Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CONFIRMAÇÃO AO SENADO MUDA CENÁRIO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A decisão do governador Jackson Barreto (PMDB) em disputar ou não o Senado Federal nas eleições do próximo ano pode – e vai – influenciar na consolidação do nome do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) como candidato ao Governo do Estado. Nada que represente algum risco a Chagas como pré-candidato, mas ainda se percebe comentários fúteis de que “o vice não encaixa bem”.

Um pouco de balela nisso. Belivaldo se apresenta bem e tem receptividade junto ao eleitorado da capital e interior. Não é um fenômeno de popularidade, reconheça-se, mas entre os prováveis nomes que podem disputar o Governo, a estatura popular não tem dimensões além do normal, inclusive pelo descrédito do eleitorado aos políticos de uma forma em geral.

Todos, em razão das consequências de um momento conturbado da política brasileira, estarão sob suspeita de uma sociedade que assiste casos sucessivos de escândalos que envolvem corrupção com o dinheiro público, ficará atenta em relação ao voto que dará nas eleições de 2018. Uma única mancha no currículo poderá ser fatal para a repulsa popular.

Quando anunciar candidatura ao Senado e que deixa o Governo em abril, Jackson fortalece a pré-candidatura de Belivaldo por uma razão até simples: deixa claro que o vice assume o mandato e encerra quaisquer comentários de quem ainda imagine alguma chance de mudança de projeto.

O fato de oficializar o direito de Belivaldo disputar a reeleição, com absoluta certeza as composições estarão disponíveis já a partir de abril, com o fortalecimento da base aliada e a divulgação do candidato definitivo. Lógico que Jackson ainda analisa sua candidatura com carinho, levando em consideração mais o lado administrativo que político, mas a impressão que JB expõe é a de que “não deixará o cavalo passar selado”.

Vai montá-lo para encerrar sua vida pública no Senado…

SOBRE A VIOLÊNCIA EM SERGIPE

A princípio se imaginou que o secretário João Eloy, há mais de 10 anos à frente da SSP, estivesse saturado de cuidar da pasta com o mesmo tesão de quando iniciou.

Mas técnicos da área diz que a violência independe do Secretário.

TEM QUE DAR MAIS PRIORIDADE

Um delegado experiente diagnosticou problema estrutural com a “eterna falta de policiais que foi se agravando até provocar consequêcias”.

– O Governo tem que dar maior prioridade no combate ao crime.

PREVISÃO É DE REDUÇÃO NESTE ANO

Segundo o delegado a previsão é que haja uma redução significativa da criminalidade a partir deste ano, através da contratação de novos policiais.

O crime se expande pelo interior, que ainda não tem policiamento adequado.

CACHO JÁ PREVIA NÍVEL DE VIOLÊNCIA

Advogado Manuel Cacho, quando esteve à frente da Secretaria de Justiça, há dez anos, já previa o crescimento da violência em Sergipe de forma gradativa.

Para ele não é surpresa o Estado ganhar o pódio da violência no País.

BASTA FECHAR AS FRONTEIRAS

Senador Amorim dá sugestão simplória para o problema da violência: O Governo poderia fechar nossas fronteiras e passar a sensação de segurança aos sergipanos.

Simples assim, mesmo que Sergipe tenha divisas e não fronteiras.

JOÃO DÓRIA FOI DESELEGANTE

Ex-deputado Jorge Araújo acha que prefeito João Dória fez um discurso agressivo na solenidade em que recebeu o título de cidadania sergipana.

– No mínimo foi deselegante, disse.

ARTICULAÇÃO MANTERÁ POSIÇÃO

Não haverá recuo na tendência petista Articulação de Esquerda em 2018. Pode até não ter candidato ao Governo, mas não apoiará quem for indicado por Jackson.

Fecha questão em torno de Rogério Carvalho ao Senado.

NÃO DEIXA NADA SEM RESPOSTA

Pré-candidato a deputado estadual pela Rede, o delegado Alessandro Vieira avisa que não deixará nada sem resposta, “mas em tom respeitoso e sem baixaria”.

Quer preservar a verdade e respeitar a sociedade.

PSC&CIA VAI ESPERAR ATÉ MARÇO

O empresário Edvan Amorim diz a aliados que o PSC&Cia vai esperar até março, se necessário, para uma decisão sobre a chapa majoritária do bloco.

Vai depender do senador Eduardo Amorim e do deputado André Moura.

MUITAS ÁGUAS AINDA VÃO ROLAR

Secretário de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB), tem ouvido muita gente e deduz que ainda tem muitas águas a rolar até a decisão das candidaturas.

– Ainda não está batido o martelo…

JB VAI CONVERSAR COM ELE MESMO

Benedito Figueiredo é aliado a Jackson Barreto há anos e acha que o anúncio de sua candidatura ao Senado só sairá em dezembro ou janeiro do próximo ano.

– Primeiro JB conversará com ele mesmo e depois com amigos e aliados, supõe.

BOSCO RETORNA AO GRUPO DOS TELES

O ex-deputado federal Bosco Costa (Pros) está retornando à companhia dos Teles de Mendonça, com quem esteve há vários anos e tenta se recompor.

