Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Jackson se precipita, antecipa eleição e desgaste prejudica Belivaldo!

Pressionado por aliados políticos que queriam uma definição sobre o cenário para 2018, o governador Jackson Barreto (PMDB), que ainda “estuda” uma pré-candidatura ao Senado Federal, cometeu um equívoco de avaliação no entendimento deste colunista e decidiu antecipar a eleição do próximo ano precipitadamente. Isso porque o governo não atravessa um bom momento, do ponto de vista administrativo, há um índice muito alto de rejeição e todo esse desgaste só prejudica o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), candidato natural do grupo, que se movimenta para crescer nas pesquisas.

É natural que o “galeguinho” comece a apresentar resultados positivos, sobretudo quando os governistas compreenderem, definitivamente, que ele é o candidato a governador do agrupamento. Bem relacionado, ele tem boas tratativas dentro do governo e também junto à oposição. Seus anos como deputado estadual lhe ajudaram a construir e solidificar amizades no campo político que pesam até hoje nas decisões do Estado. Há, inclusive, quem atue como adversário, mas que não nutre nenhuma inimizade com o vice-governador.

Mas por mais que se esforce c que tenha boas intenções, Belivaldo parece correr contra o tempo, e não pela eleição do próximo ano, mas sim pela pressa dos aliados que o querem competitivo até o início do ano, caso contrário, nos bastidores da política, até ameaçam “debandar” ou apresentar alternativa ao governador. Quem bem conhece Jackson Barreto sabe que, neste sentido, não será tão fácil “dobrá-lo”. Se ele tem em sua mente que o nome do grupo será Belivaldo, não adianta qualquer aliado espernear ou fazer barulho, que o “galeguinho” será a aposta para 2018, doa em quem doer.

Ainda é muito cedo para se fazer um prognóstico se Belivaldo ganha ou perde a eleição. Eduardo Amorim (PSDB) já era “governador” desde 2011 e na eleição de 2014 sofreu uma amarga derrota para Jackson Barreto nas urnas. O problema, desta vez, é que aparentemente há um “esgotamento” do grupo que lidera o Estado desde 2007. A população está insatisfeita e revoltada, os serviços públicos estão abaixo da realidade e a rejeição do governo só aumenta. Segundo as pesquisas, os números negativos chegam próximo dos 70%, um quadro que talvez seja irreversível.

Ninguém pode duvidar também do potencial eleitoral do governador Jackson Barreto, sem deixar de levar em consideração que ele está com a “máquina nas mãos”, mas esse “esgotamento” tanto pode ser perigoso para uma candidatura de Belivaldo, que representaria a continuidade, mais do mesmo, quanto para o projeto de JB de disputar o Senado. Apesar de serem duas vagas em jogo, uma rejeição “nas alturas” pode força-lo as mudar os planos novamente e seguir no comando até o fim. Os números é que serão decisivos até abril de 2018…

Veja essa!

Este colunista já pontuou e está claro: secretários de Estado, assessores do governo e até setores da imprensa elegeram o senador Valadares (PSB) como o “alvo” a ser combatido diariamente. Chega a ser nítido até para a população que estão “forçando a barra” para prejudica-lo junto ao eleitorado.

E essa!

Quem acompanhou a entrevista do senador, essa semana, vê com surpresa até algumas “manchetes” ou o direcionamento que vem sendo dado por setores da imprensa. A crise financeira que assola o País e Sergipe, está partindo para o campo da ética também…

Sem grupo

A informação é que Valadares aparece muito bem em todas as pesquisas para o governo, sejam encomendadas pelo Executivo, sejam encomendadas pela oposição. O problema é que o senador hoje comanda um grupo político reduzido, o que talvez dificulte sua candidatura ao governo.

Reeleição

Para este colunista a situação de Valadares é a mais cômoda porque ele também aparece muito bem para o Senado. Se não disputar o Executivo, nas rodas políticas ele e JB seriam hoje os senadores eleitos em 2018.

