Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Dia do Servidor Público é celebrado pela Fetam, Sindijus e CUT

__3EA5~1

Dia do Servidor Público, 28/10, sábado, foi marcado por estudo, debate e formação qualificada das lideranças sindicais que se reuniram no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) para participar do 3º Módulo do Curso de Formação da UFS para Dirigentes Sindicais “Capitalismo, Estado e Luta de Classes”.

O terceiro módulo da formação tratou do “Papel do Estado e Relações com Movimentos Sociais e Sindicais” e teve como palestrante a professora e assistente social, Drª Magaly Nunes de Góis. Além dos títulos de mestra e doutora em Educação, especialização em ‘Serviço Social e Política Social’, em ‘Serviço Social – Direitos Sociais e Competências Profissionais’, a professora Magaly têm o acúmulo de 30 anos de trabalho sobre comunidades e associações comunitárias rurais, direcionados ao monitoramento e avaliação dos programas sociais desenvolvidos pelo Pronese (Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe)

Presidente da FETAM e diretora de Políticas Sociais da CUT/Se, Itanamara Guedes destacou a importância dessa formação. “Nada melhor do que celebrar o dia do servidor discutindo o papel do estado. A professora trouxe o debate de Gramsci para afirmar que mesmo numa sociedade capitalista, é papel da classe trabalhadora disputar o estado, pois o estado regulamenta a vida do trabalhador. Então temos que lutar para ampliar a cidadania, participar de conferências, fóruns, agir pela democratização do estado, tocar a luta e fazer avançar a pauta dos trabalhadores.

Após o curso de formação política, as lideranças sindicais curtiram o som de André Lucas numa atividade cultural que encerrou a programação. “Este dia foi fundamental para revigorar nossa energia para a luta. Ainda este projeto de lei de autoria de Maria do Carmo (DEM) aprovado pelo Senado para demitir servidores públicos. Não é hora de desanimar. Precisamos estar unidos e preparados”, alertou Itanamara.

O curso foi promovido pela Universidade Federal de Sergipe, através do grupo de pesquisa e extensão ‘Trabalho, Questão Social e Movimentos Sociais’, em parceria com a Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Fetam/CUT) e o Sindijus (Judiciário). Tem caráter de extensão universitária e está estruturado em 6 unidades, a primeira aconteceu no dia 23/08 e a última está programada para 16/12/2017. Os participantes deverão ter frequência de, no mínimo, 70%.

Por Iracema Corso

foto assessoria

Leia também