Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Educadores participam da segunda etapa de formação do projeto Aula Digital

11

Educadores de 320 escolas das redes municipal e estadual participam de módulos sobre Inovação Educativa realizado pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Governo de Sergipe

Mais de 700 educadores das escolas das redes municipais e estadual em Sergipe beneficiadas pelo Projeto Aula Digital, darão continuidade à formação presencial com o módulo “Papel do Professor”, entre os dias 6 a 10 de novembro, que acontecerá em 17 pólos no estado. Em agosto, gestores de educação e professores participaram da primeira etapa de formação por meio dos módulos “Gestão Inovadora” e “Espaços Diferenciados”. O projeto Aula Digital foi lançado, em julho de 2017, por meio de uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Educação (Seed).

O Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa de Espanha, que visa melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Desenvolvido no Brasil exclusivamente pela Fundação Telefônica Vivo, o projeto está presente no município de Manaus e no Estado de Sergipe. O Aula Digital é um projeto composto por quatro pilares: Formação de Professores, Conteúdos Pedagógicos Digitais, Acompanhamento na escola e Equipamentos Tecnológicos.

Em Sergipe, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Paramitas para sua execução. O projeto beneficiará 18.500 estudantes de 320 escolas, além de formar e acompanhar 775 educadores das redes estadual e municipais de ensino, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora a crianças de entornos vulneráveis. Professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de educação receberão formação presencial continuada, em que serão abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais.

As escolas participantes estão recebendo visitas regulares de um facilitador do projeto, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e prestar a formação em serviço, apoiando os educadores em sala de aula com sugestões de atividades e conteúdos. Os conteúdos pedagógicos digitais do Projeto Aula Digital possibilitam um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo e intuitivo que combina no mesmo espaço, a gestão das etapas de ensino e aprendizagem de um centro escolar. O sistema conta com uma interface simples com funcionalidades para os diferentes papéis: docentes e estudantes.

O projeto disponibilizará ainda kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção. As ferramentas digitais trazem uma nova dinâmica para a sala de aula, motivando estudantes e professores com inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Telefônica

Fonte e foto Assessoria de Comunicação da SEED

 

Leia também