Mendonça Prado

Um candidato que se não tiver problemas com a Justiça e que certamente vai incomodar muita gente em 2018 é o ex-deputado Mendonça Prado (PPS). É fato que ele entrará na disputa um tanto fragilizado, sobretudo por tudo o que aconteceu em 2017, mas se souber se posicionar e se tiver um apoio unificado, será decisivo no próximo ano…

Rede

Se for pré-candidato ao governo pela REDE, o médico Dr Emérson Ferreira talvez não vença a eleição, sobretudo se não abrir o “leque de alianças”, mas a votação expressiva que recebeu na capital em 2016 não foi o popular “voto de protesto”. Tende a ter boa presença nas urnas na Grande Aracaju.

Amorim

Diferente de André Moura (PSC), que vive um momento de “harmonia” com JB e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o senador Eduardo Amorim deveria ter uma postura mais firme diante dos problemas de Sergipe. Seu estilo de fazer política não ajuda a liderar uma campanha de governo para formar um grupo.

Câncer

Na eleição de 2014, Eduardo cometeu alguns equívocos, mas aparecia muito mais cobrando e fiscalizando o Executivo do que atualmente, sobretudo pelo Hospital do Câncer que, pelo visto, vai demorar para sair do papel.

 Elton x Elber I

No programa do radialista George Magalhães, dessa sexta-feira (3), um debate quente entre o secretário adjunto de comunicação da PMA, Elton Coelho, e o líder da oposição na CMA, vereador Elber Batalha (PSB).

Elton x Elber II

Elber disse que o prefeito Edvaldo Nogueira fala tanto de João Alves (DEM), mas tem ao seu lado os vereadores mais “alvistas” da CMA, como Vinícius Porto (DEM), Juvêncio Oliveira (DEM) e Thiaguinho Batalha (PMB).

Troco

De pronto, Elton disse que esses mesmos vereadores não votaram em Edvaldo em 2016, mas em Valadares Filho (PSB) para prefeito e que o candidato do PCdoB derrotou todos eles. E hoje todos estão juntos. Coisas da política…

Denúncia

Elber acusou setores da Prefeitura de produzirem panfletos apócrifos contra os vereadores da oposição, como o objetivo de jogá-los contra a população. Elber chegou a expor um vídeo durante a reportagem.

Negou

Por sua vez, Elton Coelho negou com veemência a acusação e desafiou o vereador do PSB a provar, inclusive propondo que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal.

Palanque

Elton disse que tem um ano que Valadares Filho e o PSB perderam a eleição e não desceram do palanque; Elber disse que tem quase um ano que o prefeito de Aracaju ainda não disse a que veio.

Aposentados

O Governo do Estado unificou os fundos da Previdência, recentemente, sob o argumento de que pagaria em dia os salários dos aposentados e pensionistas. Pelo segundo mês consecutivo eles não receberam dentro do mês e, até agora, o Executivo sequer anunciou um calendário. Os deputados estaduais precisam cobrar mais…

Capela I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), vem a público para repudiar uma nota emitida pela Prefeitura Municipal, na atual gestão, que para justificar o descaso com os servidores, prestadores de serviços e fornecedores, após quase um ano de gestão, responsabilizar a administração anterior. Ezequiel apela que a prefeita Silvany Sukita (PODEMOS) fale a verdade para a população.

Capela II

A nota da Prefeitura de Capela foi emitida para tentar justificar os atrasos dos salários com a situação de crise financeira que assola o País, mas a gestão atual também responsabilizou a administração do ex-prefeito Ezequiel Leite de ter deixado dívidas, citando supostas irregularidades no repasse de verbas federais obrigatórias, citando questões previdenciárias e parcelamentos de precatórios.

Ezequiel Leite I

Ao tomar conhecimento da nota, Ezequiel Leite tratou de responder de imediato. “Quem exerce uma função pública tem que ter responsabilidade nos seus atos, sobretudo no que diz. Nós estamos em novembro de 2017 e a prefeita Silvany tenta me responsabilizar porque ela não tem capacidade de manter os salários em dias. Na minha gestão, foram quatro anos pagando o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Isso deve incomodá-la bastante, mas a gente conseguiu porque eu não fazia política com o erário, eu apenas geria a prefeitura”.

