Aracaju, 29 de março de 2024

Sem os “Teles de Mendonça”, prefeito Valmir terá que provar sua liderança em 2018!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A semana termina com um fato político que certamente ainda vai “render” neste final de ano e em meados de 2018: o rompimento do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), com a família Teles Mendonça, liderada pela deputada estadual Maria Mendonça (PP). A gota d’água foi a eleição da vereadora Ivoni Andrade (PMDB), para presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, na eleição antecipada para o biênio 2019-2020. Dois vereadores ligados a Maria Mendonça votaram na candidata do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (PMDB), que por ser mais velha, findou saindo vitoriosa.

O resultado desfavorável soou como um “golpe” nas estruturas de Valmir de Francisquinho, avaliado como o “melhor prefeito de Sergipe”, mas que segundo muita gente já estava deixando sobressair a “vaidade das vaidades”. O grupo não esperava os dois votos contrários e já dava como certa a reeleição do atual presidente José Teles, o “Zé Toinho”, primo da deputada Maria Mendonça. A votação foi um estopim para que o prefeito de Itabaiana viesse a público e anunciasse o rompimento político com os Teles de Mendonça e já confirmando a pré-candidatura de seu filho, Talysson Costa, para deputado estadual.

De um lado, a deputada Maria Mendonça negou com veemência que tenha colaborado para a eleição de Ivoni Andrade na presidência da Câmara de Itabaiana. Ela anunciou que não foi ouvida pelos dois vereadores e não aceita a pecha de traidora. A parlamentar chegou a desafiar o prefeito a vir a público e confirmar o rompimento, que apresente outro argumento, mas não use a “teoria da conspiração” porque ela não faz determinados tipos de acordos. E, diga-se de passagem, é algo impensado, até então, uma aliança entre os Teles de Mendonça e o grupo do deputado Luciano Bispo.

Efetivado o rompimento, a avaliação deste colunista é que as atenções todas se voltam para o prefeito Valmir de Francisquinho e seu desempenho eleitoral em 2018. Ele não tem alternativa política que não seja lançar seu filho para deputado estadual e não medir esforços para elegê-lo. No final de 2020, se não tiver um mandato eletivo como trunfo, por mais eficiente gestor que tenha sido, Valmir vira uma incógnita na política de Sergipe e sabe que político sem mandato normalmente fica de lado, é esquecido.

A partir de agora, além do bom marketing e de uma gestão bem avaliada, terá que provar em 2018, para o povo de Itabaiana, que é uma liderança sólida e consolidada, que independe dos Teles de Mendonça. O rompimento pode ter sido ruim para Maria Mendonça, quanto à sua reeleição, mas ela continuará saindo bem votada de seu município e agora terá que “garimpar” mais votos nas outras 74 cidades sergipanas. A deputada terá que colocar o “bloco na rua” também e, não custa lembrar, que ela já exerce o quinto mandato na Assembleia e sabe muito bem o “caminho das pedras”.

Quem assiste a tudo, em cima do muro, é o deputado Luciano Bispo, que além de eleger sua candidata presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020, ainda deverá ter sua votação normal no próximo ano, encaminhando sua reeleição na Assembleia Legislativa. E outro detalhe: sem Valmir pelo caminho, não há quem tire o direito do “jeguinho” disputar a Prefeitura de Itabaiana em 2020, possivelmente, contra um candidato do prefeito e um nome dos Teles de Mendonça que, divididos, deixam a eleição completamente em aberto. Mas tudo vai depender do desempenho de Valmir em 2018 com seu filho. É esperar para ver…

Veja essa!

Maria Mendonça, em entrevista à Rádio Capital do Agreste, mandou um recado duro para o prefeito Valmir: “me respeite e primeiro se respeite! Respeite os Teles de Mendonça. Valmir construiu a história dele junto aos Teles e não negue a sua história”.

E essa!

Em seguida, a deputada chegou a se emocionar dizendo que “eu peço muito desculpas por este desabafo, mas chegou a hora de dizer que o homem tem limites, que Deus na sua misericórdia lhe dá o livre arbítrio, agora diz que você responda por seus atos”.

Junto aos Teles

Maria Mendonça lembrou que Valmir de Francisquinho foi vereador por cinco mandatos e prefeito de Itabaiana, duas vezes, junto aos Teles de Mendonça.

Carminha Mendonça

Maria revelou que a vice-prefeita de Itabaiana, Maria do Carmo Mendonça Andrade, a “Carminha Mendonça” (irmã da deputada), entrou em depressão porque queria ajudar a administração, pediu que fosse inserida na gestão, e o prefeito a mandou ficar em casa.

