Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Jackson recebe homenagem nos 15 anos dos Gestores Governamentais

__2E8C~1

Jackson Barreto recebeu uma placa em destaque, por sua contribuição para reestruturação da carreira, pela Lei que implementou o subsídio para a carreira, equiparando a categorias a carreiras estratégicas do Executivo Estadual e a carreiras congêneres de outras unidades federativas

O governador Jackson Barreto participou, na noite desta quarta-feira, 25, da comemoração aos 15 anos da Carreira de Gestores Governamentais do Executivo do Estado de Sergipe, em solenidade realizada na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). O governador Jackson Barreto recebeu  uma placa em destaque, por sua contribuição para reestruturação da carreira, pela Lei que implementou o subsídio para a carreira, equiparando a categoria a carreiras estratégicas do Executivo Estadual e a carreiras congêneres de outras unidades federativas.

“Hoje, os gestores do nosso estado, todos concursados, fazem a diferença em todas as áreas que trabalham e são servidores extremamente concorridos. Qualquer secretário está na busca de um gestor para a sua secretaria. Portanto, temos que reconhecer o papel do gestor na administração pública. O gestor é, acima de tudo, aquela pessoa que na convivência da administração pública, você começa a entender o seu papel e até compreender a importância dele ocupar cargos na linha de frente da administração. Este ano, cuidamos da lei dos subsídios para elevar a carreira do gestor ao patamar de carreira correlatas, do ponto de vista salarial, pela competência, pelo trabalho e pela própria definição da profissão”, salientou.

O governador adiantou que o estado está se preparando para realizar um concurso para gestor. “Ainda não temos uma definição. Mas, esse assunto será discutido em breve, com a categoria que merece todo nosso reconhecimento e respeito”, ressaltou.

Em uma década e meia buscando contribuir para a melhoria da administração pública estadual, os técnicos em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mais conhecidos como “Gestores Governamentais” e o Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Governamental do Estado de Sergipe (Singeps), comemoram 15 anos de posse da 1ª Turma da categoria em Sergipe.

Segundo o presidente da Federação Nacional das Carreiras de Políticas Públicas, Eduardo Aires, Os gestores estão presentes em 16 estados da Federação, mas a ideia é que eles possam estar em todos os estados da federação. “Nós estamos celebrando 15 anos de uma opção de estado profissional. Eu acho que as populações de todos os estado do Brasil merecem profissionais nessas atividades que consideramos essenciais. Vejo os gestores como ferramentas à serviço dos políticos. Ferramenta da implantação do plano de governo. Esses peritos que estão capacitadas a dominar essas ferramentas vão ajudar os governantes a implantar as políticas de forma mais eficiente, evitando assim o desperdício de dinheiro público. Então, celebramos os 15 anos pelo profissionalismo e pela melhoria contínua, pela excelência no serviço público”, pontuou.

Já o presidente do Singeps, Ciro Brasil, destacou a atuação da categoria ao longo dos quinze anos no serviço público estadual. “É uma alegria estar comemorando esses 15 anos. Foi uma jornada de muito aprendizado, desafios e conquistas. A carreira nasceu da necessidade de tornar o serviço público mais profissional e eficiente voltado para o cidadão. No governo de Marcelo Déda, a carreira obteve efetivamente acesso a cargos de direção e alto assessoramento. Mas, foi no governo de Jackson Barreto que a categoria alcançou o ápice da confiança na carreira. No atual governo, tem sido a participação dos gestores governamentais em projetos prioritários, grandes missões em órgãos como a Seplag, a Secretaria da Fazenda, Saúde, Educação, sempre trabalhando de forma cooperativa e articulado com os secretários e presidentes dos órgãos” explicou.

Um dos homenageados, o vice-governador Belivaldo Chagas destacou a importância desses profissionais na administração pública. “É um dia de agradecimento tanto para os gestores, como para o governo, que faz esse reconhecimento à categoria pela colaboração que todos nós entendemos que os gestores dão à administração. Eu vejo na administração atual, uma importância muito grande para os gestores. Eu, enquanto secretário de estado da educação, consegui o apoio e a colaboração do gestor para que ele fosse um dos assessores principais na assessoria de planejamento do órgão. Portanto, meu chefe de assessoria de planejamento foi exatamente um gestor publico que fez parte desse grupo pessoas realmente capacitadas. E a expectativa é que, em breve, o governo do estado possa discutir com a categoria a possibilidade de abrir mais espaços e ampliar a presença de mais gestores na administração pública como um todo”, frisou.

Também homenageado, o secretário de Estado da Inclusão, José Sobral, comentou sobre a  importância dos gestores na continuidade das políticas públicas. “Estou profundamente agradecido e honrado com a homenagem que recebi dos gestores públicos do estado de Sergipe. É uma carreira de excelência, com profissionais extraordinários. Homens e mulheres que deram colaborações fantásticas ao estado de Sergipe e que continuarão dando um grande estímulo. Com muitos deles eu tive a oportunidade de aprender, de exercitar a administração em sua essência. Pra mim, é um dia especialíssimo e estar registrado na minha memória e minha homenagem a todos eles pela capacidade, decência, honradez e pelo amor que tem a seu estado. Ser gestor púbico é mais que uma carreira. É um sacerdócio que todos eles estão envolvidos em todo esse processo. E de fato se consagraram como grande homens e mulheres do estado”, colocou.

O ex-governador Albano Franco, recebeu homenagem destaque por ter sido o governador que criou a carreira e realizou o concurso em 2001. Em sua fala, o ex-governador agradeceu a homenagem e falou sobre a importância do surgimento da carreira no estado. Além disso, também foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, os secretários de Estado Benedito de Figueiredo, Rosman Oliveira, João Augusto Gama e a Procuradora-Geral do Estado, Aparecida Gama.

A carreira

Os gestores governamentais têm como principal atribuição subsidiar a formação, implementação e avaliação de políticas públicas, como também, o direcionamento e assessoramento, dos escalões superiores da Administração Estadual. A carreira ocupa espaços estratégicos, participando e coordenando importantes projetos nas áreas de planejamento e orçamento, finanças públicas, captação de recursos, estudos e pesquisas, entre outros.

Nascida pela necessidade de diferentes países, governos e da sociedade de que algo precisava ser feito para tornar o serviço público mais profissional, eficiente e voltado para a cidadão, a carreira tenta superar paradigmas de administração burocrática e práticas de patrimonialismo.

Durante esses 15 anos, os Gestores ocuparam diversos cargos de direção e gerenciamento nos mais diversos órgãos do Estado, incluindo cargos de 1º escalão. Atualmente os gestores contam com 39 profissionais dos 60 que foram qualificados para atuarem na área.

Presenças

Presentes à solenidade o secretário de estado da Comunicação, Sales Neto; da Cultura, José Augusto Gama; da Fazenda, Josuê Modesto dos Passos Sobrinho; do Planejamento, Rosman Pereira;  diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola; diretor presidente do IPESaude, Cristian Oliveira; diretor-presidente do ITPS, Jecson Léo de Souza Araújo; a desembargadora Aparecida Gama; presidente da Agrese, Luís Hamilton Santana; controlador-geral do estado, Eliziário Silveira Sobral; defensor público Geral de Sergipe, Jesus Jairo, além de gestores e técnicos.

ASN

Foto André Moreira

Leia também