Aracaju, 28 de março de 2024

Evangélicos homenageados com Bíblias Sagradas e Placas comemorativas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__1BA2~1

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Sessão Especial em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. Na ocasião, o deputado Pastor Antônio dos Santos (PSC), fez a entrega de Bíblias Sagradas e de 19 Placas Comemorativas às Denominações Protestantes existentes no Estado de Sergipe, entre elas, a Igreja Evangélica Luterana em Sergipe, Ernani Kufeld.

De acordo com Ernani Kufeld, a Igreja Luterana está em Sergipe há 36 anos. “No Brasil é uma igreja pra lá de centenária, mas fruto de Martinho Lutero, sua teologia, subescrevendo a sua confissão de 1530 e trazendo o ensino desde então da salvação somente pela graça através da fé em Jesus Cristo, tendo como base através da fé em Jesus Cristo, tanto para a fé e vida à Sagrada Escritura”, enfatiza.

Para o deputado Pastor Antônio dos Santos, é importante respeitar a crença e forma litúrgica de cada um. “E ai podemos andar em harmonia. O que nós queremos hoje não é voltar ao passado e lamentar o que aconteceu. Isso já não nos interessa. Queremos celebrar a reforma e nós mesmo cuidarmos de nos reformar à cada dia e melhorar à cada dia. Deus é perfeito, é acabável, é princípio e fim, mas tem pessoas que acham que devem acrescentar à Bíblia várias coisas. O Brasil hoje vive um período muito bom do ponto de vista de convivência religiosa, diferente de outros países que têm tantos conflitos”, entende.

Entrega de Bíblias

O pastor Antônio dos Santos fez a leitura de dedicatórias durante a entrega das Bíblias Comemorativas. “Tomamos a iniciativa de entrega aos chefes dos poderes do nosso Estado, de um exemplar da Bíblia Especial e Comemorativa. Na dedicatória, um pensamento de Lutero de que ‘as boas obras não tornam bom o homem, mas o homem bom praticam as boas obras’. Ler este livro e obedecer é encontrar a felicidade eterna. Todos nós sabemos de muitos fatos, mas o mais importante é que a Bíblia Sagrada está acessível a todas as pessoas. O livro dos livros, é quase uma epifania (manifestação de Deus, muito próxima)”, explica.

Entrega de Placas

O pastor Antônio dos Santos também fez a entrega de placas comemorativas aos vários pastores, representantes de igrejas evangélicas em Sergipe. O primeiro a receber a homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado, foi o pastor Christian da Paixão França, da Igreja Adventista da Promessa. Entre os vários pastores homenageados, estão Pastor Eliezer Júnior, Igreja Adventista do Sétimo Dia; Almézio Alves, representando a Igreja Assembleia de Deus,  sendo a que mais cresceu, tendo mais de um mil templos espalhados em todos os municípios sergipanos; o pastor Gerson  Vilas Bôas, da Igreja Batista Betel e o Presbítero Luiz Alves, da Igreja Evangélica Independente.

“É uma lembrança pra nunca mais ser esquecida, com a Rosa e a foto de Lutero”, afirma pastor Antônio ao entregar as placas.

Martinho Lutero

O pastor Emanuel Menezes, da Igreja Presbiteriana Doze de Agosto, falou em nome das igrejas homenageadas e destacou o legado deixado pelo alemão Martinho Lutero. “Os 500 anos da Reforma Protestante do Século XVI, são uma consequência do livre pensar. Os precussores da Reforma, 200 anos antes de Martinho Lutero já vinham ensinando o Evangelho, mas de uma forma que o povo não tinha acesso, na própria língua. Com o eclodir da imprensa de Gutemberg, o texto da Bíblia Sagrada teve livre acesso ao povo, tendo sido impressa em larga escala no indioma do povo, o alemão. Com isso, houve o manifesto do monge agostiniano Martinho Lutero, que nunca quis criar uma nova igreja, mas que a igreja fosse reformada para viver doravante nos moldes do evangelho. Com isso foi escomungado e surgiu um movimento chamado igreja luterana ou reformada”, destaca.

Para o governador Jackson Barreto, a Sessão Especial serviu para relembrar um momento histórico para o mundo. “A Reforma Protestante aconteceu há 500 anos, quando Lutero iniciou um movimento de reforma interna contestando alguns dogmas da Igreja Católica, um movimento que se expandiu para o mundo inteiro e criou a Reforma Protestante. O que estamos fazendo aqui hoje é uma análise histórica daquele momento. A Igreja Católica de hoje não mais a mesma daquele momento e todas as religiões devem merecer de qualquer cidadão o respeito. Quero aqui aplaudir a iniciativa da Assembleia Legislativa para esse momento comemorado no mundo inteiro”, diz.

Mesa

A mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), o deputado Antônio dos Santos (PSC), autor da propositura, o governador Jackson Barreto (PMDB), o pastor Wellington Santos, presidente da presidente Sociedade Bíblica do Brasil, em Sergipe, o pastor Waldemar Alves Filho, presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe e a vereadora Emília Corrêa (PEN), representando o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitales, o Nitinho (PSD).

Os deputados Georgeo Passos (PTC) e Goretti Reis (PMDB), estiveram presentes ao evento. No plenário e nas galerias, representantes de várias igrejas evangélicas.

A Sessão Especial contou ainda com o Hino Nacional Brasileiro tocado pela Orquestra Sons de Júbilo da Igreja Assembleia de Deus, sob a Regência do Maestro Edimael Tavares Santos, que tocou a música Castelo Forte; a oração do Pai Nosso também foi cantada.

Ao final, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo agradeceu ao deputado Pastor Antônio pela propositura do Pastor Antônio. “Eu quero dizer aos irmãos evangélicos, do prazer e da honra em estar reunidos hoje aqui com vocês. E agradecer ao amigo e deputado Pastor Antônio, além da chefe do Cerimonial da Assembleia, Laura Kummer, por terem elaborado essa placa tão linda para os homenageados, da qual também recebi. Sou de uma família católica, tenho irmãs freiras, mas respeito as demais religiões, pois o Deus é o mesmo. Estou feliz em colocar a minha assinatura nessa placa e vou levar a Bíblia pra casa para ler com atenção. Procuro ser o mais correto, transparente possível e fiel às pessoas que confiam em mim. Essa Casa tem 24 deputados com muita responsabilidade perante ao povo sergipano. Eu não tenho vergonha de ser político. Obrigado pela Feliz Noite”, ressalta.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também