Aracaju, 28 de março de 2024

Almeida Lima se reúne com Mulheres de Peito em gabinete da SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Após a recepção feita a pacientes que se encontram em tratamento contra o câncer, inseridas no movimento Mulheres de Peito, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, se reuniu com essas representantes nesta terça-feira, 7, em seu gabinete.  As demandas apresentadas pelas cidadãs continuaram sendo acolhidas, sendo que medidas voltadas para a qualificação da assistência em saúde já começaram a ser adotadas por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com base nas sugestões apresentadas pelas mesmas.

De acordo com o secretário, em virtude de grande parte das solicitações estarem voltadas para o acolhimento de pacientes com câncer no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e para a realização de exames, como tomografia e ressonância, uma visita técnica já foi realizada por profissionais da SES na unidade e, no tocante aos tais procedimentos, eles estarão sendo realizados ainda esta semana.

“Depois da dupla solicitação de reunião com representantes do movimento, sendo portanto as líderes Sheila Galba e Adriana Azevedo, que não apresentaram retorno, mantemos agora canal aberto entre essas pacientes oncológicas e o gabinete da SES, considerando as necessidades das que se dirigiram à secretaria e das que não estiveram presentes, mas cujas demandas chegaram através das que compareceram. Além desses momentos de diálogo e esclarecimentos, o gabinete se mantém à disposição para recebê-las em qualquer dia da semana, no horário das 11h”, assegurou Almeida Lima.

Melhorias

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde destacou melhorias previstas no Huse, na área de infraestrutura, a fim de que o acolhimento realizado a essas e outros pacientes seja aperfeiçoado. Outras mudanças, a exemplo da saída do ambulatório de retorno da unidade para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunológicos (Ceadi), estão entre as medidas voltadas para esse aperfeiçoamento.

“Estamos trabalhando para, em breve, manter em funcionamento o segundo equipamento da unidade de radioterapia do Huse, que pretende zerar a fila de espera para a realização desses procedimentos. O prazo dado para este funcionamento foi estimado em três semanas, conforme devida atenção a todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde para funcionamento do aparelho”, ressaltou ainda Almeida Lima.

Entre as melhorias previstas para a área da saúde em Sergipe, ainda foi considerada a compra, mediante verba orçada em seis milhões de reais, doada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), por decisão do presidente Clóvis Barbosa, para compra de duas carretas liberadas com os equipamentos necessários para a realização de todos os exames voltados para o público feminino e para o público masculino. As carretas, denominadas ‘Saúde Já’, ainda servirão de retaguarda para tratamentos.

“Desde quando descobri o câncer, há nove anos, venho me tratando no Huse. No entanto, a realização de exames, como tomografia, cintilografia e ressonância, representam atualmente a minha maior necessidade junto à SES. Havia tomografia com contraste marcada desde o mês de julho e agora será realizada, conforme providências tomadas esta semana através do diálogo e, principalmente, da compreensão”, esclareceu a cidadã, integrante do Mulheres de Peito, Zilda Mendes dos Santos, de 59 anos.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também