Aracaju, 28 de março de 2024

Ação conjunta entre Saúde e Defesa Social diminui índices de violência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__46CB~1

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem reforçado constantemente o trabalho intersetorial com diversas pastas da gestão do município, como é o caso das ações de segurança em conjunto com a Guarda Municipal (GMA), da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Na tarde desta quarta-feira, 1º de novembro, a secretária adjunta da SMS, Ana Débora Santana, recebeu o secretário Luís Fernando Silveira de Almeida e o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça, para conversar sobre o que a atuação conjunta das administrações.

“Toda vez que os órgãos da Prefeitura discutem problemas em conjunto, sejam pontuais ou gerais, ideias fluem e, através do debate, chegamos a pontos comuns que norteiam novas estratégias. Hoje conversamos sobre as notificações oriundas das unidades de saúde, que usamos para identificar manchas criminais, e para readequar o policiamento. A partir desse ponto passamos a enfrentar mais efetivamente esses problemas, o que só prova o quanto a troca de informações é positiva. Acredito que possamos evoluir ainda mais nesse sentido, marcando reuniões cada vez mais frequentes com a SMS, a fim de sempre encontrarmos respostas integradas a problemas de maior complexidade”, declarou o secretário da Semdec, Luís Fernando.

O subinspetor Mendonça revela que um dos indicativos dessa melhoria no atendimento foi a queda no tempo de chegada das viaturas após a denúncia feita por telefone. Segundo ele, atualmente as equipes chegam às unidades básicas de saúde em até nove minutos após a GMA ser acionada. “Desde janeiro estamos fazendo levantamentos estatísticos que são muito úteis para garantirmos uma segurança mais efetiva nas unidades de Saúde do município. Por exemplo, nos Hospitais Nestor Piva e Fernando Franco nós conseguimos diminuir consideravelmente o número de ocorrências usando como base os dados colhidos nesses meses. Pegamos os horários com maiores índices de tumultos, além dos períodos de visitas, e intensificamos o número de viaturas. Essa ação, de remanejamento das equipes em determinadas horas do dia, nos trouxe resultados bem positivos”, complementou o diretor geral.

Para a secretária adjunta da Saúde, os resultados apresentados foram animadores, porém ainda há muito trabalho a ser realizado. “Temos muitos gerentes novos em nossas unidades de saúde e, a partir da conversa de hoje, tivemos a ideia de orientá-los em conjunto com a GMA. É muito importante que eles sempre reportem as ocorrências, a fim de contribuir com as estatísticas levantadas, pois o simples fato de abrir novas ocorrências pode aumentar a segurança não apenas nas unidades em si, mas em toda comunidade na qual elas estão inseridas”, avaliou Ana Débora.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também