Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

EM SERGIPE FORAM 76,5 MILHÕES LITROS DE COMBUSTÍVEIS

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no oitavo mês do ano, ficaram em 76,5 milhões de litros, assinalando queda de 1,2%, em relação ao mesmo mês de 2016. Porém, na comparação com o mês imediatamente anterior, julho último, as vendas totais aumentaram 4,8%.

No acumulado do ano, janeiro a agosto do ano andante, as vendas de combustíveis superaram os 597,1 milhões de litros, assinalando leve alta de 0,2% em relação ao mesmo intervalo de 2016.

Combustíveis comercializados em Agosto/2017

Foram vendidos aproximadamente 33,8 milhões de litros de gasolina, em agosto deste ano. Em termos relativos, houve alta de 1,8% nas vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês imediatamente anterior também houve elevação, porém de 3,2%.

A comercialização do etanol hidratado assinalou baixa de 4,9%, no mês em análise, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo mês do ano anterior. Em volume, as vendas ficaram em 1,5 milhão de litros. Todavia, na comparação com o mês imediatamente anterior, verificou-se incremento no consumo de 26%.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 26,3 milhões de litros, em agosto de 2017. Em termos comparativos, verificou-se queda de 6,3% em relação ao mesmo mês do ano que findou. No entanto, quando comparado com o mês anterior, julho último, as vendas aumentaram 12,5%.

A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, ficou em 2,2 milhões de litros, apresentando queda de 9,6% em relação a agosto de 2016. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, as vendas também recuaram, a queda ficou em 8,5%.

Por Larissa de Menezes Baracho

Leia também