Aracaju, 28 de março de 2024

Projeto desenvolvido em escola rural de Sergipe é apresentado na Mostratec

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__BB30~1

Por Silvio Oliveira

O projeto de pesquisa de filme polimérico para escovação dental com fontes renováveis desenvolvido pelo aluno Erisvaldo Correia Santos (2º ano) e orientado pelo professor Sérgio Cardoso, ambos da Escola Rural Família Agrícola Ladeirinhas, de Japoatã (SE), foi apresentado em formado de banner na Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada no período de 25 a 28 de outubro, em Nova Friburgo (RS).

A pesquisa permitiu criar um tipo de plástico de origem natural a partir do amido do milho, que foi adicionado ao juá, além da enzima de papaia, com a aplicabilidade de ser uma alternativa para a escovação dental. “O amido é retirado do milho, que pode ser produzido na própria escola, e o juá retirado do juazeiro. Adicionamos a enzima da papaia, ou seja, do mamão, que serviu como uma fonte alternativa para a escovação dental”, explicou Sérgio Cardoso, professor-orientador.

O orientador destacou que teve o apoio da Secretaria de Estado da Educação na participação da feira e das escolas Família Agrícola Ladeirinhas (Japoatã) e do Centro de Excelência Agonalto Pacheco (Neópolis), este último, fornecendo os laboratórios para a realização das pesquisas. “É importante que incentivemos a participação porque eu, enquanto professor e pesquisador, sinto-me incentivado a continuar e buscar parcerias com outras escolas da rede e instituições de ensino superior. O aluno também é incentivado a participar cada vez mais. Além da feira, participamos de formação, de seminários e tivemos o contato com outros alunos de vários países”, disse ao acrescentar que o projeto também teve a co-orientação do professor Nilson Santos, do Colégio Dr. João de Melo Prado, em Divina Pastora.

Erisvaldo Santos disse que o juá foi retirado de Juazeiros cultivados na própria escola e trabalhado em laboratórios com as outras fontes. “Estou utilizando a babosa em um novo projeto. Continuarei a pesquisa”, afirmou o aluno do 2º ano do Ensino Médio.

Mostratec

A feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

A Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa 420 da Mostratec + 220 da Mostratec Júnior, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também