.

PESQUISA MOSTRA TENDÊNCIA

Nada que sirva de parâmetro, mas uma pesquisa realizada em Porto da Folha, pelo Instituto França, revela a tendência do eleitorado para as eleições do próximo ano.

Vera Lúcia (PSTU), que sequer lançou candidatura, foi bem avaliada.

TENDÊNCIA LANÇA CANDIDATO

A tendência Articulação de Esquerda, do PT de Sergipe, mostra que haverá discussão para formação da chapa majoritária no Estado.

Lançou para governador o professor Dudu, de Estância.

ROGÉRIO FOI O NOME INDICADO

As demais tendências petistas já aprovaram o nome do presidente regional do PT, ex-deputado Rogério Carvalho, para integrar a chapa ao lado de Jackson Barreto.

A Articulação de Esquerda faz oposição ao Governo JB.

DIREÇÃO JÁ TERIA ADMITIDO

A nível nacional o Partido dos Trabalhadores decidiu que não teria candidato ao Governo em Sergipe e sugeria Rogério para o Senado.

No Congresso do Partido para indicação de chapa haverá disputa.

SAÍDA DE AUXILIARES CANDIDATOS

Na reunião de quarta-feira passada, entre deputados da base aliada e Jackson Barreto, Francisco Gualberto, líder do Governo, fez um pedido em nome da bancada.

Que os secretários candidatos deixassem a Pasta em janeiro.

É UM DESEJO DA MAIORIA NA BASE

Jackson Barreto disse que concordava e que iria implementar essa medida, o que deixou os deputados aliados animados com a decisão.

Os parlamentares estavam cobrando isso.

PPS COMEÇA A ENGROSSAR FILEIRAS

O ex-prefeito de Tobias Barreto, Dílson de Agripino, estaria propenso a se filiar no PPS. Sábado houve reunião com parte do grupo que ele lidera.

As conversas estão bem adiantadas.

MUNDINHO DA COMASE A CAMINHO

Em Itabaianinha, o ex-deputado Mundinho da Comase também vai se filiar ao PPS e terá o filho candidato a deputado estadual pela legenda.

O partido está tomando fôlego.

SAMUEL E CANDIDATURA DE GENERAIS

Capitão Samuel acha que está na hora dos generais se candidatarem, de forma democrática, “Vamos ao voto. Ditadura de direita ou esquerda eu sou contra”.

É melhor deixar os generais em casa ou nos quartéis.

VOTAÇÃO DA BANCADA CONTRA TEMER

A maioria da bancada federal de Sergipe vota favorável à continuidade da segunda denúncia contra Michel Temer, marcada para a sessão de amanhã.

A previsão do placar na bancada é 6×1, porque Fábio Reis está de licença médica.

REINALDO FAZ CRITICAS A SUKITA

Por tudo que o ex-conselheiro do TCE, Reinaldo Moura, disse no Facebook, o ex-prefeito Manuel Messias Sukita não se aliará à oposição.

Há mágoas ainda das eleições municipais em Japaratuba.

EDUARDO TAMBÉM ESTÁ FORA

O senador Eduardo Amorim (PSDB) também não se mostra aberto a isso. Até porque é aliado do ex-prefeito Ezequiel, adversário de Sukita.

Apesar disso, Eduardo evita declarações.

CAPITÃO ENTREGA CENTRO

O deputado Capitão Samuel vai inaugurar, dia primeiro de dezembro, o maior Centro de Tratamento de Dependentes de Sergipe. O atendimento será gratuito.

Samuel busca apoio de voluntários e da iniciativa privada.

PARA INVESTIGAR O NEPOTISMO

O pedido vem do próprio órgão: o Ministério Público e o Tribunal de Contas precisam urgentemente abrir os olhos para o nepotismo no Samu.

Cada dia as nomeações de parentes aumentam mais.

Notas

Caravana de Lula em Minas – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia uma caravana de oito dias por Minas Gerais. Abertamente em campanha à Presidência da República, o petista passará por 12 cidades até 30 de outubro. Lula pretende usar a viagem para se reaproximar do empresariado.

0x0

Votação de Temer em separado – O PCdoB entrou ontem com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o fatiamento da votação da denúncia envolvendo o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), cuja votação está sendo agenda para esta terça-feira.

0x0

A vingança se chama Palocci – Segundo informa O Antagonista, executivos do Casino, suspeito de ter pagado propina para que o BNDES não financiasse o empresário Abílio Diniz, acham que a vingança contra o ex-acionista do grupo virá aagora com a delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci.

0x0

Lula diz que Dilma traiu – Lula disse ao jornal espanhol El Mundo que Dilma Rousseff, ao anunciar o ajuste fiscal em 2015, “traiu o eleitorado que a elegeu com a promessa de manutenção de gastos”. Ele também disse que o maior erro do governo petista foi “exagerar nas políticas de desoneração das grandes empresas”.

0x0

Temer quer decidir sobre Battisti – O presidente Michel Temer pediu ao STF, por meio da Advogada Geral da União, Grace Mendonça, que seja dele a palavra final sobre o caso do italiano Cesare Battisti. Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti recebeu asilo no Brasil após decisão do ex-presidente Lula em 2010.

0x0

Juros terá recorde de baixa – Nesta semana os juros no Brasil vão chegar muito perto do recorde de baixa que tivemos em 2012. Na penúltima reunião do Banco Central de 2017, marcada para a próxima quarta-feira, a Selic deve cair para 7,5%, muito perto dos 7,25% alcançados há cinco anos.

Conversando

Bienal do livro – A Bienal do Livro em Itabaiana foi o movimento cultural do mês em Sergipe, com a presença de vários escritores do Estado.

Presença política – A participação política também foi intensa na Bienal do Livro em Itabaiana, com as presenças de prefeitos, deputados, senadores e do governador.

Com os prefeitos – André Moura e Eduardo Amorim chegaram à Bienal acompanha de prefeitos, inclusive o de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Com Jackson – O presidente da Assembleia, Luciano Bispo, também esteve na Bienal do Livro, ao lado do governador Jackson Barreto e auxiliares.

Ricardo Amorim – “O Congresso pode colocar toda a operação Lava-Jato abaixo numa madrugada. Basta a aprovação de um projeto de anistia.”

Sargento Edgard – A campanha eleitoral de 2018, não pode ser baseada no poder econômico do candidato, mas sim na sua biografia. Pense nisso e ajude o país.

Mendonça circula – Mendonça Prado começa a percorrer todos os municípios do Estado, já em pré-candidatura a governador pelo PPS.

Recebe aprovados – Senador Eduardo Amorim recebeu ontem comissão de aprovados no último concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os telefonemas – Telefonemas constantes entre o senador Aécio Neves e o ministro Gilmar Mendes eram para tratar sobre receitas de bolo. Nada demais.

 

 

Leia também