Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO TERÃO O MESMO TOM

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

As eleições do próximo ano serão atípicas em Sergipe. Para todos os lados. Situação e oposição não demonstram interesse em ter o apoio do presidente Temer (PMDB). No Estado, neste momento, apenas André Moura (PSC), líder do Governo no Congresso Nacional, quer a sua companhia e acha que Temer mudará o jogo a seu favor.

É muito difícil imaginar isso. O Brasil pode até dar sinais de recuperação em sua economia, mas não se sustenta no aspecto moral. Um presidente que se livra da denúncia de “chefe de organização criminosa”, não porque provou o contrário, mas pela força de uma Câmara que o protege, não conquista a confiança do povo e nem fará com que seus candidatos nos Estados sejam bem aceitos e votados.

O cenário de Sergipe será bem definido por oposição e situação, particularmente nesse objetivo de rejeitar Temer. Os discursos serão semelhantes sobre o momento pelo qual passa o País, diante da corrupção e outros ilícitos que abriram uma cratera profunda na estrutura de uma Nação não tão acreditada, cuja população está asfixiada pela angústia de ver o seu dinheiro sair pelo ralo. Hoje, o apoio presidencial tira votos.

O ex-presidente Lula também não será a salvação. Apesar de certo clamor do eleitorado a seu favor na disputa pela Presidência em 2018, a indignação popular pode mexer com todos no momento do voto. Se não se aceita um acusado, como amparar um condenado?

É complicado, porque há uma torcida ampla pela saída de políticos que, de alguma forma, colaboraram para a degradação em toda a cúpula dos poderes que atuam no Brasil. As velhas políticas já não são mais aceitas e os novos que se apresentam não têm estrutura para liderar uma Nação carente e a caminho do óbito.

O povo não vislumbra um novo líder e nem aceita mais os heróis sem caráter…

COM MUITO CHORO E VELAS

Ocorreu entre choros e velas a separação política do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, e os Teles de Mendonça. Ficaram mágoas…

A deputada Maria Mendonça chorou em entrevista.

CONVIVÊNCIA ENTRE TAPAS E BEIJOS

O relacionamento entre Valmir e os Teles, já há algum tempo, era complicado e ambos viviam entre “tapas e beijos”, cada um se fazendo de vítima.

Agora explodiu e fica difícil uma reconciliação.

SEM ALMA E SEM CORAÇÃO

Maria Mendonça, ainda durante a entrevista de ontem, acuso Valmir de ingrato, de não ter alma – “desalmado” –, não ter coração e de ser movido a muito ódio.

– Você não vai muito longe com essa arrogância, decretou.

TUDO CHEIRA A HIPOCRISIA

A situação entre Valmir e os Teles tinha o mau cheiro da hipocrisia. Os dois já não se suportavam há algum tempo, mas mantinham uma aparência falsa.

Um esperava que o outro declarasse rompimento primeiro.

UM DETALHE SOBRE VOTAÇÃO

Para votar favorável ao empréstimo do Governo à Caixa, a deputada Maria Mendonça disse que conversou com Eduardo Amorim e justificou a sua posição.

O senador entendeu a situação da parlamentar.

A VERDADE SOBRE PRESIDÊNCIA

O culpado pela vitória da vereadora Ivoni Lima Andrade para presidente da Câmara de Itabaiana foi o atual presidente, vereador Zé [de Tonho] Teles.

Foi Zé que convidou Ivoni para compor a chapa como primeira secretária.

IRRITOU PARTE DOS ALIADOS

Quando vereadores da situação se sentiram escanteado e souberam do convite, falaram com Ivoni e propuseram a ela ser presidente. Topou no ato…

Os rejeitados da base aliada ao prefeito elegeram Ivoni por que não foram procurados.

FORMAÇÃO DE CHAPA MAJORITÁRIA

Ontem pela manhã, ao meio da palestra do prefeito de São Paulo, João Dória, no TCE, políticos na plateia montavam chapa majoritária de oposição.

Seria Amorim governador, Fábio Henrique vice, Valadares e Heleno senadores.

NÃO FOI LEVADO A SÉRIO

A chapa era apenas fruto de mera brincadeira e nada foi levado a sério, apesar de Heleno Silva (PRB) ter ficado animado com a nova formação.

Em tempo: ninguém foi ouvido.

POSIÇÃO DE FÁBIO HENRIQUE

Sobre essa chapa, o ex-prefeito Fábio Henrique disse que seu candidato é Belivaldo Chagas, mas fica feliz com a lembrança do seu nome.

– Estarei com quem queira ficar comigo e com meu grupo, disse.

DÓRIA FOI HOSTILIZADO NA ALESE

Um grupo foi à Assembleia, quinta-feira à noite, e gritou palavras de ordens contra a entrega do título de Cidadão Sergipano ao prefeito de São Paulo, João Dória.

O grupo deixou a Alese antes de Dória ir à tribuna.

O PREFEITO APROVEITA E BATE FORTE

A saída da turma anti-Doria da Alese colocou lenha em seu discurso. O prefeito chamou a todos de “covardes” porque não ficaram para ouvi-lo.

