Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

Voo para a Argentina é positivo, mas estamos prontos para receber os hermanos?

O último final de semana foi marcado pela boa notícia para os sergipanos sobre um voo internacional, saindo do Aeroporto Santa Maria com destino a Buenos Aires, capital da Argentina. A proposta do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, é transformar Sergipe em um destino turístico internacional. Na avaliação deste colunista a iniciativa é bastante positiva, mas desde que não fique apenas nessa linha, que as autoridades do setor não cruzem os braços e fiquem esperando os investimentos “caírem do céu”.

Não é de agora que este colunista tem sido um crítico das políticas estaduais de turismo. Aliás, para ser justo, há muitos anos que o turismo deixou de ser uma prioridade para os Governos sergipanos. Faltam investimentos, falta estrutura, falta uma presença mais marcante do trade e, acima de tudo, aparentemente falta conhecimento. O descaso com o setor é tão grande que, poucos anos atrás, o governo chegou a acabar com a secretaria de Turismo, algo inédito em um Estado situado em região litorânea.

É como se Sergipe andasse na contramão dos investimentos do Nordeste, onde outros Estados vizinhos têm no turismo uma de suas principais bandeiras e formas de atuação. O voo direto para a Argentina é positivo tanto para os sergipanos que querem conhecer ou visitar o País vizinho, como também, é verdade, pode atrair turistas e investidores estrangeiros em nossas terras. Mas, nesse caso, vai depender muito dos gestores públicos sergipanos.

A imagem de Sergipe por aí afora não tem sido explorada positivamente. Desde 2015 acumulamos o “troféu” de Estado mais violento do Brasil, com problemas ainda sérios na Educação, na Saúde Pública, além do desemprego em massa, que é uma realidade nacional. Para atrair turistas argentinos, como espera o governo sergipano, é preciso uma transformação administrativa, sobretudo quanto a sensação de insegurança. A violência está prejudicando um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, que é a cidade do Rio de Janeiro.

Não dá para “brincar de fazer turismo” e, para atrair investidores, temos necessariamente que mudar nossos indicadores, com serviços públicos funcionando a contento, com uma economia mais pujante, mais ativa, gerando mais emprego e renda, fazendo o dinheiro circular no mercado interno. Não basta trazer os argentinos e os demais turistas, é preciso recebê-los bem, até para que a propaganda do Estado seja positiva e que eles possam voltar em outra oportunidade. Para isso é preciso “arrumar a Casa”, que anda uma “bagunça”, até porque é a primeira impressão que fica…

Veja essa!

Com tantos problemas para se resolver em Sergipe, eis que vem a tona a discussão sobre um possível “grampo” na Prefeitura de Itabaiana e na casa do prefeito Valmir de Francisquinho (PR). O caso deve ser investigado pela polícia e ponto final.

E essa!

Fica “rendendo” esse assunto é estimular nas mentes das pessoas uma suspeição sobre gente que certamente não tem nada a ver com essas “escutas” apenas por questões políticas. Nesse caso a imprensa tem que ter responsabilidade para fazer sua parte.

Coisa pequena

Sergipe é hoje o Estado mais violento do País, tem índices de Educação ruins e uma Saúde bastante questionada. O “tripé” da administração não vai bem, com problemas em todos os setores, e não dá para “preencher o tempo” com um “grampo”…

É grave!

Este colunista não está minimizando a gravidade de uma “escuta” na casa ou no gabinete do prefeito, mas este é um assunto que deve ser investigado pela Polícia, que não devemos tomar conclusões precipitadas e que há muito em Sergipe para se discutir e tentar se resolver.

João Fontes I

Mudando de assunto, a pré-candidatura de João Fontes para o Senado Federal pelo PPS é algo que soa positivo, sobretudo para a política de Sergipe que anda tão rasteira. Precisamos de Congressistas que realmente tenham disposição para trabalhar por Sergipe.

João Fontes II

E apesar de alguns críticos não aprovarem o nome de João Fontes, ele é um cidadão dedicado às causas de Sergipe, inquieto e participativo, com elevado conhecimento dos bastidores da política local, além de já ter vivenciado o que acontece nos corredores do Congresso Nacional. Só engrandece a disputa pelo Senado…

 Mendonça e Ana

Se Mendonça Prado e Ana Alves conversaram ou vão conversar sobre política, isso é algo que este colunista não pode confirmar, mas o entendimento entre os dois deve sair naturalmente porque PPS e DEM podem caminhar juntos no cenário nacional e podem, perfeitamente, repetir a “dobradinha” em Sergipe.

