Aracaju, 29 de março de 2024

Prefeitura de Socorro investe mais de R$621 mil em reforma da EMEF Maria da Conceição

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__8324~1

Recuperação da unidade estudantil foi motivada pela preocupação da gestão em oferecer melhorias efetivas à educação ofertada à comunidade do Conjunto Jardim

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro teve a honra de entregar oficialmente à comunidade socorrense a reforma da Escola Municipal Maria da Conceição Cruz Vasconcelos. A unidade escolar, que atualmente atende 543 alunos, passou por uma readequação completa em sua estrutura, a fim de garantir melhores condições de ensino e conforto para professores e estudantes, que antes estavam locados em anexos.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Padre Inaldo afirmou em seu discurso que investir na educação é uma das prioridades da gestão municipal. “A população me escolheu para que eu pudesse trabalhar pela comunidade e é para isso que estou aqui. Hoje estamos inaugurando uma grande e importante obra que irá trazer melhores condições de ensino para as crianças do Conjunto Jardim. Sabemos que a crise está em todo o país, mas estamos trabalhando para economizar no que for possível e investir no desenvolvimento do município. É com imensa alegria que estamos realizando essa entrega. Agradeço a todos da Secretaria de Educação por trabalhar sempre em conjunto para o bem dos nossos alunos”, destacou.

Segundo a secretária da Educação, Marieta Barbosa, é preciso pensar a educação como um todo para que a qualidade no ensino seja contemplada de forma ampla e consistente. “A educação é feita de paredes e tijolos, bem como de projetos pedagógicos. Com muito esforço e um comprometimento muito grande estamos conseguindo realizar importantes investimentos na educação, como pagando em dia nossos servidores, reformando as escolas, investindo em merenda, em transporte escolar e em projetos educacionais que estão levando mais qualidade ao ensino da rede municipal. Hoje estamos entregando à comunidade do Conjunto Jardim mais um resultado do nosso investimento”, relatou.

Investimentos

Um investimento de R$ 621.692,34 (seiscentos e vinte e um mil seiscentos e noventa e dois reais e trinta e quatro centavos), em recursos próprios, foi realizado pela gestão para execução da reforma, garantindo a construção de cinco novas salas de aula, sendo uma para Atendimento Escolar Especializado (AEE) focada em educação inclusiva e uma sala de informática.

Além dos novos espaços educacionais, foram construídos também dois novos complexos de sanitários e realizadas adaptações de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, bem como a criação de estacionamento interno para os servidores. A ação proporcionou também a reforma de toda área verde e de recreação da escola, revestimento cerâmico em todas as paredes, instalação do forro, adequação da cozinha (com ampliação do espaço e novos armários), criação de sistema de escoamento de água, alambrado para proteção e a construção do muro, com o objetivo de garantir mais segurança.

Com a conclusão da obra e a entrega da escola ao público, melhorias significativas serão proporcionadas ao cotidiano da comunidade escolar, afirma a diretora, Sonidez Menezes. “Sem dúvidas será um grande presente para os cidadãos, pois estávamos precisando trabalhar em dois prédios para que os alunos não ficassem sem aula. Isso gerava uma dificuldade grande em vários quesitos, como na entrega dos lanches e na própria logística pedagógica. Com a conclusão da reforma proporcionaremos mais conforto, comodidade e segurança aos alunos e funcionários, além de melhorar a qualidade real do ensino, pois funcionaremos em um único prédio. Agora, com os ânimos renovados, conseguiremos realizar grandes projetos e atividades”, ressaltou.

O diretor da Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Lauro Maia, detalha o processo de execução da obra. “A segurança também foi um dos nossos focos, para isso construímos um muro no fundo, coisa que não existia, para evitar que pessoas sem autorização tivessem acesso à escola. Criamos também um pequeno sistema de escoamento de água e saneamento para que as águas da chuva possam escorrer sem causar transtornos, evitando os alagamentos que eram constantes na escola. Fizemos também o revestimento em todas as paredes, forramos e pintamos a escola por completo”, relatou.

Da assessoria

Foto: Antonio Carlos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também