Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

PREFEITURA ALERTA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM

O Programa Saúde do Homem, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fez uma pequena atividade em alusão ao Novembro Azul para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde dos servidores do sexo masculino.  A ação, com o tema “Masculinidades e Saúde do Homem”, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, nos corredores da SMS, com slides explicativos sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, e com fotos de funcionários da Secretaria.

A atual gestão da SMS, através da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), vem trabalhando para ressignificar a ideia do homem procurar as unidades básicas para cuidar, de forma mais efetiva, da própria saúde. “A nossa política é buscar este público, pois muitos ainda têm a cultura de que homem não adoece, de que procurar atendimento de saúde é coisa de mulher. Precisamos ir mudando essa ideia socioculturalmente enraizada. Em todas as ações inseridas dentro desse mês questionaremos ‘que tipo de homem é você?’, e queremos ouvir como resposta ‘o tipo que cuida da saúde’”, explicou Kamila Fialho, coordenadora do Programa.

Ela acrescentou que o Programa irá às empresas, às praças, aos shoppings conversar com os homens para tentar convencê-los de procurar as unidades de saúde e os serviços ofertados de prevenção e promoção à saúde, como o Programa Academia da Cidade e o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar). “Antes, o Novembro Azul estava muito vinculado dia nacional do combate ao câncer de próstata [17/11], mas após a publicação da Portaria nº 1944/2009, as ações passaram a ser voltadas à saúde integral do homem”, informou Kamila.

O motorista Francisco Araújo, servidor da SMS, interessou-se pelas explicações da técnica Kamila Fialho e tomou uma importante decisão. “Na próxima semana vou marcar uma consulta médica e solicitar a realização de exames, pois não devemos brincar com a nossa saúde”, relatou Francisco, que teve sua foto estampada em um dos slides.

Prevenção

Durante este mês estão sendo programadas atividades relativas ao Novembro Azul com palestras voltadas principalmente às prevenções dos cânceres de próstata e de pênis. “Os homens devem deixar o preconceito e as brincadeiras de lado, mesmo porque o exame de toque não é preventivo do câncer de próstata. O exame preventivo é o de sangue, e só será realizado o de toque caso o PSA esteja alterado. Quanto ao câncer de pênis, as maiores causas são a falta de higiene, ou quando o homem contrai alguma infecção sexualmente transmissível (IST) e não se trata; isso sem falar da carga genética de cada um, que pode ser observada através de casos na família”, alertou Kamila Fialho.

SMS

Leia também