Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Violência “deita e rola” em Sergipe, mas para SSP tudo está sob controle!

Os números divulgados do mais novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública caíram como um “balde de água fria” na política empreendida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Desde a revelação dos números da violência em 2015, quando Sergipe figurou como o Estado mais violento do País pela primeira vez em sua história, que a SSP tem trabalhado para tentar reverter o cenário, sobretudo apresentado números e estatísticas, tentando passar o entendimento de que o crime está sob controle.

O problema é que a sensação de insegurança revela um Sergipe violentíssimo, onde o cidadão comum não tem tranquilidade nem para transitar pelas principais vias públicas de nossas cidades. De um lado temos pais de famílias assustados, desesperados, dispostos a arriscarem suas vidas contra o crime para protegerem seus entes queridos; do outro lado temos uma estrutura da SSP que é bastante eficiente na resolutividade dos casos, mas que não consegue ter um caráter preventivo, para impedir que o crime aconteça.

Parecia uma recomendação do Poder Executivo ou do próprio comando da SSP, numa espécie de marketing positivo para tentar minimizar o desgaste com tanta violência. Mas está provado que a realidade não é pura invenção dos adversários do governo ou de setores da imprensa. Desde o início do ano que a Secretaria sempre enfatiza que “tudo está controlado” em Sergipe, mas o cidadão não sente isso, os sequestros, assaltos, arrastões, latrocínios e homicídios são constantes. Por mais que tentem “maquiar” a situação, a verdade sempre aparece…

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que em mortes violentas intencionais Sergipe conquistou a “taça da violência” do País com uma taxa de 64%, 11,5% a mais que a registrada em 2015. Superamos, proporcionalmente, Estados populosos como São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Os registros de mortes violentas em Sergipe subiram de 1.286 casos para 1.449 homicídios. Na mesma linha está a capital Aracaju, a “campeã da violência” em 2016, com uma taxa 66,7%, representando um crescimento de 18,6% no comparativo com o ano anterior.

Em síntese, de um lado o marketing do governo insiste na teoria que tudo segue melhorando em Sergipe, no quesito Segurança Pública, por sua vez, pelo segundo ano consecutivo o Anuário da Segurança coloca nosso Estado como o maior em índices de violência. A propaganda é muito bem feita, a Força Nacional chegou ao nosso Estado, a nossa polícia elucida os casos, mas o crime continua acontecendo e crescendo. Os investimentos acontecem, mas os resultados não aparecem e a população segue ainda mais acuada…

 

Valadares

Em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho, o senador Valadares (PSB) lamentou que pelo segundo ano consecutivo tenha sido o campeão da violência e que Aracaju, a capital da qualidade de vida, segue na mesma direção.

 

Força Nacional

Valadares revelou que, após Sergipe chegar ao posto de Estado mais violento do País em 2015, ele, e os então senadores Eduardo Amorim (PSDB) e Pastor Virgínio (PSC) solicitaram a presença da Força Nacional em Sergipe. “Naquele momento o governador veio a público para dizer que esse não era assunto de senador, mas este é um assunto de todos nós”.

Sem ódio

O senador pelo PSB vê como vergonhosa a situação do Sistema de Segurança e nega que esteja agindo movido por ódio. “Sou movido pelo amor ao meu Estado e faço as críticas quando elas são necessárias e, nesse momento, eu não poderia ficar calado. A Segurança tinha que ser colocada como prioridade”.

 

Emendas

Questionado sobre as emendas que não apresentou para a Segurança, Valadares respondeu com uma pergunta: “a bancada se reúne para ouvir as demandas do Estado. Quantas vezes o governador solicitou uma emenda impositiva para a Segurança?”. “O comando da Segurança é do governo e não do Senado”, pontuou o senador.

 

Não briga

Por sua vez, o secretário de Comunicação do Estado, Sales Neto, disse que Sergipe não vai brigar com os números do Anuário e pontuou que os dados apresentados são referentes a 2016 e que este ano a realidade da Segurança é completamente diferente.

 

Sales Neto

“Nós não vamos brigar com os números do Anuário e trabalhamos com os registros de 2017, porque segurança pública se faz o tempo todo. E os índices registrados são positivos”, explicou o secretário de Comunicação.

 

Dados maquiados I

A coluna só não concorda quando o secretário de Comunicação, para justificar os números de Sergipe, usa a teoria da conspiração, onde Estados como São Paulo e Goiás apresentam “dados maquiados”, escondendo a realidade.

 

Dados maquiados II

Aliás, esta tem sido uma tendência de todos que fazem a Segurança Pública em Sergipe acusando os demais Estados de apresentarem dados maquiados ao Anuário, uma postura que pode criar um constrangimento desnecessário com outras unidades da Federação.

 

Alessandro Vieira I

O delegado Alessandro Vieira enfatiza que o aumento da Violência em Sergipe é decorrente da falta histórica de uma política de Estado na área de Segurança Pública. Segundo ele, “o problema em nosso Estado é a falta de uma Política de Segurança Permanente, pois vão se sucedendo governos e os gestores e as rotinas vão mudando conforme os interesses de cada um”.

 

Alessandro Vieira II

O delegado pontua que o efetivo policial é muito baixo para a demanda necessária mesmo com os novos policiais advindo do último concurso. Segundo ele, os novos concursados somente foram uma reposição dos policiais que se aposentaram. Desta forma, o efetivo policial não teve nenhum ganho quantitativo significativo em seus quadros. Ele ressalta que a Segurança Pública não é prioridade efetiva para o Governo.