Avaliação I

Para este colunista, o prefeito de Itabaiana errou quando não foi um pouco mais aberto com os Teles de Mendonça. Por melhor gestor que seja, Valmir só foi eleito e reeleito com os votos e o apoio da família.

Avaliação II

Sergipe inteiro conhece a postura da deputada Maria Mendonça. Este colunista já observa sua atuação em Itabaiana e na Assembleia Legislativa, e por mais que as evidências se coloquem, fica difícil acreditar que ela tenha proposto algum acordo para trair o prefeito.

Faltou diálogo

Talvez por achar que já estava ganho, talvez por vaidade ou até um pouco de prepotência, talvez até por ter sido mal assessorado do ponto de vista político, o prefeito aprendeu da pior forma que a política também pune.

É bom diferenciar

Antes que a turma de Itabaiana inicie a “bolsa de apostas”, fica uma dica: a eleição para deputado estadual tem um perfil completamente diferente da eleição para prefeito municipal. Pode até ser que seja mais fácil para Valmir, o melhor prefeito de Sergipe, eleger o filho deputado estadual do que fazer o sucessor na tradicional política de Itabaiana.

Laranjeiras I

A diretora geral do Hospital e Maternidade São João de Deus, Kariny Souza Pinheiro, em nota aberta, explica que a Associação Hospitalar de Sergipe, responsável pela administração da unidade de Saúde, em Laranjeiras, nega a falta de medicamentos em seu estoque e repudia os boatos nas redes sociais e algumas informações em setores da imprensa.

Laranjeiras II

Ainda segundo a diretora, “todos os pacientes estão sendo atendidos e medicados de acordo com o diagnóstico do tratamento. A direção lamenta essa rede de boatarias apenas com o intuito de desestabilizar um trabalho sério e eficiente que vem sendo realizado pela Associação a frente do hospital”.

Capela I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), vê com surpresa e lamenta os recentes incidentes registrados entre os estudantes universitários e servidores terceirizados que prestam serviços para o município. Ezequiel tomou conhecimento de registros de trocas de insultos e até de ameaças de agressões.

Capela II

“Nós entendemos que a administração pública tem o compromisso e a obrigação no servir à coletividade, respeitando suas posições, suas individualidades. Uma jovem estudante universitária se desentendeu com o motorista do ônibus da prefeitura, que já é um velho conhecido dos jovens da cidade, e simplesmente foi deixada em Aracaju. Isso é um absurdo!”, pontua o ex-prefeito.

Abandonada

Ezequiel Leite lembra que a jovem moradora só não ficou abandonada na capital porque outro motorista, que transporta alunos de outro roteiro, teve a sensibilidade de busca-la e reconduzi-la até Capela.

Ezequiel Leite

O ex-prefeito fala também baseado em um áudio que vazou da discussão entre o motorista e a aluna. “O prestador de serviço da prefeitura tem que servir à comunidade em geral, tem que servir aos alunos no caso específico. Se a aluna cometeu algum erro, este deve ser comunicado à Prefeitura para que as providências sejam tomadas e não o condutor simplesmente decidir por deixar a jovem em Aracaju”.

Denúncia

A informação é que a família da jovem estudante de Capela veio à Aracaju para oficializar a denúncia na Delegacia da Mulher no sentido que todas as providências sejam tomadas para evitar que novos registros aconteçam.

Caso de polícia

“Vai e vem e, infelizmente, Capela volta a ser um caso de polícia. É lamentável o que acontece no nosso município e eu quero prestar minha solidariedade a família da jovem em questão e a todos os estudantes universitários que sentiram seus direitos cerceados pela truculência de algumas pessoas”, completou Ezequiel.

André Moura I

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na segunda-feira (23) a portaria 3492/17 da Agência Nacional de Aviação (Anac) designando como internacional o Aeroporto Santa Maria. O superintendente do terminal, José Osman Oliveira Silva, disse que as tratativas aconteceram com celeridade graças ao apoio do líder no Congresso Nacional André Moura (PSC).

André Moura II

De acordo com ele, as tratativas da Infraero junto às Receita Federal, Polícia Federal, Vigiagro, Anvisa e Anac, tiveram início no dia 20 de julho deste ano, “com objetivo de alfandegar e internacionalizar o Aeroporto de Aracaju. Após vistorias e análises em geral efetuadas pelos órgãos  a Anac publicou a portaria e o Aeroporto de Aracaju agora oficialmente é internacional, graças ao forte apoio do líder André”, destacou.

