Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

Secretária apresenta estratégias da gestão ao Conselho Municipal de Saúde

__F35D~1

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, continuando a política de valorização do controle social da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), onde apresentou as ações desenvolvidas pela gestão no período de junho a outubro deste ano. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 25, na sede do CMS, junto aos conselheiros gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju.

Waneska Barboza explicou as ações estratégicas desenvolvidas pela SMS, e o planejamento das atividades que ainda serão executadas. “O Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é composto de 65 projetos. Desses, oito são exclusivos da Saúde, sendo quatro os prioritários: ‘Qualificação da Atenção Básica’; ‘Implantação do Prontuário Eletrônico’; ‘Qualificação das unidades de Pronto Atendimento’, e ‘Qualificação do Sistema de Regulação’”, informou, acrescentando que os outros quatro projetos são a Implementação da Política de Educação Permanente; a Qualificação do Programa Academia da Cidade; as Ações de Vigilância em Saúde, e a Construção da Maternidade 17 de Março.

A qualificação da Atenção Básica já começou e tem como meta melhorar a qualidade da assistência prestada à população. “Para isso precisamos qualificar a gestão, o processo de trabalho e o gerenciamento de informações através da informatização dos serviços. Nesse sentido, já estamos articulando ações com outras secretarias, como acontece no caso do Programa Saúde na Escola (PSE) e na política de equidade. Sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), já realizamos oficinas com algumas equipes da Atenção Básica, bem como regularizamos o pagamento destes servidores, fazendo ainda o resgate e a qualificação dos Mapas Territoriais e Salas de Situação de Saúde das unidades de saúde da família (USF)”, explicou a secretária.

Segundo Waneska, ainda faz parte da qualificação da Atenção Básica as avaliações da estrutura física e a manutenção dos prédios das USFs. “Já revitalizamos as unidades Carlos Fernandes de Melo, Eunice Barbosa, Onésimo Pinto e, até meados de novembro, estamos concluindo a da Adel Nunes e retomando a obra de construção da USF 17 de Março”, completou.

Outras ações

Já quanto a implantação do prontuário eletrônico, o projeto teve início em agosto deste ano, com previsão de término para o mesmo período de 2020. “Ele tem por objetivo facilitar o processo de trabalho e aumentar a eficiência da assistência à saúde. Nós fomos conhecer locais que já implantaram esse sistema, e ele realmente funciona. Neste momento, estamos em fase de testes, com um sistema piloto funcionando na unidade José Calumby Filho”, pontuou a secretária municipal da Saúde.

A participação de Waneska na reunião do CMS fortalece uma das principais metas da SMS, que é o fortalecimento do controle social. “Reativamos alguns Conselhos locais; na média e alta complexidade autorizamos uma média de 320 mil procedimentos por mês, equivalente a 16 mil por dia; diminuímos o tempo médio na fila de espera para realização de exames de oito meses para quatro meses; reduzimos despesas com aluguel de imóveis, fazendo com que economizássemos R$ 119.445,62 por mês. Enfim, são muitas coisas que temos feito, muitas outras que ainda faremos, e todas essas ações fazem parte do nosso Plano Municipal de Saúde, que deve vigorar pelos próximos quatro anos.

PMA

Foto assessoria

Leia também