Dória é do tipo que bate firme e até em tom de baixaria.

A MESMA COISA FEZ COM O PT

João Dória, provável candidato a presidente da República pelo PSDB, ‘descascou’ o PT em seu pronunciamento um tanto quanto explosivo.

Tratou o PT de “safado” para baixo…

UM JANTAR MAIS DESCONTRAÍDO

Dória jantou no apartamento de Albano Franco em clima de descontração. Esteve ao lado de 30 pessoas entre empresários e políticos.

Adorou o cardápio. Repetiu carne-de-sol com queijo de qualho e fritada de cajuzinho.

A CONVERSA FOI MAIS AMENIDADE

Durante o jantar falou-se pouco de política – por incrível que pareça – e rolou clima de amenidades. Eduardo Amorim esteve sempre próximo a Dória.

Já o prefeito paulistano demonstrou amizade pessoal com Albano Franco.

TEM BOA ACEITAÇÃO POPULAR

José Carlos Machado disse a Albano, durante o jantar, que politicamente ele (Albano) detém aceitação popular melhor que quando deixou o Governo de Sergipe.

Sobre o retorno à política Albano responde: “de hipótese alguma”.

FÁBIO ACHA DÓRIA SIMPÁTICO

De Buenos Aires, para onde viajou, o presidente do PDT em Sergipe, Fábio Henrique, considerou que o prefeito João Dória é “muito simpático e inteligente”.

Apesar do candidato de Fábio a presidente ser Ciro Gomes (PDT).

APENAS JACKSON E WELLINGTON

Todos os governadores que foram ao Acre retornaram seus Estados em seus aviões próprios, à exceção de Jackson Barreto e Wellington Dias (Piauí).

Wellington também tem jatinho, mas resolveu ficar com JB.

Notas

Deputados vão a Jerusalém – Segundo O Antagonista, Rodrigo Maia e mais nove deputados, do governo e da oposição, viajam hoje para um tour de nove dias por três países – Israel, Itália e Portugal. A viagem inclui um roteiro de turismo em Jerusalém e Belém e um dia de “agenda privada” em Lisboa, informa a Folha.

0x0

Integração contra a violência – Presidente Temer diz que combate ao crime organizado exige a integração entre vários níveis de governo e as diversas forças de segurança da União. Ele enviou mensagem aos governadores que estão reunidos em Rio Branco (AC) para discutir o enfrentamento ao narcotráfico e a vigilância nas fronteiras.

0x0

Receita agiliza atendimento – Segundo Poder360, Receita Federal não vai mais exigir reconhecimento de firma e autenticação de documentos na solicitação de serviços pelo contribuinte. A medida, publicada no Diário Oficial de ontem, promete agilizar e simplificar o atendimento da instituição às pessoas físicas e jurídicas.

0x0

Lula vê Dória como problema – Diz O Antagonista que em Montes Claros (MG) Lula disse que eventual candidatura de João Doria seria um problema para Geraldo Alckmin. “Ele [Doria] não me causa problema. Ele pode ser candidato. Ele vai causar problema é pro Alckmin, que é o seu criador”, declarou o criador de Dilma Rousseff.

0x0

Nível de ociosidade alto – A construção civil apresentou, em setembro, um nível de ociosidade alto, com 42% das máquinas e equipamentos e pessoal parados. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a ociosidade “é fruto da baixa atividade do setor”.

0x0

Juros do cartão sofre queda – A taxa de juros total do rotativo do cartão de crédito chegou a 332,4% ao ano em setembro. Apesar de ainda muito elevada, é a menor taxa desde janeiro de 2015 (326,7% ao ano). Um mês antes, em agosto, taxa estava em 397,5% ao ano – queda de 65,1 pontos percentuais.

Conversando

Marcio e caravana – Marcio Macedo informa que está no quinto dia a caravana de Lula por Minas, que já parou em 15 localidades. Estende-se até segunda-feira.

Muito duro – Em discurso na Assembleia Legislativa, o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) foi muito duro com o PT. Duríssimo…

Já em campanha – A pré-campanha eleitoral começou para valer em cidades do interior, com deputados circulando nos povoados e conversando com lideranças locais.

Usa o Twitter – O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) é assíduo usuário do twitter há três meses e demonstra que mandará recados pela rede.

Busca de apoio – Mendonça Prado não está nessa de esperar o próximo ano para tratar de candidatura. Está fazendo a hora e vai em busca de apoios.

Na Base aliada – A cúpula do PT bate palmas para o lançamento da candidatura do professor Dudu ao Governo, mas vai rejeitá-la. Prefere se manter na base aliada.

Terceira via – Valmir de Francisquinho pretende implantar a segunda via em Itabaiana e peita os Teles de Mendonça. A confusão está plantada…

Pergunta lógica – Sargento Edgard pergunta: “Por que, para parte da imprensa, apenas policiais cometem assassinatos e bandidos cometem atentados?”

Leniência denunciada – O Supremo ao não adotar posição para restaurar a seriedade na Corte passa a ser conivente com a leniência denunciada.

Leia também