Catedral

O governo federal liberou, em parcela única, a verba necessária para concluir as obras de reparo na Catedral Arquidiocesana Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz e cartão-postal de Aracaju. Em 29 de setembro, o arcebispo da Capital, Dom João José Costa, esteve com o deputado André Moura e solicitou apoio para agilizar a liberação dos recursos financeiros já empenhados no Ministério da Cultura, frutos de emendas dos senadores Antônio Carlos Valadares, Eduardo Amorim e Maria do Carmo Alves, e do deputado federal Valadares Filho. Pároco da Catedral, Padre Peixoto reconheceu a ação do parlamentar: “O dinheiro estava travado. Somente após a intervenção de André Moura, ele foi integralmente liberado.”

Maria do Carmo I

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) voltou a defender o acesso a medicamentos para doenças raras. Ela lembrou que a Comissão de Assuntos Sociais, da qual ela faz parte, apresentou uma emenda ao Orçamento da União para 2018, no valor de R$ 200 milhões, para assegurar a compra de medicamentos órfãos, de baixa procura no mercado, mas fundamentais para os portadores de doenças raras.

Maria do Carmo II

Para Maria do Carmo a Subcomissão Temporária de Doenças Raras tem tido um papel determinante na orquestração entre poder público, pacientes, indústrias farmacêuticas e especialistas de saúde. “E essa emenda é um passo concreto que damos no atendimento a uma demanda crucial por medicamentos, que hoje vem sendo atendida através de verdadeiras batalhas judiciais”, ressaltou, a senadora.

João Dória

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB/SP), foi homenageado em Sergipe, recebendo o título de cidadão sergipano, numa solenidade que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe e reuniu não apenas outros tucanos como também diversas autoridades e políticos – como o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), o senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal Valadares Filho (PSB) entre outros.

Augusto Bezerra I

Autor da indicação, o deputado Augusto Bezerra (PHS), ao discursar, explicou que teve a iniciativa de homenagear João Doria, sobretudo, pelos serviços que ele já prestou ao estado de Sergipe na área do Turismo. “O povo sergipano, representado pelo Poder Legislativo, tem entre as suas várias qualidades a gratidão. E João Doria é um homem de ideias que prestou serviços ao nosso estado quando foi presidente da EMBRATUR, entre os anos de 1986 a 1988”, disse.

Augusto Bezerra II

Nesta época, explicou Augusto, Sergipe precisava fortalecer o seu setor de turismo, e João Doria exercia um papel importante à frente da EMBRATUR.  “Acredito ser desnecessário detalhar aqui a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de qualquer estado. Qual o gestor pode almejar o sucesso da sua gestão sem dar ao turismo atenção especial? Desconheço”.

No Acre

O governador Jackson Barreto e demais governadores do País reuniram-se, nessa sexta-feira (27), em Rio Branco, no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras: Narcotráfico, uma emergência nacional. Na ocasião, foi proposto a instituição do Sistema Nacional de Segurança Pública, que se assemelha ao atual Sistema Único de Saúde, o SUS.

Carta

Também foi entregue uma Carta, documento que pactua uma união institucional urgente necessária pela segurança pública no País. A Carta do Acre é uma proposta de união de esforços em defesa da vida e da integridade física da população brasileira – em especial, para a juventude – ameaçada pelas drogas, violência e o narcotráfico e será apresentada ao presidente Michel Temer.

CPI do Lixo

A vereadora Emília Corrêa (PEN) faz um apelo a Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) para que coloque na pauta e julgue a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo na Câmara Municipal de Aracaju.

Superfaturamento
Segundo Emília, a CPI do Lixo investigará os contratos de coleta do lixo e limpeza urbana entre a Emsurb e a Torre, nos de 2010 e 2016, por fortes indícios de superfaturamento, má administração do dinheiro público e tráfico de influência.

Emília Corrêa

“Apelo a justiça de Sergipe que julgue o processo da CPI do Lixo, pois será uma forma de frear a corrupção, o que mostrará compromisso com a Justiça e o povo de Aracaju, além de ficar em sintonia com a tendência nacional de dar prioridade ao combate a corrupção”, pontuou.

Juvêncio Oliveira I

Considerando reclamações feitas por moradores dos Bairros Getúlio Vargas e Santo Antônio, referentes ao saneamento básico das regiões, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) indicações para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) visando melhorias para os bairros citados.

