Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Reforma Protestante: Mostra aberta com entrega do Diploma Reverendo Blackford

__7DCC~1

Foi aberta no início da noite desta terça-feira, 24 no hall de entrada da Assembleia Legislativa de Sergipe, a exposição “500 anos da Reforma Protestante, uma volta às escrituras”. O evento é uma realização da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB/SE) em parceria com a Alese, através de propositura do deputado estadual, Antônio dos Santos (PSC). Na ocasião, dez personalidades foram homenageadas com o Diploma Reverendo Alexander Latimer Blackford, missionário norte-americano pioneiro na implantação da Igreja Presbiteriana do Brasil.

O deputado Antônio dos Santos falou ao final da solenidade, sobre  sua alegria e satisfação em estar vivenciando o momento na Assembleia Legislativa de Sergipe.

“Antes mesmo de saber que havia uma comissão trabalhando a celebração da Reforma Protestante, nós já estávamos tratando de detalhes aqui na Assembleia, que é o poder que representa o povo do Estado, o Parlamento. Constitui essa Assembleia, 24 representantes do povo, então não teria um espaço mais adequado para a gente fazer uma celebração digna, na Casa do povo, para o povo e dizer o que significou para nós a Reforma Protestante. Se dermos uma olhada no passado, a história registra 1.500 anos de construção do evangelho. E, ao longo desse período, o que foi colocado por Cristo e seus apóstolos começou a tomar posições diferenciadas e era preciso que alguém tivesse a coragem de tentar reorganizar, trazer para o rumo certo, reformar e dar a forma original”, destaca referindo-se à reforma.

O presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, em Sergipe, pastor Wellington Santos, disse estar honrado por estar comemorando na sua gestão, os 500 anos de transformação, de expansão do evangelho, de justiça e de liberdade.

“Hoje a Alese dá um exemplo de cidadania e respeito a um segmento que tem feito a diferença ao longo dos anos. O pastor Antônio é um servo de Deus e nada mais digno do que Deus usá-lo para ser o autor dessa propositura. Aqui nós estamos no hall da Assembleia Legislativa com uma exposição oficial da Igreja Luterana Mundial, onde contamos toda a historia de Lutero e da Reforma Protestante no mundo”, afirma acrescentando que Aracaju é a única capital em que existe o Memorial da Bíblia.

A vereadora Emília Corrêa (PEN) foi uma das dez personalidades homenageadas no evento. “O que a gente precisa é dar testemunho porque o testemunho é mais forte do que todas as palavras ditas por qualquer ser que se apresenta nesta terra hoje em dia. O que Martinho Lutero fez, o que o referendo Blackford fez,o que Calvino fez, o que Jesus fez foi declarar amor e dar testemunho. Por isso que aquela reforma não parou, ela continua. Se Martinho aqui tivesse estaria nos acordando a tomar atitudes, mas acima de tudo a dar testemunhos. Em nome de Jesus nós precisamos fazer isso”, entende.

Exposição

A mostra remete os visitantes aos principais fatos ocorridos em 31 de outubro de 1517, por meio das teses de Martinho Lutero. Ficará exposta no hall da Assembleia Legislativa até o dia 1º de novembro com a exibição dos oito volumes da Bíblia Manuscrita de Sergipe, transcritos por cinco mil sergipanos; além de estandes com banners retratando a história da Reforma Protestante.

O alemão Martinho Lutero foi um monge agostiniano  e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências.

Lutero propôs, com base em sua interpretação das Sagradas Escrituras especialmente da Epístola de Paulo aos Romanos, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas tão somente pela fé em Cristo Jesus, único salvador dos homens.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Aldaci de Souza

Leia também