 Aposentados e Pensionistas

Alguma coisa acontece com o Governo do Estado e suas finanças. Há uma crise financeira, todos estamos acompanhando as dificuldades dos gestores, mas pagar os aposentados e pensionistas apenas no dia 14, do mês subsequente, além de uma falta de priorização, é também uma falta de respeito com quem contribuiu por anos com o Estado.

Meio do mês

Pagar o salário de um servidor, aposentado ou não, no dia 14 chega a ser um pouco desumano porque além das despesas comuns de qualquer ser humano, as contas sempre chegam no início do mês e não é razoável que essas pessoas também sejam penalizadas com o pagamento de juros.

Violência

Mais uma vez este colunista vai reconhecer o empenho da Secretaria de Segurança Pública e dos policiais sergipanos, militares e civis, mas não dá para reconhecer que tivemos mais um final de semana “sangrento” em Sergipe. Existe o problema da legislação branda sim, mas também mais algo funcionando errado, ou não?

Blitzen

Chama atenção a quantidade de blitzen realizadas pela Polícia Militar em vários pontos da Grande Aracaju. Este colunista não é contrário e defende a ação policial, mas recomenda que ela deixe apenas de ter o caráter “arrecadador” e passe a ter um tom mais educativo e até fiscalizador.

Abordagens

Que a Polícia aborde os condutores e passageiros de veículos pequenos e do transporte coletivo, que façam vistorias nos veículos, e que não se limitem apenas à documentação. Esse tipo de ação é que realmente coíbe a violência e assusta os marginais.

Ficha limpa?

Um assunto movimentou os bastidores da política de Sergipe nesse “feriadão”: o risco de alguns postulantes a cargos eletivos em 2018 estarem impedidos de registrarem suas candidaturas por problemas junto ao Poder Judiciário.

Heleno Silva e João Daniel

Chegou a informação que o pré-candidato a Senador, Heleno Silva (PRB), acumula condenações em duas instâncias no Tribunal Regional Federal e só poderia ser candidato se obtivesse o “perdão” do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Já o petista, até onde se sabe, tem problemas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não resolvidos.

Luciano Bispo

O deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) recebeu na manhã dessa segunda-feira (6) a nova presidente da COOPERTALSE, Karina Barbosa, que é itabaianense, acompanhada do ex-dirigente Valtenes Ferreira. Eles apresentaram uma proposta que irá beneficiar o segmento do transporte alternativo e já foi marcada uma reunião  com o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) para conversar sobre o assunto.

Georgeo Passos I

O deputado estadual denuncia que completou sete meses que assistência Farmacêutica dos municípios sergipanos não é repassada pelo Governo de Sergipe.”O repasse para os Fundos de Assistência Social também não acontecem desde o ano passado”.

Georgeo Passos II

“Até as prefeituras sofrem com o calote do Governo. Parcelas dos convênios de transporte escolar também estão atrasadas. Muitos municípios estão no prejuízo. Transportaram os alunos da rede estadual e não receberam o que é devido até hoje”, completou Georgeo Passos.

Prefeitos

“O governo do Estado, ultrapassou os limites da irresponsabilidade no quesito Saúde. Nós prefeitos, não devemos ficar omissos, assistindo ao desmonte total do sistema de saúde e assumir com o ônus da tragédia!”. O desabafo é do prefeito de Tomar do Geru, Pedro Balbino.

Denúncias

Na nota à imprensa ele denuncia que a maternidade do Amparo de Maria tá fechada desde quarta-feira; os anestesistas pararam por não receberem seus salários; as marcações de consultas estão suspensas até final do ano; não pagam ao hospital Cirurgia; não pagam aos laboratórios; não repassam os recursos para os HPPs. Onde vamos parar?”, questiona Pedro Balbino.

