Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Edvaldo entrega obra de infraestrutura do loteamento Jardim Petrópolis

__35E9~1

Uma obra pleiteada pelos aracajuanos há décadas foi entregue na noite desta segunda-feira, 6, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, ao inaugurar os serviços de infraestrutura do loteamento Jardim Petrópolis, no bairro Santo Antônio. A população da região, que compareceu em grande número à solenidade, era só satisfação ao ver todas as ruas asfaltadas. O reinício da obra, que foi abandonada pela gestão passada, foi um compromisso firmado por Edvaldo com os moradores na campanha eleitoral de 2016. Além de realizar todo o projeto, ele fez mais: incluiu mais uma via no projeto a pedido da comunidade. Ainda na solenidade, o prefeito anunciou que irá reconstruir a Escola Dom Távora, localizada nas proximidades do loteamento.

“Nosso compromisso foi cumprido. Esta é uma obra que traz dignidade para o povo, que vivia uma situação muito difícil há bastante tempo. Fizemos pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário para melhorar a vida das pessoas. É uma obra que toca fundo no nosso coração por ser realizada numa área carente, onde as pessoas mais precisam da ação do poder público”, afirmou Edvaldo, que, após o descerramento da placa de inauguração, caminhou pelas ruas asfaltadas para dialogar com a população. “Foi muito especial. Recebi o carinho das pessoas, que estão muito felizes. A todos eles, reforcei o compromisso do nosso governo com os que mais precisam”, frisou.

Em seu discurso, Edvaldo destacou que a sua gestão tem feito todo o esforço necessário para dar mais qualidade de vida aos aracajuanos, mesmo diante da dívida de R$ 540 milhões, que herdou da administração anterior. “Eu olho para o alto e agradeço a Deus pela felicidade de ser prefeito. Sofremos muito, pois encontramos a prefeitura numa situação muito difícil: dívidas, lixo, salários atrasados. Mas, passados os primeiros 11 meses, já melhoramos muita coisa e hoje podemos entregar esta obra. Não fizemos no bairro onde as pessoas têm maior poder aquisitivo. Com esta obra, mostro que é possível, mesmo com dificuldade, aplicar bem o dinheiro público para os que mais precisam”, disse. Ele pontuou ainda a qualidade do serviço realizado. “Retomamos esta obra em maio e já houve muita chuva desde então, mas o calçamento se manteve firme, o que mostra que o serviço foi bem realizado”, salientou.

Sobre a Escola Dom Távora, o prefeito informou que, ao encerrar o seu mandato anterior em 2012, deixou o projeto e recurso para reforma, mas não houve encaminhamento por parte da gestão passada. “A escola ficou fechada os quatro anos do governo passado. Mas hoje quero anunciar que já refizemos o projeto, vamos buscar novos recursos e quero, em breve, iniciar a obra, pensando no futuro destas crianças. A Educação é o único caminho para estas crianças melhorarem de vida”, afirmou ele, sendo muito aplaudido pela comunidade.

A dona de casa Rosemeire Teles relatou como era a vida antes dos serviços de infraestrutura no Jardim Petrópolis. “Era muito sofrimento. Não dava nem vontade de sair de casa para ir comprar um pão. Era lama pura. As crianças viviam doentes. Edvaldo realmente garante qualidade de vida para as pessoas. Ele está de parabéns”, afirmou.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores do loteamento, Marcos Franco, a obra valoriza as residências. “Foi uma luta de muitos anos. Graças a Deus e à prefeitura, concretizamos este sonho. Tanto valorizou as nossas residências como nos deu mais segurança”, comemorou ele, que também se disse muito satisfeito com o anúncio da reconstrução da escola. “Hoje as mães precisam levar seus filhos para escolas distantes. Esta escola vai beneficiar não só o loteamento Petrópolis, mas também outros bairros como o Santo Antônio e o Industrial”, destacou.

A obra

Foram realizados serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação de todo o loteamento, num investimento de R$ 535,1 mil. A obra que havia sido iniciada em junho do ano passado foi paralisada dois meses depois pela gestão anterior. Em maio deste ano, já no governo de Edvaldo Nogueira, o projeto foi reiniciado. Em junho, ao visitar o local, o prefeito recebeu dos moradores o pedido de ampliação das obras, o que foi prontamente atendido.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, lembrou todo o esforço para a retomada da obra. “O primeiro esforço foi garantir o recurso da Caixa Econômica Federal, pois estava faltando documentos. Fomos a Brasília, reapresentamos o cronograma da obra, o cronograma financeiro e o licenciamento ambiental. A Caixa estudou e aprovou. Retomamos então o projeto. Mas, em julho, durante uma visita do prefeito, houve o pedido para incluir outras áreas, o que fizemos com recursos próprios”, relatou.

Prestigiaram a solenidade de inauguração a vice-prefeita Eliane Aquino, os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Antonio Bittencourt (líder do governo), Anderson de Tuca, Bigode do Santa Maria, Soneca, Jason Neto, Fábio Meireles e Isac Silveira, além dos secretários municipais e lideranças comunitárias.

Por Valter Lima

Foto Janaina Santos

Leia também