Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A OPOSIÇÃO BATALHA NOME VIA PESQUISA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A oposição está absolutamente silenciosa em relação à formação da chapa majoritária. Acha melhor aguardar o tempo passar. Não há unanimidade em torno de um nome ao Governo. Nem dos dois ao Senado. A cúpula está achando prudente acomodar algumas divergências que ainda estão sendo digeridas pelo bloco. Há uma concordância de que “ninguém deve ser escolhido para ser candidato majoritário apenas para massagear o ego”.

Diante disso, a proposta que gira entre integrantes do bloco oposicionista, mesmo o já bem definido, como o PSC&Cia, quanto outros conglomerados que rumam em posição contrária ao atual Governo, é de que se tente uma composição ampla e se realize várias pesquisas qualitativas e quantitativas, principalmente espontânea, para chegar a um candidato de consenso, de acordo com exigência da sociedade.

A tese, entre aqueles que atuam com mais intensidade na política do Estado, é de que não cabe uma terceira via. Quer dizer: uma candidatura que fique assentada no limite da fronteira que separa oposição e situação. Seria o caso do PPS, da Rede e dos partidos da esquerda extremada, que já expõem sinais da vontade de estar no páreo e com palanque armado para o pleito do próximo ano.

Pelo visto, a terceira via coça e incomoda. É verdade que dificilmente haja polarização fora do contexto Governo, PSC&Cia e prováveis agregados, mas não dá para desdenhar de novos conglomerados que estão surgindo, expondo nomes bem sucedidos em disputas eleitorais. No mínimo essas candidaturas levarão ao segundo turno, podendo até estar alguma delas na disputa.

A oposição está se esmerando na escolha, embora se sinta cheiro forte de embate no ar, provocado pelo mal estar de quem não foi escolhido cabeça de chapa.

INFORMAÇÕES DA CÚPULA DA SSP

O repórter Tiago Hélcias publicou nas redes que “Jackson Barreto sentiu o peso dos números da violência. Informações dão conta que a cúpula da SSP pode cair”.

E mais: “nomes foram sondados em reunião”.

NÃO HOUVE REUNIÃO E NEM MUDANÇA

O governador Jackson Barreto foi quem informou que não houve reunião sobre esse assunto e nem haverá mudanças na cúpula da SSP.

Vê o momento nessa área como singular.

PROBLEMA VEM DE VÁRIOS GOVERNOS

Jackson Barreto reconhece que a questão da segurança piorou muito e vem de outros governos que antecederam ao presidente Michel Temer.

– A violência é filha do tráfico, disse Jackson.

TODOS OS ESTADOS NO MESMO NÍVEL

Para o governador Jackson Barreto, todos os Estados estão no mesmo nível de violência e a diferença de um para o outro é na base de 1%.

Segundo JB, o Brasil é o segundo distribuidor de drogas do mundo.

SOBRE CANDIDATURA AO SENADO

Sobre o anúncio de sua candidatura ou não ao Senado Federal, Jackson diz que não coloca a eleição em primeiro plano e que está pensando muito sobre isso.

– É que estamos vivendo um clima de dificuldade geral…

VALADARES TIRA LICENÇA NO SENADO

Como noticiou a coluna há três meses, o senador Valadares (PSB) vai sair de licença por 120 dias e só retorna em março preparado para a campanha.

Assume o suplente Elber Batalha (PSB).

FARÁ UM CHEC UP E ATÉ CIRURGIA

Valadares aproveita para tratar de assuntos particulares, como uma viagem e chec up, que poderá levá-lo a uma cirurgia de pequeno porte.

É a primeira vez que o senador se ausenta por quatro meses.

USO DAS REDES SOCIAIS COM FREQUÊNCIA

O senador Valadares passou a usar com maior frequência as redes sociais para exibir seu trabalho e fazer críticas ao Governo. Está mais no Twitter e no Instagran.

Faz pré-campanha aberta para o próximo ano.

PMDB CANCELA CONVENÇÃO

A convenção que o PMDB realizaria dia 7 deste mês foi mais uma vez cancelada. O presidente regional do Partido, João Augusto Gama, recebeu o e-mail ontem.

O governador Jackson Barreto também participaria.

COINCIDÊNCIA NO ADIAMENTO

Há coincidências nos adiamentos da convenção do Diretório Nacional do PMDB: A primeira teve como fundo problemas que envolviam parentes de Romero Jucá.

Agora ocorreu a denúncia do próprio Jucá na Operação Lava Jato.

O PROBLEMA POLÍTICO DE ITABAIANA

Valmir de Francisquinho, prefeito de Itabaiana, precisa eleger o filho Thalisonn, para não virar “rolete chupado” ao perder a Prefeitura.

A dedução é de um dos seus aliados próximo.

A DISPUTA DEVE SER PARA ESTADUAL

A mesma fonte disse que o seu filho, Thalisonn Costa, tende a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, embora ainda não tenha definido sobre isso.

– Candidatura a federal é um risco grande, avalia.

