Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Saúde ministra palestras educativas sobre prevenção de doenças para jovens

__E68E~1

Na tarde da última segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através dos Programas Saúde da Mulher e IST/Aids, em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorado no último sábado, 21, participou de uma ação educativa voltada para 120 jovens aprendizes que estudam no Centro de Educação e Tecnologia Albano Franco (Cetaf) do Senai, no bairro Inácio Barbosa.

Na ação houve palestra da coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges, sobre o câncer de mama, de útero e de pênis, como também orientações dos técnicos do Programa de IST/Aids, Wagner Mendonça e Marília Uchôa, sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A SMS disponibilizou ainda o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante para testes rápidos que detectam sífilis, HIV/aids, hepatites B e C.

A instrutora da Área de Gestão do Cetaf, Andréa Maia, disse que o centro sempre promove palestras educativas para os jovens aprendizes, que estão na faixa etária de 14 a 24 anos. “É fundamental nós participarmos das campanhas de sensibilização. Isso faz parte da nossa responsabilidade social e da promoção da cidadania há três anos. Os técnicos da SMS prontamente aceitaram o nosso convite para explicar aos nossos jovens sobre a importância da prevenção contra o câncer e as doenças e infecções sexualmente transmissíveis”, elogiou Andréa.

A estudante do curso de Eletricista, Rayane Dias, de 20 anos, achou muito importante as orientações, e aproveitou a oportunidade para fazer o teste rápido. “É bom termos a participação de profissionais de saúde para lembrar que precisamos sempre nos prevenir das doenças. Nunca tinha feito o teste rápido e gostei da iniciativa de levar até nós”, opinou Rayane.

Saúde da mulher e do homem

A coordenadora Cristiani Ludmila também enfatizou que não apenas as mulheres precisam tomar algumas medidas de prevenção, mas os homens têm que ficar atentos. “É preciso que a mulher conheça o seu corpo, faça o autoexame das mamas para detectar algum caroço, ou mudança nos seios. Como também os homens devem apalpar os testículos de vez em quando para ver se tem algum caroço ou algo estranho. Tanto o homem como a mulher devem ter cuidado com a saúde genital. Não é só a mulher que pode ter câncer de útero, o homem também pode ter câncer de pênis, por isso é essencial que se faça a correta higienização da genitália e os exames preventivos”, reforçou.

Os técnicos do Programa de IST/Aids chamaram a atenção para o aumento dos casos de aids e de sífilis na faixa etária dos jovens aprendizes. “Muitos jovens estão se esquecendo de usar preservativos nas relações sexuais, e isso é um problema de saúde pública, pois os números de infectados estão aumentando”, frisou Marília. “E é importante fazer o teste rápido porque se for detectada alguma infecção, já devemos iniciar o tratamento imediatamente. Devemos cuidar de nós mesmos e de quem nós gostamos”, completou Wagner.

Fonte e foto assessoria

Leia também