Ezequiel Leite II

Em seguida, Ezequiel Leite disse que não é verdade que tenha deixado dívidas acumuladas. “Eu que peguei uma ‘bucha’ em 2013, uma herança maldita deixada pelo esposo dela. Saí da prefeitura com os salários, 13º e fornecedores em dia. Os serviços públicos funcionaram bem até o último dia da gestão. Passei quatro anos pagando os precatórios da gestão do marido dela e da nossa gestão não ficou nada. Repito: os precatórios que ela reclama hoje foram acumulados pelo esposo dela, quando prefeito lá atrás. A prefeita de Capela acha que o povo é besta! Tem que aprender a falar a verdade”, rebateu.

 Sem rombo

Ezequiel acha interessante quando a atual gestão o acusa de deixar “um rombo” na Prefeitura. “Capela e Sergipe inteiro sabem que não foi Ezequiel quem foi parar na penitenciária por desaviar o dinheiro do povo! Deitaram e rolaram com o dinheiro público no passado e parece que não aprenderam a lição. No começo do ano incharam a Prefeitura para cumprir acordos políticos, pessoas de Nossa Senhora das Dores e várias outras cidades! Mesmo em tempos de crise ostentaram com o São Pedro e agora geraram o maior desemprego em Capela porque a ‘bolsa estourou’. Não tinham como fechar o ano”.

Para a Justiça

Por fim, o ex-prefeito anunciou que vai tratar das novas acusações da administração atual com sua assessoria jurídica. “Acho que quem não deve, não teme! Vou conversar com meu advogado e vamos nos posicionar. Capela virou um caso de polícia, lamentavelmente, e esse ano, depois daquela farsa na posse, na sede da prefeitura, você já pode imaginar do que essas pessoas são capazes. Não vou me silenciar diante de mentiras e acusações levianas. Acho que já passou a hora da prefeita começar a trabalhar e justificar os votos que recebeu em 2016”.

Machado

O ex-deputado federal José Carlos Machado foi entrevistado pelo radialista Gilmar Carvalho e abordou a necessidade de união do bloco da oposição. “Percebo que não está desunida, mas precisa de mais unidade”, afirmou.

Oposição

Machado admitiu que a lógica manda que se comece a discutir isso no ano que vem, mas que a lógica não prevalece na política nem no serviço público. “Mas o fato é que a oposição não pode ter dois blocos. Se tivemos intenção de ganhar a eleição, precisamos estar verdadeiramente unidos. Dessa forma, há chances reais”, reforçou.

Conselho

“Por isso, Jackson deveria se preocupar menos com as tuitadas do senador Valadares e se preocupar mais com o desemprego, por exemplo; assim como com a retomada das mil obras paradas, a citricultura, etc”, acrescentou.

Prioridades

Para Machado, falta priorizar aquilo que é fundamental. “Porque administrar no momento de bonança é fácil, mas na crise é complicado. É preciso separar o importante do fundamental”, argumentou.

Gestão Pública I

Gestores e servidores públicos das três esferas do poder (União, Estado e municípios, além de órgãos de controle),  terão oportunidade de discutir temas como orçamento, contabilidade e transparência na gestão pública durante o “II Congresso Internacional de Contas Públicas”  realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Faculdade de Direito da USP, de 6 a 8 de novembro no auditório do Tribunal. O tema do evento será “Governança e Gestão das Cidades”.

Gestão Pública II

Entre os palestrantes estarão os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro Filho (vice-presidente e corregedor) e João Augusto Ribeiro Nardes, o conselheiro e ex-presidente de TCE de Minas Gerais, Sebastião Helvécio, os professores Gilberto Bercovici e Mônica Herman Salem Caggiano, da Faculdade de Direito da USP; Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, referência em Direito Público e ex-conselheiro do TC do Distrito Federal (TC/DF); e Raimundo Nonato Chaves Neto, do Centro de Investigação, Teoria e História do Direito da Universidade de Lisboa.

