Aracaju, 29 de março de 2024

Governo promove festa de Dia das Crianças no Bairro São Carlos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__3525~1

Festa contou com distribuição de presentes, brincadeiras, atividades lúdicas e educativas, além de serviços como emissão de carteiras de identidade e exames médicos

A manhã deste domingo, 29, foi marcada pela segunda etapa das celebrações alusivas ao Dia das Crianças promovida pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com a Prefeitura de Aracaju.  A comunidade Olaria, no bairro São Carlos, foi o local escolhido para as atividades. O governador Jackson Barreto esteve presente no evento ao lado do secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral, do prefeito Edvaldo Nogueira, do vice-governador Belivaldo Chagas, da vice-prefeita Eliane Aquino e de outras autoridades.

Na primeira etapa das celebrações, que aconteceu no dia 12 de outubro, o Bairro 17 de Março foi o local contemplado. Quanto à comemoração deste domingo, a organização teve o apoio da Paróquia São Cosme e São Damião, que cedeu parte do espaço. A programação contou com oficinas de brinquedos, de artesanato e reciclagem, de educação ambiental, de educação no trânsito e de teatro, entre outras atividades. A apresentação “Uma Porta para a Inclusão”, preparada pelas crianças e adolescentes do Bairro São Carlos, também fez parte do cronograma.

O governador Jackson Barreto salientou que, além de promover eventos que visam a interação com a comunidade, o Governo do Estado e a prefeitura estão preocupados em realizar obras para melhorar a qualidade de vida da população. “Na Zona Norte, foi escolhida para a comemoração do dia das crianças a região do conjunto Maria do Carmo II, do bairro São Carlos e do Nova Liberdade, que é um local  em que o governo e a prefeitura precisam estar sempre presentes com obras e com lazer para as crianças. São vários serviços, ações, brinquedos e iniciativas para alegrar as crianças e trazer um pouco de solidariedade e fraternidade do governo do Estado e da prefeitura para essas populações. Agora mesmo, estou vendo aqui ao lado o prefeito fazendo pavimentação em ruas. O governo do Estado há um ano inaugurou aqui na avenida Santa Gleide uma saída nova para Aracaju. Você faz eventos como esse, mas também faz obras que mudam a realidade aqui da região e traz qualidade de vida e alegria a essa população”, disse.

Além de cumprimentar e receber o carinho da população, o governador participou da distribuição de brinquedos para as crianças e da entrega das carteiras de identidade emitidas no evento. Os moradores fizeram questão de recordar a doação do terreno para a construção do Instituto Menino Jesus, feita por Jackson à época em que assumiu a prefeitura de Aracaju.  O governador também ouviu os moradores e conversou com líderes comunitários, a exemplo do Frei Gilton Oliveira, da Paróquia São Cosme e São Damião.

O secretário Zezinho Sobral falou sobre a necessidade de se aproximar da comunidade em eventos como o deste domingo. “A gente busca trazer além de um dia de diversão, um dia de cultura, de esporte e de lazer para a criançada da região do São Carlos. Estamos trazendo alguns serviços, que é uma forma de dar assistência e amparo à população. Está tudo programado para que a gente possa ter um dia de muita diversão, muitas atividades, e acima de tudo fortalecer o vínculo de relação com a comunidade. Escutar, entender as suas dificuldades e compartilhar informações. É muito importante ter a presença do governo nesse evento”, pontuou.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância e a satisfação de desenvolver atividades lúdicas com as crianças. “É um momento muito importante em que nós trazemos para as crianças a possibilidade de elas terem contato com brincadeiras lúdicas, com aprendizagem, correr, brincar… É o nosso cuidado com as meninas e os meninos de Aracaju, porque a gente sabe que é muito importante investir na educação. Nessa área, em outro mandato, fiz duas grandes reformas e duas grandes escolas, e fizemos um trabalho no São Carlos, na praça. Agora vamos retomar todas essas obras para levar qualidade de vida para as pessoas”, declarou.

