Aracaju, 29 de março de 2024

TEMER SE MANTÉM E O POVO PERDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Sergipe votou contra Michel Temer. A votação da bancada federal do Estado foi cinco votos pela continuidade da investigação e apenas um que acompanhou a orientação do relator. Temer fica presidente e provavelmente não terá alguma outra denúncia contra. A tendência é continuar administrando por mais 14 meses, em meio a escândalos que surgem em série nos altos escalões do Governo e da oposição.

Contra Temer votaram os deputados Valadares Filho, João Daniel, Fábio Mitidieri, Adelson Barreto e Jony Marcos. Favorável apenas o líder do Governo no Congresso, André Moura. O deputado Fábio Reis justificou a ausência através de atestado médico e Laércio Oliveira não compareceu. Chegou segunda-feira de viagem e através de mensagem confirmou o voto contra.

A diferença entre o “sim” e o “não” foi mínima. Apenas 18 votos. Contrariou a previsão feita pela base aliada ao Planalto. Sinal de que uma próxima votação do tipo, Temer não continuará por mais que exiba problemas urológicos. O voto favorável ao presidente também contou com descontentes da atual administração, mas que não acham importante a troca de presidente num dos momentos mais difíceis que passa o País.

Representantes da direita mais radical votaram favoráveis à denúncia contra Temer. Entre eles o deputado Jair Bolsonaro, que o fez evocando o nome do povo, combatendo a corrupção e por uma democracia que ele não deseja ampla e irrestrita, mas voltada a um sistema coronelista.

Temer fica pela força do voto interesseiro de uma maioria da Câmara que envergonha o País. Jamais pela vontade da população, absolutamente carente de líderes autênticos, que mereçam a confiabilidade e tragam esperança ao povo.

MENDONÇA RECONHECE JOÃO

Ex-deputado federal Mendonça Prado reconhece que “o melhor governador que Sergipe já teve até agora foi João Alves Filho. Não dá para negar isso”.

– Não posso ser hipócrita e desconhecer essa verdade, acentuou.

DEVE MUITO A JOÃO ALVES

Mendonça Prado esteve sempre ao lado de João Alves e, através do seu apoio, elegeu-se deputado federal por duas vezes: “o reconhecimento também parece gratidão”.

Prado foi genro do ex-governador e sempre aliado.

JB E VALADARES NO RINGUE

O governador Jackson Barreto e o senador Valadares (PSB) retornam a um rápido round no ringue político. Discutem via imprensa sobre atos e fatos.

Nenhum dos dois vai a nocaute.

FONTES SE DESLIGA DO PSB

O ex-deputado João Fontes já conversou com o senador Valadares e avisou que deixa o PSB para se filiar ao PPS e disputar as eleições de 2018.

Confirma que tentará o Senado na chapa de Mendonça Prado.

TERNOS CHAMARAM ATENÇÃO

Na inauguração do shopping Riomar uma coisa chamou a atenção: pelos menos cinco autoridades estavam vestidas com ternos idênticos. Quase uma farda.

Serviu de risos durante a solenidade.

TÍTULO DE CIDADÃO A DÓRIA

Parte interessante dos deputados não gostou do título de Cidadão Sergipano a João Dória Jr., prefeito de São Paulo. Por que da honraria?

Não dá para se vulgarizar a cidadania sergipana.

DESCULPA NÃO CALHA BEM

O argumento da concessão do título é de que Dória é bom prefeito e coisas e tais. Não é bom prefeito e os paulistanos reclamam muito da sua administração.

E, mesmo que fosse bom prefeito, é da sua obrigação.

DÓRIA FARÁ PALESTRAS NO ESTADO

João Dória está em Sergipe para proferir palestras. Uma sobre drogas – pelo menos ele entende de Cracolândia – e outra para empresários sobre empreendimento.

No fundo, Dória divulga seu nome a presidente da República pelo PSDB.

PARTIDOS VÃO ANUNCIAR BELIVALDO

Já está decidida agenda para partidos da base aliada se movimentarem em atos internos para declarar apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas (PMDB) ao Governo.

O primeiro será o PT, dia 11 de novembro…

PMDB VAI FAZER UM GRANDE ATO

A vez do PMDB fazer a festa será dia 18 de novembro, em um grande ato, para anuncio da pré-candidatura de Belivaldo Chagas. No dia 25 é a vez do PSD.

Em dezembro mais dois partidos: PDT e PSDC.

GEORGEO ESTÁ PRÓXIMO AO PSB

Está quase certa a passagem do deputado Georgeo Passos para o PSB. O convite está feito e já houve conversa com o senador Valadares e deputado Valadares Filho.

Com a filiação de Uita Barreto ao PMDB, o caminho ao PSB está desobstruído.

UMA APOSTA JÁ PARA 2018

Abre-se a temporada de apostas para 2018. Cicinato Jr (PSDC) e Georgeo Passos (PTC) raspam a cabeça se o candidato de um ou de outro perder ao Governo.