Juvêncio Oliveira II

“Após ouvir os anseios da comunidade, achei necessário protocolar indicações para estas regiões citadas, destacando assim a importância de estudo técnico, para a realização da cobertura total do canal situado na Avenida Engenheiro Gentil Tavares, mais precisamente no trecho entre a Avenida Coelho e Campos e a Avenida Simeão Sobral”, disse o vereador.

Fábio Meireles I

O vereador Fábio Meireles (PPS) expôs sua preocupação com a ocupação desordenada de espaços públicos na capital sergipana. Segundo o parlamentar, é responsabilidade do Legislativo autorizar a cessão de áreas do Município, o que motivou o seu questionamento.

Fábio Meireles II

Em seu discurso, Fábio citou como exemplo um restaurante que está localizado em um canteiro da Avenida Mamede Paes Mendonça, no bairro Getúlio Vargas, há anos, mas não há informações sobre a regularidade da ocupação.

Quem concede?

“Quero saber do presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, quem concede a permissão para instalação de uma atividade privada, porque, se o restaurante pode, qualquer pessoa pode. Está legalizado? Quem paga? Quem recebe? A cobrança é devida?”, indagou Meireles.

Isac Silveira

O vereador Isac  (PCdoB) apresentou na Câmara de vereadores, o Projeto de Lei 220/2017, que obriga as maternidades públicas e privadas de Aracaju a adotar pulseiras com senso-eletrônico-sonoro para identificação e segurança de recém-nascidos, para assim dificultar, e impedir a troca, e o sumiço de bebês em suas dependências, e possibilitando também, a posterior identificação através de exame de DNA.

Segurança do bebê

O projeto aprovado em primeira votação busca aumentar a segurança para as crianças e familiares. “Vários amigos, profissionais da área da saúde nos informaram que tanto em maternidades particulares, como nas públicas, não existe qualquer tipo de segurança. E há um aumento da vulnerabilidade no caso de recém-nascidos”, falou Isac.

Thiaguinho Batalha I

Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto que obriga o Poder Executivo a divulgar os direitos das pessoas portadoras de câncer. O projeto, do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), propõe que estas informações sejam irradiadas em locais visíveis e de grande circulação de pessoas, como postos de saúde, unidades de pronto atendimento e sites da Prefeitura.

Thiaguinho Batalha II

O objetivo, segundo o autor, é transmitir aos portadores de câncer informações importantes sobre medicamentos, assistência médica gratuita e isenção de impostos. “Em meio ao furacão de emoções que envolve a descoberta da doença, e que mexe com toda a família e amigos, muitas vezes é comum os próprios pacientes não saberem ou não se atentarem para os seus direitos garantidos por lei”, comentou.

Prefeitura de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu todo o secretariado durante reunião do Comitê Executivo do Planejamento Estratégico de Aracaju, na tarde desta sexta-feira, 27, para discutir o andamento dos projetos da administração. No encontro, o gestor municipal fez um balanço das ações dos primeiros nove meses do seu governo e discutiu o cronograma de atividades dos próximos meses.

Edvaldo Nogueira I

“Saímos da fase do debate. Agora é o momento de colocar em prática, é a realização, é o momento de transformar o nosso sonho em realidade. Temos 65 projetos definidos, que se dividem em mais de 400 ações. A partir de agora, teremos um controle rigoroso do que está sendo desenvolvido, para apresentar os resultados para a sociedade aracajuana. É o encaminhamento efetivo que daremos ao Planejamento Estratégico que vai medir a nossa capacidade de gestão”, afirmou o prefeito.

Edvaldo Nogueira II

Ele ponderou sobre a necessidade de manter o controle de gastos, diante da crise financeira do país e das dívidas herdadas. “Temos que trabalhar com prioridades. Dá para reduzir ainda mais os gastos com o custeio das secretarias para colocar os recursos na ponta, no atendimento ao cidadão. O olhar de cada secretário sobre a sua pasta é fundamental para que tudo flua bem. O sucesso das ações do nosso governo depende de todos”, ressaltou.

Congresso I

Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, os desafios da liderança na era da transformação digital serão discutidos no XXV Congresso estadual de gestão de pessoas, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Sergipe (ABRH/SE).

Congresso II

“Durante dois dias, os participantes poderão conhecer novos modelos e práticas em gestão e desenvolvimento”, declarou a presidente da ABRH/SE, Cláudia Soledade. Para ela, o Congresso vai possibilitar o compartilhamento de experiências de sucesso nos ambientes organizacionais. “O objetivo é preparar líderes e gestores de alto desempenho através das palestras de renomados e reconhecidos profissionais que trarão ideias inspiradoras para a formulação de processos, estratégias e metodologias”, ressaltou.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também