Aracaju, 28 de março de 2024

Jackson e Belivaldo celebram festa do Sagrado Coração de Jesus em Ribeirópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__46CB~1

A novena ao padroeiro trouxe uma reflexão com o tema geral “Sagrado Coração de Jesus, fonte de vida e santidade” e o lema “Viver com amor o terceiro mandamento”

O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas prestigiaram a festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, em Ribeirópolis. Festejando o dia do padroeiro da cidade, os riberopolenses percorreram as ruas da cidade em procissão e participaram da missa campal presidida pelo vigário episcopal, padre Marcos Rogério. Além da procissão e da missa, houve ainda a exposição do santíssimo.

Iniciada no dia 20 de outubro, a novena ao padroeiro trouxe uma reflexão com o tema geral “Sagrado Coração de Jesus, fonte de vida e santidade” e o lema “Viver com amor o terceiro mandamento”. A coordenação da festa ficou sob a responsabilidade do pároco, padre Alessandro Lima. Além dos padres Alessandro e Marcos Rogério, co-celebraram a missa campal os padres Denivaldo, José Carlos e Edvaldo.

Para o governador Jackson Barreto, a festa ao Sagrado Coração de Jesus propõe uma reflexão sobre os valores cristãos. “A mensagem que a igreja católica passa com o Coração de Jesus ao mundo é a generosidade do coração de Cristo e como ele é misericordioso. Acho que o Coração de Jesus é um simbolismo muito importante que a igreja usa, mostrando ao ser humano a grandeza do coração de Cristo para amar, para perdoar, para se solidarizar, para mostrar como é preciso ser fraterno. Acho que essa é a mensagem, esse é o sentimento. Nós, católicos, temos a imagem do Senhor como nosso salvador, nosso criador, a luz da nossa vida, a fé que nos alimenta. Toda a nossa vida se resume no amor que nós temos a Cristo e na certeza de que ele é a nossa salvação, ele é o nosso porto seguro”, disse.

O padre Marcos Rogério falou sobre o acolhimento da paróquia aos visitantes durante os dias do novenário. “A igreja matriz se abre para acolher os visitantes de outras paróquias, de outros municípios e até de fora do estado de Sergipe, porque essa festa cresceu e se expandiu através do anúncio dos nossos padres. Hoje, o nosso coração se alegra olhando para a imagem do Sagrado Coração de Jesus, refletindo sobre o gesto de suas mãos voltadas para o povo. Todos esses dias, Jesus nos abençoou”, afirmou.

O pároco Alessandro Lima relatou sua satisfação em ver a mobilização dos fieis para a realização da festa. “É muito bonito ver tantas pessoas que participam, que se preocupam, que tanto se esforçam e tanto se doam para ver essa festa acontecer. Isso mexe muito comigo. Foi muito gratificante ouvir tantas pessoas daqui e também de fora falando da beleza da festa. O povo daqui é fervoroso. Pode ser que exista alguma festa igual, mas nenhuma maior do que a festa do Sagrado Coração de Jesus em Ribeirópolis”, comentou.

A senhora Maria José Souza Santos, natural de Nossa Senhora das Dores e residente em Aracaju, fez questão de comparecer à festa do Sagrado Coração de Jesus. “Vim não só para a missa e a procissão de hoje, mas também participei de outras noites da novena. Achei tudo muito bem preparado. Vim buscando ouvir a palavra, o evangelho, e entender mais sobre o que Cristo nos ensina. Já participei em outros anos, e acho que neste ano está mais organizado”, opinou.

A ex-prefeita de Ribeirópolis, Uita Barreto, pontuou a importância da festa do padroeiro para o povo da cidade. “A minha prece de hoje foi pedir ao Coração de Jesus que ilumine a todos os ribeiropolenses e os visitantes que estiveram aqui, e não só eles, mas também o governador Jackson Barreto, toda a sua equipe e todos que o acompanham. Peço que o padroeiro abençoe cada um de nós nesta tarde e que essa data se repita por muitos e muitos anos. A festa é muito importante. É uma tradição que movimenta toda a cidade, melhora o comércio, mexe com todos os moradores. Todas as ruas estão arrumadas e nada foi pago, foram os moradores de cada rua que se prontificaram de arrumar. O padre pediu e o povo ouviu”, contou.

Devoção

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus faz referência a dois episódios bíblicos: o gesto de São João, que encostou a cabeça no coração de Jesus durante a última ceia, e a paixão de Cristo na cruz, quando o soldado abriu seu lado com uma lança. Essas duas passagens teriam sido citadas para Santa Margarida Maria de Alacoque, que foi testemunha da aparição do Sagrado Coração de Jesus e tornou-se encarregada de espalhar esta devoção ao mundo. A aparição ocorreu em 1675 e desde então o culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser professado.

Foto Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também