 

Política

Sobre política, o Delegado disse que seu nome está colocado à disposição da REDE para concorrer ao cargo eletivo de Deputado Estadual. E que a REDE terá candidatura majoritária para o Governo. Para ele, o único que representa o “novo” em Sergipe é Dr. Emerson, “pela coerência entre o que fala e o que faz”.

 

 

Veja essa!

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, perdeu completamente o discurso de que não atrasava os salários dos servidores públicos. No mês passado já pagou em atraso os salários dos aposentados.

 

E essa!

Agora, só recebem nesta terça-feira (31), dentro do mês trabalhado, os servidores estatutários da administração direta, da Saúde e da Educação. Os da administração indireta (empresas e fundações) e os cargos comissionados só recebem dia 8. Já os aposentados e pensionistas terão que esperar até o dia 13.

 

E a economia?

O que chama a atenção é que o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, tem intensificado uma política de contenção de gastos em Aracaju, fazendo uma ampla economia, diminuindo cargos comissionados e, ainda assim, a PMA atrasa os salários. Não dá para entender…

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, ingressou na Justiça com mandados de segurança contra os secretários de Estado José Almeida Lima, da Secretaria de Saúde, e José Macedo Sobral, o Zezinho Sobral, da Secretaria da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos.

 

Georgeo Passos II

Georgeo justificou que tomou tal medida por não receber respostas para reiterados ofícios solicitando informações das secretarias. “São informações públicas e que deveriam ser disponibilizadas para que o nosso gabinete faça a devida fiscalização”, argumentou.

 

100 ofícios

Georgeo explica que já enviou mais de 100 ofícios para secretarias e que poucas foram as respostas recebidas. Para Zezinho, foram solicitadas as atas da reunião do conselho que gere o Fundo de Combate à Pobreza em Sergipe (Funpobreza). Já Almeida Lima não respondeu até o momento ofício solicitando relatórios de gestão dos últimos dois anos da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Georgeo afirma que há meses aguarda esses documentos sem que tenha recebido respostas dos secretários.

 

Obstáculos

“Estão colocando obstáculos para a fiscalização. Estamos nessa luta há mais de 6 meses. Porém, os secretários não encaminham a documentação – desrespeitando esta Casa. Quem não deve, não teme. Por que esconder informações que são públicas?”, questionou. “Um Governo que se diz tão transparente, mas que na prática e bem diferente. Se um parlamentar, que tem a prerrogativa de fiscalizar, não consegue as informações, que dirá o cidadão comum”, completou o deputado.

 

Fisco

O Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) está convocando a categoria para retomar a campanha pela reposição inflacionária salarial. O assunto será tema da assembleia a ser realizada nesta terça-feira (31), às 15h30. Para o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza, a permanência da negativa do governo estadual à reivindicação não se sustenta.

 

Paulo Pedroza

“No primeiro semestre de 2017, uma série de mobilizações unificadas de sindicatos de servidores públicos conseguiram retomar o diálogo com o governo estadual na expectativa de encontrar uma alternativa para reverter a situação da falta de reajuste inflacionários dos salários, que se arrasta há quatro anos. Porém, o governo não avançou no diálogo”, afirma Pedroza.

 

Natal Iluminado

O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Federação do Comércio de Sergipe, Laércio Oliveira, assinaram convênio para realização do “Natal Iluminado”, na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. A iniciativa compreende a iluminação e ornamentação da área, além da realização de atividades artísticas no local. A programação se iniciará no dia 1º de dezembro e se repetirá anualmente até 2020.

 

“Com Unidade”

Na mesma solenidade, Edvaldo e Laércio também firmaram parceria para o desenvolvimento de atividades de assistência, lazer e de saúde na praça Mariana Moura, no bairro 17 de Março. O projeto “Com Unidade” tem duração de oito meses e levará cursos, oficinas, atividades recreativas, esportivas, de turismo social, de Educação e Nutrição. Também serão disponibilizados para os moradores da localidade serviços odontológicos e exames. O projeto é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) conveniado com a prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social.

 

Reveillon

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu a visita dos empresários do setor de transporte público de Aracaju. No encontro, o gestor municipal reafirmou seu compromisso de realizar a licitação do transporte e fez um pedido para que as empresas sejam parcerias da prefeitura para viabilizar a realização do Réveillon da capital.

 

Edvaldo Nogueira

“Foi um encontro muito bom. Pudemos conversar sobre temas de interesse da cidade. Reafirmei minha disposição de realizar a licitação do transporte público de Aracaju, conforme me comprometi com os aracajuanos, e aproveitei a oportunidade para pedir o apoio dos empresários para que a gente possa realizar uma linda festa de Réveillon da capital, dentro do modelo de parcerias, que tenho defendido para a nossa administração. As expectativas são boas”, afirmou o prefeito.

 

Encovendas I

Foi realizada mais uma edição do Encontro de Vendedores do Setor Atacadista e Distribuidor de Sergipe (Encovendas), no Hotel Del Mar. O evento é uma realização do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise), que contou com o apoio da Fecomércio, e contou com a palestra motivacional do consultor Domingos Cordovil, personalidade do ramo de motivação profissional e estímulo empresarial.

 

Encovendas II

Cerca de 400 profissionais, entre empresários, comerciantes e vendedores do comércio atacadista participaram do evento que contou com o sorteio de dezenas de brindes no almoço de confraternização oferecido no final do evento. Cordovil destacou em sua palestra, a importância do profissional de vendas para a cadeia de abastecimento e lembrou que o vendedor deve ter um ponto focal par atingir suas metas de venda e crescer profissionalmente, se destacando dos outros profissionais.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também