Aracaju, 16 de abril de 2024

Edvaldo entrega certificados a servidores que concluíram Ciclo de Treinamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__5DCE~1

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na manhã desta quarta-feira, 1º, os certificados para os servidores que participaram do primeiro Ciclo de Treinamento Integrado da Prefeitura de Aracaju. A iniciativa, que teve como foco a capacitação em temas das áreas administrativa e financeira, formou cerca de 240 funcionários públicos municipais. As aulas foram ministradas por servidores da própria administração, evitando assim a geração de custos com consultorias.

“Estou muito feliz em realizar a entrega destes certificados, pois este é um evento muito importante para a nossa administração, pois a formação e a atualização profissional são fundamentais para que a nossa administração funcione com mais eficiência. Não se chega a um lugar sem o conhecimento. No serviço público, geralmente, há negligência com isto. Mas nós estamos mudando este quadro. A Escola de Governo desempenhará um grande papel como centro formador dos nossos trabalhadores”, afirmou o prefeito, durante a solenidade de entrega dos certificados, que ocorreu no auditório do Banco do Estado de Sergipe.

Para Edvaldo, foi gratificante contar com o trabalho dos próprios servidores, que transmitiram seu conhecimento para os demais membros da gestão. “Pudemos revelar os nossos próprios valores. Os instrutores dos cursos foram servidores com vasta experiência nos temas que deram aulas brilhantes e motivaram o conjunto dos alunos. Este Ciclo de Treinamento revelou os nossos talentos. Isso gera economia e mostra que temos uma equipe qualificada”, destacou.

O primeiro Ciclo de Treinamento Integrado da Prefeitura de Aracaju foi realizado entre 11 e 29 de setembro, com organização da Secretaria Municipal da Fazenda e parceria da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Controladoria Geral do Município (CGM) e Aracaju Previdência.

Os 16 módulos oferecidos abordaram a operacionalização dos sistemas de compra e dispensa, inexigibilidades, contratos, registro de preço e licitação, contabilidade, almoxarifado, patrimônio, procedimentos da Receita Federal do Brasil, declaração de débitos, créditos e códigos tributários, além dos sistemas utilizados pelas pastas da Educação, Saúde, Previdência e Planejamento.

“A experiência deste Ciclo Integrado é uma referência nacional. A partir de um levantamento que realizamos das necessidades das secretarias, oferecemos cursos da mais alta qualidade, que representam a realização pessoal dos que se formaram e repercute numa integração maior das secretarias e num serviço de mais qualidade para o cidadão”, afirmou o coordenador da Escola de Governo e Administração Pública, Bosco Rollemberg. Entre maio e outubro, a Escola de Governo, vinculada à Secretaria do Planejamento, ofereceu 39 cursos, em 69 turmas, capacitando 1.494 alunos, sendo 714 servidores.

O secretário da Fazenda, Jefferson Passos, ressalta que os cursos oferecidos durante o Ciclo Integrado estão alinhados ao Planejamento Estratégico do município. “Os cursos foram definidos diante das demandas apresentadas pelos servidores, após a identificação dos problemas mais recorrentes e com base nas ações prioritárias do nosso planejamento”, explicou.

A instrutora Karina Calazans, que ministrou um curso sobre Licitação, diz que já é possível verificar resultados efetivos da capacitação. “A gente recebia no setor de Licitação processos mal instruídos. Com os cursos, notamos uma melhoria significativa, o que acelera o andamento dos processos e melhora a eficiência do serviço prestado à sociedade”, afirmou.

Servidor da Secretaria da Saúde, Anderson Assunção, relatou que os cursos foram relevantes ao desenvolvimento do seu trabalho. “É um ato muito importante do prefeito e de toda a gestão, pois a finalidade é a melhoria das atividades em cada secretaria. Fiquei feliz e orgulhoso em participar. E quero aprender mais para dar o meu melhor sempre, para ter uma gestão de qualidade e eficiência para o cidadão”, disse ele, que participou dos cursos de Operacionalização dos Sistemas de Contabilidade e Normas e Procedimentos Contábeis.

Prestigiaram a entrega dos certificados os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara) e Dr. Gonzaga, além dos secretários municipais.

PMA

Foto Sérgio Silva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também