André Moura

A conferência de abertura será com o vice-presidente e corregedor do TCU e presidirá a mesa o líder no Congresso Nacional, André Moura. Durante todos os dias do evento temas como orçamento público, nova contabilidade pública, blocos de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e transparência na gestão pública serão abordados de forma a contribuir para o exercício profissional dos participantes.

Laércio Oliveira I

Os moradores do Povoado Serrão, em Ilha das Flores, participaram da inauguração da pavimentação das ruas e a praça totalmente reformada. Essas obras de infraestrutura foram realizadas com emendas do deputado federal Laércio Oliveira, que esteve presente na solenidade. “O prefeito Cristiano Beltrão é um guerreiro na causa municipalista não só de Sergipe, mas nacional. Tem prestado sua contribuição com seu esforço e dedicação focando fazer uma política com muito trabalho”.

 Laércio Oliveira II

Os maiores problemas estão concentrados, basicamente, nos municípios brasileiros e tenho encontrado Cristiano constantemente em Brasília fazendo essa defesa não só das causas daqui de Ilha das Flores, mas de todo o nosso Estado. Reconheço em você um jovem competente, capaz e que tem demonstrado isso e certamente a população se sente agradecida”, enfatizou o deputado federal Laércio Oliveira. Ainda em seu discurso o deputado falou da importância dessa emenda para o Povoado Serrão.

Maria do Carmo I

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) considera que a inovação é um importante instrumento para estimular a geração de empregos e renda e da promoção da inclusão social. “A inovação, indiscutivelmente, é a mola propulsora do empreendedorismo. A geração de novos negócios é estimulada por esse segmento que, há anos, vem sendo desenhado e que, agora, começa a ganhar corpo”, disse Maria.

Maria do Carmo II

Por apostar nessa área como fundamental no processo de desenvolvimento, ela destinou emenda no valor de R$ 250 mil, ao Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), com sede em Santa Luzia do Itanhy, para apoio a projetos de P&D, Assistivas, Extensão Tecnológica e Inovação para inclusão Social e desenvolvimento sustentável, objetivando melhoria da gestão pública com foco nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Hotel Sesc

O presidente do Sistema Fecomércio de Sergipe, Laércio Oliveira, informou em reunião de diretoria acontecida na última semana, a data de inauguração do Hotel Sesc Atalaia. O empreendimento destinado para o público comerciário de todo o Brasil será entregue no dia 30 de novembro, às 19h, quando será realizada a solenidade de inauguração.

Baixo custo

O Hotel Sesc Atalaia irá prover uma oportunidade de hospedagem de baixo custo, subsidiado pelo Sistema Fecomércio, para comerciários e seus dependentes que possuírem a carteira Sesc, documento válido em todo o território nacional. A unidade ampliará ainda mais a oferta de turismo social, promovida pela Confederação Nacional do Comércio, entidade que rege o Sistema Comércio, composto pelas federações do comércio, Sesc e Senac no Brasil.

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, através da secretaria municipal de Assistência Social, concluiu nessa quarta-feira (1º) mais uma ação do benefício eventual de distribuição de cestas básicas para os grupos vulneráveis e famílias carentes que necessitam da participação efetiva do poder público.

Laranjeiras II

Atendendo a uma orientação do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, a secretária de Assistência, Lícia Aguiar, percorreu as comunidades dos povoados Gameleiro, Mussuca, Pedra Branca, Cedro, Bom Jesus e Pastora, além da sede do município no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) I e CRAS II, sempre conversando e levando assistência às famílias carentes.

Assistência

Por determinação do prefeito e da vice, estão asseguradas cerca de 3 mil cestas básicas por mês que são direcionadas às famílias de baixa renda e aos grupos que geralmente ficam excluídos do acesso do poder público. “A orientação do prefeito Paulão é no sentido que as nossas equipes continuem vigilantes, levando assistência para a população, sobretudo para quem mais precisa do poder público”, disse a secretária.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também