Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

JACKSON PARTICIPA DE PROCISSÃO EM HONRA A SÃO JUDAS TADEU

__515A~1

Ao lado de centenas de fiéis, o governador Jackson Barreto comemorou o dia de São Judas Tadeu neste sábado, 28, na Igreja dos Capuchinhos, no Bairro América. Após a missa festiva presidida pelo vigário episcopal, padre Marcos Rogério, e co-celebrada pelo Frei João Paulo, os devotos seguiram em procissão pelas ruas do bairro, agitando bandeiras e cantando hinos de louvor ao padroeiro. O vice-governador Belivaldo Chagas também participou dos festejos.

O novenário em honra a São Judas Tadeu foi iniciado no dia 19 de outubro, levando o tema “São Judas Tadeu, abrigo seguro e intercessor dos seus devotos, rogai por nós”. O santo, que segundo a tradição cristã foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, é considerado o intercessor das causas impossíveis ou perdidas.

Segundo Jackson, fazer parte dos festejos em homenagem a São Judas Tadeu é, ao mesmo tempo, uma satisfação e um dever cristão. “A importância de estar aqui hoje é poder fortalecer a fé. São Judas Tadeu é o santo das causas difíceis, por isso peço ajuda a ele, porque governar esse estado é uma missão difícil. Cheguei do Acre, de Rio Branco, na madrugada, só para vir à festa”, afirmou o governador, que foi presenteado com um terço por uma devota durante as celebrações.

Em seu sermão, o padre Marcos Rogério destacou a figura de São Judas Tadeu como exemplo de conduta. “Nós fomos chamados para anunciar o reino de Deus, para deixar tudo e seguir Jesus, que é o nosso salvador. Judas Tadeu não teve outra missão a não ser essa, a de ser um servo do senhor, a de ser aquele que se despoja de si para seguir o reino de Deus. Ele, como santo de nossa igreja, transmite isso para cada um de nós”, disse.

A devota Joselice da Silva Santos participa todos os anos da festa de São Judas Tadeu. Para ela, o dia 28 de outubro é uma data para se comemorar e agradecer. “Cada ano que passa a festa aumenta mais, o povo vai se tornando mais devoto e temente a Deus. Sou devota de São Judas Tadeu, por isso todos os anos venho de branco e descalça, para pagar minha promessa e agradecer pelas graças que ele me proporcionou, porque ele é o santo das causas impossíveis”, salientou.

Durante a missa, o Frei João Paulo agradeceu pelo apoio do Governo de Sergipe através do Corpo de Bombeiros, que tradicionalmente colabora com a festa levando o andor de São Judas Tadeu pelas ruas da comunidade.

Devoção

Escolhido como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, São Judas Tadeu pregou o Evangelho nas regiões da Judeia, da Samaria, da Síria e da Mesopotâmia, entre outros locais. Em companhia de outro apóstolo, Simão, chamado “o Zelote”, Judas Tadeu foi levado à morte por martírio na Pérsia. Por este motivo, o dia 28 de outubro também é reconhecido como o dia de São Simão Apóstolo.

ASN

Foto Marcelle Cristinne

Leia também