Aracaju, 28 de março de 2024

Governo do estado conclui recuperação da ponte sobre o Rio do Sal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__2B25~1

O governador Jackson Barreto reconhece a necessidade em executar frequentemente reparos técnicos em intervenções desse tipo

O Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) concluiu a recuperação da ponte José Rollemberg Leite, na divisa entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

Edificada entre o bairro Coqueiral na capital sergipana e o Conjunto Marcos Freire II na cidade vizinha, a ponte tem 369 metros de extensão por 14,50 de largura, por onde transitam diariamente milhares de veículos de pequeno, médio e grande porte e é o principal acesso entre a Zona Norte e o Centro de Aracaju e o segundo município mais populoso do Estado.

Tendo investimentos na ordem de R$ 2.339.879,70, provenientes de recursos estaduais, os serviços compreenderam a recuperação estrutural das estacas, sapatas e pilares de concreto armado, tratamento das juntas de dilatação da laje de concreto armado, tratamento de fissuras estabilizadas e juntas inativas.

Os serviços

Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, pedestres, ciclistas e condutores de veículos já podem trafegar com segurança. “Substituímos todas as juntas de dilatação do vão central, tratamos as fissuras e nos pilares fizemos o lixamento e escariação da estrutura até chegar às ferragens danificadas, aplicando um produto anticorrosivo e em seguida outro à base de epox (substância que une a ferragem e o cimento) deixando-os protegidos e livres de outra oxidação. Posteriormente fizemos outro lixamento e por fim uma nova base de cimento, de modo que os seis pilares em terra firme e os 12 dentro do rio estão totalmente recuperados”, explica.

Ele acrescenta outros serviços executados. “Recuperamos as placas de concreto armado pré-moldadas dos passeios, fizemos a pintura dos guarda-corpos e guarda-rodas, revitalização da pintura  horizontal, além do acabamento na superfície em concreto projetado”, detalha.

Valmor Barbosa ressalta que o Executivo Estadual tem atuado de forma efetiva na recuperação de pontes. “O governador Jackson Barreto reconhece a necessidade de realizar reparos técnicos em intervenções dessa natureza. Além da vistoria frequente nas pontes sob responsabilidade do Governo do Estado nos oito territórios. Na Grande Aracaju, além dos serviços de manutenção regular nas pontes Aracaju/Barra dos Coqueiros e Joel Silveira, recuperamos as pontes sobre o Rio Poxim nos bairros São Conrado e Augusto Franco e na outra ponte sobre o Rio do Sal, entre o bairro Lamarão e o Conjunto João Alves, também no município de Nossa Senhora do Socorro, o que resultou em investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões”, frisa.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também