André Moura I

Como forma de agradecer pelos serviços prestados à saúde aracajuana, o Hospital de Cirurgia entregou uma placa de agradecimento ao deputado federal André Moura (PSC) em evento no Quality Hotel. Dentre as ações de André Moura em benefício do Cirurgia estão a viabilidade de recursos para a conclusão das obras do Centro de Imagens, que ampliará o número de atendimentos a pacientes oncológicos, e dos novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

André Moura II

Além disso, o Deputado também contribuiu para a aquisição de um Acelerador Linear e foi responsável pela intervenção, junto aos demais líderes partidários no Congresso, para a celeridade de tramitação do Projeto de Lei Pró-Santas Casas, sancionado pelo presidente Michel Temer em setembro deste ano. A nova Lei permite uma linha de crédito de R$ 10 bilhões para Hospitais Filantrópicos e Santas Casas, beneficiando cerca de 2 mil unidades em todo o País, responsáveis pelo atendimento de um terço dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gratidão

De acordo com o presidente do Hospital de Cirurgia, Dr. Milton Santana, a honraria é uma forma de demonstrar gratidão. “Somos gratos a ele por tudo que vem fazendo por nós e, por consequência, pela população sergipana”, declarou.

Valadares

O senador destaca nas redes sociais a Uva produzida em campo de pesquisa desenvolvida pela Embrapa e financiada para o produtor rural através de sua emenda individual, no município de Canindé do São Francisco.

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) alerta que a capital aracajuana quase fica sem um pisca-pisca nesse próximo Natal e cobra a programação. Segundo a parlamentar, não fossem os esforços dos abnegados comerciantes de Aracaju, não teríamos a tradicional ornamentação natalina. Para Emília, a Administração Municipal, mais uma vez, demonstra a sua incompetência. “O Natal, uma das épocas mais emblemáticas para as famílias e o comércio, quase fica sem um pisca-pisca”.

Emília Corrêa II

“Felizmente, sensíveis ao tradicional momento festivos e esperando o aquecimento nas vendas, os comerciantes aracajuanos estarão garantindo o brilho das cores do Natal. O Executivo não teve a capacidade de comprar um pisca-pisca para iluminar a capital”, pontuou. De acordo com Emília, como os turistas farão sua programação para uma cidade onde o Natal e Réveillon não têm clima de festa. “O setor hoteleiro está desestimulado, donos de restaurantes prevendo poucos lucros e a nossa capital verdadeiramente ainda apagada”.

Soneca I

Graças ao esforço do vereador Palhaço Soneca junto à Emsurb, órgão responsável pelo recolhimento do lixo em Aracaju, desde a última sexta-feira (3) que a comunidade do loteamento Nova Liberdade 3, situado as margens da BR-101, vem sendo assistida pelo poder público com uma ação de limpeza, pela primeira vez.

Soneca II

Os vereador tem visitado e ajudado as famílias que moram no Nova Liberdade 3. São quase 800 pessoas que residem de maneira precária no loteamento. “Todas as vezes que visitei o local, o presidente da associação dos moradores, senhor Erisvaldo, me relatava o mau cheiro e os problemas de saúde que o lixo causava à população. Dei minha palavra que iria resolver”.

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, em Aracaju, da abertura do 2º Congresso Internacional de Contas Públicas, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O evento reúne integrantes da Corte de Contas de todo o país, tendo entre seus palestrantes os ministros José Múcio Monteiro Filho e João Augusto Ribeiro Nardes, ambos do Tribunal de Contas da União.

Edvaldo Nogueira II

Temática principal do Congresso, “Governança e Gestão das Cidades” tem sido bastante abordada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. “Fico muito feliz em ver que temas como o Protagonismo das Cidades, a reformulação do Pacto Federativo e o Planejamento Estratégico, que têm sido base da nossa administração, estejam sendo discutidos neste evento. Isso mostra que Aracaju está inserida nas grandes discussões mundiais sobre desenvolvimento e progresso”, afirmou o gestor.

Workshop

A coach e especialista em desenvolvimento e alta performance, Carla Teles, vai comandar um workshop de PNL, nos próximos dias 17 e 18 de novembro, das 8h às 18h, na Universidade Tiradentes, com o tema Programação Neurolinguística- excelência pessoal e profissional-vivenciando as técnicas da PNL. O evento é promovido pela Norhal Brasil Consultoria, Treinamentos e Eventos. Mais informações através dos telefones (79) 99135 0771/ 991335909.

Congresso

Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, o XXV Congresso estadual de gestão de pessoas discute os desafios da liderança na era da transformação digital com profissionais renomados no assunto.  O evento será realizado no Centro de Eventos João Augusto Gama, anexo ao Hotel Comfort, das 8h às 17h. A iniciativa é da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Sergipe (ABRH/SE), Mais informações pelo telefone (79) 3211 7010.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também