A aposta tem o grupo Café com Política de testemunha.

CONFIRMA CONVERSA COM PSB

O deputado Georgeo Passos confirmou conversas com os Valadares, que o convidaram a ingressar no PSB, mas ainda não tem uma definição sobre isso.

Ele também confirma convites do PSDB e do Livre.

SUKITA TOMA POSIÇÃO HOJE

O ex-prefeito Manoel Messias Sukita ainda está conversando para decidir sobre filiação partidária e pode permanecer na legenda em que está, o Podemos.

Hoje ele promete uma decisão final.

NÃO VAI MUDAR POSIÇÃO

A Articulação de Esquerda vai manter o professor Dudu como candidato ao Governo pelo PT, contrariando a maioria das tendências que compõe o partido.

A partir de novembro as conversas internas vão começar.

SABE QUE NÃO TERÁ CONSENSO

Um petista mais cauteloso, que pediu off, disse que a Articulação de Esquerda não vai recuar da chapa majoritária que lançou e vai disputará à prévia.

Se perder, não votará no candidato indicado pelo Governo.

SOBRE PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO

Quando o deputado Pastor Antônio (PSC) dizia que o empréstimo feito a CEF seria pago pelo futuro governador, o seu colega Zezinho Guimarães o aparteou:

E disse: “não se preocupe deputado, Belivaldo vai pagar com tranquilidade”.

DEPOIS DE RECEBER O TÍTULO

O prefeito de São Paulo, João Dória, depois de receber titulo de Cidadania Sergipana janta com o ex-senador Albano Franco, em seu apartamento.

Políticos e empresários foram convidados.

Notas

Valadares reafirma posição – Valadares Filho, antes do inicio da sessão na Câmara, reafirmou sua posição favorável à continuidade do processo contra Michel Temer. “As provas são robustas e, nesse momento, é importante que o presidente seja investigado para que a sociedade possa voltar a acreditar nas instituições”.

0x0

Operação Asfixia no Acre – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Transparência e CGU, deflagrou ontem a Operação Asfixia para investigar fraudes em contratos e licitações firmados pela Secretaria de Saúde do Acre e a Fundação Hospitalar, para compra de cilindros de oxigênio medicinal.

0x0

Aécio não deixa presidência – Aécio Neves comunicou terça-feira ao presidente interino, senador Tasso Jereissati (CE), que não pretende deixar o cargo até dezembro, quando ocorrerá a Convenção Nacional do partido, para eleger o novo presidente definitivo da legenda. Aécio está licenciado do cargo desde maio.

0x0

Picciani usa carro oficial – Segundo Poder360, o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), está exonerado do cargo de ministro do Esporte desde sexta-feira, mas não abriu mão de usar o veículo oficial do ministério para seus deslocamentos. Picciani tem ido à Câmara utilizando o veículo do Ministério, um Ford Fusion.

0x0

STJ nega mais um recurso – A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um recurso da defesa do ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva para que fosse decretada a suspeição do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá. Trata-se de um entre diversos pedidos de suspeição feitos pelos advogados de Lula.

0x0

Combate a crimes cibernéticos – Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Defesa criaram um grupo de trabalho para analisar o combate a crimes cibernéticos, no qual o Exército poderá atuar no monitoramento das fake news, boatos disseminados em redes sociais com potencial de influenciar as eleições.

Conversando

Ampliação do Riomar – Inauguração da ampliação do shopping Riomar reuniu a elite empresarial e política de Sergipe, com a presença de João Carlos Paes Mendonça.

Oposição reage – Aprovação do empréstimo ao Estado na Caixa Econômica provoca reação da oposição e até o deputado André Moura fez coro ao senador Valadares.

Candidato a prefeito – O vereador Junior Souza se antecipa e lança sua candidatura à Prefeitura de Propriá já para 2020.

Fazem as pazes – Deputado André Moura e o jornalista George Magalhães fizeram as pazes e esqueceram problemas jurídicos. Voltaram à mesma amizade de antes.

Saiu às pressas – Quando soube do problema de saúde do presidente Temer, o deputado André Moura foi às pressas para o Hospital Militar de Brasília.

Paga os salários – Prefeitura de Frei Paulo pagou ontem o salário de todos os servidores, além do décimo terceiro dos aniversariantes do mês.

Inicia preparativo – A Emsurb já iniciou preparativos em cemitérios de Aracaju para o Dia de Finados que acontece na próxima quinta-feira.

Lamenta violência – Deputada Ana Lúcia (PT) lamenta situação da violência em Sergipe e cita casos de assaltos ocorridos em frente à sua residência.

Sargento Edgard – Deputados desesperados tentam explicar a diferença entre empréstimo e financiamento. Quero saber em qual modalidade o Estado não paga?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também