A vice-prefeita Eliane Aquino enfatizou a importância de proporcionar às crianças atividades educativas e de lazer. “É um dia importante para todo mundo, não só para as crianças mas para as famílias e para nós enquanto poder público. É um dia para se aproximar da comunidade, chegarmos mais perto, escutar o que as pessoas tem a dizer. Para as crianças, é fundamental que elas tenham espaço pra brincar, para se divertir e para serem crianças. O nosso objetivo com essa parceria entre prefeitura e governo do Estado é fazer uma festa, mas que não seja simplesmente a festa pela festa. É preciso que em todos os momentos consigamos trazer ações e principalmente gerar informações”, afirmou.

Para o vice-governador Belivaldo Chagas, a relevância da programação está no fato de poder oferecer às famílias cuidados em saúde. “Esta é uma ação em que podemos envolver a comunidade, fazer um dia de lazer, distribuição de brindes, sorteio para as crianças, mas trazer também para os pais, para a família dessas crianças ações de saúde, do campo social. Fiquei impressionado, por exemplo, com o relato de uma senhora grávida de seis meses que nunca fez um exame de pré-natal. Daí o objetivo de estarmos em comunidades como essas, de tentarmos sensibilizar as pessoas para a questão da saúde. É o governo do Estado cada vez mais perto da população”, ressaltou.

Atividades

A moradora Michele Crisóstemo, de 33 anos, participou da programação acompanhada dos filhos Pedro, de cinco anos, e Matheus, de um. “Já faço parte da comunidade e não podia deixar de apoiar a benfeitoria que está sendo feita. Vim com a família para aproveitar o dia e trouxe meus filhos para tirar a identidade e para brincar. Estou gostando, deveria ter sempre. O governo tem que estar sempre dentro da comunidade”, considerou.

A senhora Josefa de Santana, de 58 anos, também aprovou a programação. “Sou de outro bairro, vim hoje aproveitar para tirar a carteira de identidade. Acho que é bom fazerem sempre esse tipo de serviço, está bonito, bem arrumado, estou gostando”, opinou.

A programação também foi vista com bons olhos pelos próprios representantes dos órgãos que integraram a organização. É o caso de Edvaneide Lima, coordenadora estadual de políticas para as mulheres da Seidh.  “Viemos aqui com a unidade móvel para fazer um trabalho de informação, de distribuição de material gráfico e de atendimento psicológico. Nosso foco é a temática da violência contra a mulher. Hoje é um dia de festas com as crianças, e a gente entende que se tem violência contra a mulher, a criança é atingida. Por isso, esse evento é muito importante”, relatou.

O coordenador do Programa Estadual de DST/AIDS, doutor Almir Santana, também falou sobre os serviços disponibilizados no evento. “Nossa finalidade é trazer a unidade móvel para cuidar da família. O foco da festa são as crianças, mas as crianças são acompanhadas. A atividade aqui é disponibilizar cerca de 100 testes de HIV, sífilis e hepatite B e C para a população em geral, principalmente a população sexualmente ativa. É um serviço ofereceido pelo governo do Estado com a meta de diagnosticar, porque quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo podemos tratar, e isso influencia na qualidade de vida”, disse.

Serviços

Além da Seidh, outras secretarias e entidades vinculadas ao Governo de Sergipe se engajaram na programação. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) se fez presente levando cama elástica, castelo inflável, piscina de bolinhas e brincadeiras variadas ao local, além de disponibilizar a emissão da Identidade Jovem.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou o Samu à comunidade, disponibilizando um posto de atendimento, uma unidade de suporte básico e uma unidade de suporte avançado. O Samuzinho também esteve presente, explicando às crianças os procedimentos e a dinâmica de operações do Samu. A Funesa participou com a escovação bucal supervisionada, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) disponibilizou o serviço de emissão de carteiras de identidade através do Instituto de Identificação. O Corpo de Bombeiros também marcou presença, levando viaturas com equipamentos para demonstração.

Diversos órgãos da Prefeitura também se fizeram presentes. A Guarda Municipal, responsável pela segurança do evento, fez uma apresentação sobre combate às drogas. A Secretaria Municipal de Esporte e da Juventude promoveu competições de futsal, futebol, basquete, vôlei, frescobol, queimado, cabo de guerra e jogos de mesa. A Secretaria Municipal de Saúde realizou campanhas de vacinação e incentivou a prática de atividades físicas com a Academia da Cidade. A Emsurb ficou responsável pela estrutura, dando suporte na limpeza e instalando toldos e banheiros químicos.

Foto Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também