Bosco será candidato a deputado federal.

EDUARDO TENTA MANTER O GRUPO

O senador Eduardo Amorim já conversou com o prefeito Valmir de Francisquinho, com a deputada Maria Mendonça e com o ex-deputado José Teles de Mendonça.

Amorim lamentou e pediu que refletissem sobre essa questão.

NÃO TEVE TEMPO DE CHEGAR ANTES

Eduardo disse que só foi informado da eleição antecipada da Câmara quando estava no embarque para Brasília e não pode intervir para evitar a separação.

Continuará insistindo e acredita que o grupo se manterá unido.

ADMITE QUE FIQUEM AS CICATRIZES

Eduardo Amorim reconhece que havendo um novo entendimento, ficarão as cicatrizes expostas e alguns ressentimentos que demoram a ser esquecidos.

Atualmente, uma recomposição parece muito difícil.

PEC ACABA FARRA DAS ANTECIPAÇÕES

Uma PEC já aprovada pelo Senado impede que haja antecipação das eleições para Mesa das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas em todo o País.

Está faltando apenas passar pela Câmara Federal.

FÁBIO HENRIQUE DIZ QUE TEM LADO

O secretário do Turismo, Fábio Henrique (PDT) diz que tem lado definido e só partiria para outra composição se fosse recusado pelo grupo que está.

– Agora, converso com todo mundo. É da política…

LEITOR CONFIA MAIS NOS IMPRESSOS

Pesquisa realizada pela Kantar no Brasil, nos EUA, no Reino Unido e na França revela que 72% dos leitores confiam em notícias publicadas na mídia impressa.

Em último lugar estão as mídias sociais, com índice de confiança de 33%.

Notas

CPI convoca Eduardo Pelella – Randolfe Rodrigues renunciou ao cargo na CPI da JBS depois que a comissão decidiu convocar Eduardo Pelella, ex-chefe de gabinete de Rodrigo Janot, para depor. “A CPI é uma farsa montada para desqualificar os procuradores da República e destruir a Lava-Jato e as demais investigações no país”.

0x0

Funaro volta a cusar Cunha – Lúcio Funaro – que, assim como Cunha, foi convocado para audiências na Justiça Federal em Brasília– voltou a acusar o ex-presidente da Câmara de ter embolsado propina. Depois da audiência de Funaro, Cunha respondeu: “É mentiroso contumaz e tem que sustentar a mentira dele.”

0x0

STF pavimenta caminho – Ministro Luiz Fux decidiu que governador do Rio não pode ser afastado automaticamente do cargo se virar réu, ao contrário do que prevê a Constituição fluminense. Vão vendo: o STF está pavimentando o caminho para o condenado poder candidatar-se à Presidência da República. (O Antagonista)

0x0

Justiça manda retirar postagens – Caetano Veloso e Paula Lavigne conseguem na Justiça liminares que obrigam Alexandre Frota e dirigentes do MBL, Kim Kataguiri, Renan dos Santos e Vinicius Aquino, a retirarem em 48 horas do Twitter e Facebook postagens consideradas ofensivas pelo juiz Bruno Manfrenatti, da 50ª Vara Cível.

0x0

Cinema para Sergio Cabral – O Dia informa que está sendo instalado um cineminha na cadeia pública de Benfica, onde Sérgio Cabral está preso. A sala com TV grande, home theater, aparelho de DVD e filmes variados teriam “fins educativos”. As sessões de cinema servirão para abater dias das penas dos condenados.

0x0

Funaro faz desafio a Cunha – O corretor de valores Lúcio Funaro afirmou ontem ter pagado despesas milionárias para Eduardo Cunha e desafiou o deputado cassado a passar, junto com ele, por um teste em um aparelho detector de mentiras, como uma maneira de comprovar que diz a verdade perante a Justiça.

Conversando

Muito triste – Eduardo Amorim diz que é muito triste ver Sergipe com esses números tão negativos. Estamos convivendo com um dos piores governos da nossa história.

À vista de todos – A violência vinha aumentando à vista de todos, mas não há sistema de inteligência bem estruturado para identificar o aumento do crime.

Qual projeto – Há necessidade de identificar até onde a Secretaria de Segurança tem projeto para tentar reduzir a violência no Estado.

Sargento Edgar – Não adianta tapar o sol com a peneira, a segurança pública está falida, nacionalmente, não podemos ter vergonha de assumir isso.

Virou manchete – Pagar salário de servidor – estadual ou municipal – passou a servir de manchetes para setores da comunicação.

Ciclo maléfico – Capitão Samuel diz que esse Ciclo maléfico de tratar usuário (Dependentes Químico) como criminoso está equivocado, questão de saúde pública.

Sobre o PPS – Alessandro Vieira diz que o PPS defendido por João Fontes é o mesmo de Mendonça Prado e de Roberto Jefersson.

Usa WhatApp – Almeida Lima diz que Georgeo Passos quer palanque. Afirma que costuma prestar contas ao deputado pelo Whatsapp.

Hábeas previsto – A concessão do hábeas corpus para Sergio Cabral por Gilmar Carvalho já era prevista ao chegar às mãos do ministro.

 

Leia também