DEMISSÃO OCORREU POR DIFICULDADE

Murilo Andrade pediu demissão ontem da Secretaria de Saúde de Canindé do São Francisco. Razão: dificuldade na receita, que sofreu queda de 50%.

Não houve problema com o prefeito Eduardo da Farmácia.

KAKÁ QUER PARTICIPAR DO PROCESSO

O irmão de Murilo é Kaká Andrade, secretário do Turismo de Canindé, que deseja participar do processo eleitoral de 2018 e analisa sua melhor posição.

ESTÁ DA OLHO NA SUPLÊNCIA DE SENADOR.

Time com muito centro-avante

O grupo de oposição insiste que a chapa majoritária será formada por nomes que sejam bem avaliados pelas pesquisas, “não por quem queira disputar a qualquer custo”.

Um líder do bloco admite: “nosso time tem muito centro-avante”

ENCONTRO COM ANDRÉ É AGENDADO

O governador Jackson Barreto viaja a Brasília na próxima quarta-feira e tem agendado encontro com o líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC).

Tratará com ele sobre financiamento.

CENÁRIO DAS PESQUISAS JÁ FEITAS

Vários municípios, incluindo Aracaju, estão fazendo pesquisas pagas por prováveis candidatos majoritários, para divulgação e para consumo interno.

As pesquisas para divulgação dão sempre excelentes para quem paga.

RESOLVER PROBLEMA DAS HORAS EXTRAS

O secretário da Segurança, João Eloy, teve reunião com o seu colega da fazenda, Josué Modesto, para resolver o pagamento de horas extras da Polícia, retido pelo Grafi.

O não pagamento gerou reação da Adepol…

Notas

FHC vê desgaste em partidos – Segundo O Antagonista, para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o PSDB ainda pode se salvar. Cardoso disse ao Valor: “Não quero falar sobre o PSDB. Todos os partidos estão desgastados. É preciso reconhecer os erros e corrigir.” NP: É verdade, a questão é que o erro às vezes favorece.

0x0

PSDB em disputa interna – Os cabeças-pretas do PSDB se esforçam para deixar claro que, na disputa pelo comando do partido, o candidato da ala não governista é Tasso Jereissati, o atual presidente interino. A turma mais nova quer colar a imagem do governador de Goiás, Marco Perillo, à de Aécio Neves.

0x0

PGR quer deputado preso – Segundo Radar, da revista Veja, A PGR apresentou um parecer ao Tribunal Regional Federal em Brasília para sustentar que o deputado estadual do Mato Grosso Gilmar Fabris (PSD) deve voltar para trás das grades. Preso pela Polícia Federal em setembro, Fabris deixou a cadeia há uma semana.

0x0

Perícia de recibos é secundária – Fontes da Lava Jato ouvidas por O Antagonista avaliaram que a eventual perícia grafotécnica dos recibos de aluguel do duplex é secundária, pois Glaucos da Costamarques já admitiu que assinou todos os documentos de uma só vez, o que indica falsidade ideológica.

0x0

Acertos com crime organizado – Ministro da Justiça, Torquato Jardim, confirmou ontem, declarações dadas à imprensa nos últimos dias sobre a segurança no estado do Rio de Janeiro. Torquato Jardim havia dito em entrevistas que o comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro estaria fazendo acertos com o crime organizado.

0x0

Candidato que defenda legado – Segundo informa Gerson Camarotti, em seu blog no G1, de forma reservada, alguns interlocutores do presidente Michel Temer (PMDB) já defendem a articulação de uma candidatura que possa defender o legado econômico do atual Governo na corrida presidencial das próximas eleições.

Conversando

Os três ‘Es’– Eficácia, eficiência e efetividade nas políticas públicas. Estes são os três ‘Es’ que nos guiarão para colocar em prática os nossos projetos.

Cobra diária – Paciente de hemodiálise cobra do prefeito de Itabaiana diárias em atraso para se deslocar a outro município.

Tensão Pré Enem – Período de muita tensão entre os jovens que enfrentam as provas do Enem a partir de domingo. Entrar na Universidade ainda é a esperança de todos.

Pontos de escuta – Os estudantes serão submetidos à inspeção mais rígida, como sensores para detectar pontos de escuta na entrada e saída dos banheiros.

Presente de Natal – Segundo Marcio Rocha, o Natal Iluminado é uma iniciativa da Fecomércio, que presenteia Aracaju com uma iluminação especial.

Sem equívoco – Sargento Edgard diz que anuário da segurança pública se baseia também, nas informações dos atestados de óbito. Não tem como está equivocado.

Diz Samarone – 60% dos alunos das Universidades Federais sofrem ansiedade; 30% usam remédios psiquiátricos. 27,2% dos de medicina sofrem de depressão.

Muitas bobagens – Essa discussão via redes sociais entre Almeida Lima e Georgeo Passos não faz bem à saúde de ninguém. São tantas as bobagens…

É uma afronta – O Supremo não demonstra preocupação com o fim do respeito pelas decisões que ele tomava. Manter Gilmar no TSE é uma afronta à seriedade

 

 

 

Leia também