30/10/17 - 16:25:16

ANDRÉ MOURA GARANTE VERBAS PARA REFORMA DO SAME

São 68 anos de história, amparando idosos que antes viviam nas praças e ruas. O legado do Serviço de Assistência à Mendicância (Same) – ou Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, ligado à Arquidiocese de Aracaju –, é reconhecido pela população, cujas contribuições mantêm viva a instituição. No sábado (28), foi realizada a XI Feijoada anual do asilo.

O tradicional evento tem por objetivo aproximar a sociedade sergipana do Same e angariar recursos para atender aos 58 internos: são 15 homens e 43 mulheres, atualmente. O asilo também promove mensalmente o “Clube da 3ª Idade”, com atividades culturais, artesanais e recreativas para idosos da comunidade em geral. Convidado pelo presidente do Same, diácono Antônio Costa Almeida, o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) participou do almoço festivo.

O deputado visitou as dependências do Same – dormitórios masculinos e femininos, sala de convivência e refeitório – e ouviu do diácono pedido de verbas para a reforma da cozinha. De acordo com ele, o asilo já dispõe do projeto técnico aprovado pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. “O que nos falta, agora, são os R$ 360 mil necessários à adequação do espaço. Sensibilizado com o nosso pleito, André Moura ficou de ver como nos ajudará”, comentou.

O líder garantiu ao presidente Antônio Costa Almeida que se reunirá o mais breve possível com os ministros do Desenvolvimento Social e do Planejamento para viabilizar os recursos solicitados. “É uma causa justa. Os idosos atendidos pelo Same vêm de famílias carentes, muitas das quais sem condições financeiras de ajudar os parentes, pois também lhes falta. Pude ver o carinho e cuidado do Same com esses idosos e tudo faremos para ajudar a instituição”, disse André Moura.

História – O Same foi constituído sob a inspiração de membros da Igreja Católica. Fundado em 12 de agosto de 1949 por Dom Fernando Gomes dos Santos, então bispo da Diocese de Aracaju, seu objetivo primeiro foi amparar os mendigos que viviam nas praças e ruas da Capital, daí a denominação de Serviço de Assistência à Mendicância. Em 2009, os associados da instituição alteraram o nome do Same, passando a denominá-lo Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição.

Por Marcelo Gomes

Foto: Jeff Moura