Aracaju, 18 de abril de 2024

Governo libera recursos para associações do município de Ilha das Flores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
11

A secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) e o secretário Zezinho Sobral estiveram no município de Ilha das Flores para anunciar a liberação de recursos para a Associação de Pescadores São Pedro e a Associação dos Produtores Rurais do Povoado Serrão

Na tarde da última terça-feira, 07, a equipe do Departamento de Inclusão Produtiva da secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) e o secretário José Sobral estiveram no município de Ilha das Flores, para anunciar a liberação de recursos dos Editais de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda (APLs) do governo de Sergipe, em parceria com o BNDES, para a Associação de Pescadores São Pedro e a Associação dos Produtores Rurais do Povoado Serrão.

Para os pescadores, foi liberada a quantia de R$ 137.078.50, que irá beneficiar 70 associados com a compra de 307 redes de malha, 240 redes de pilombeta, 30 motores com rabeta e recurso para pagamento do projetista. Já para os rizicultores do Serrão, o valor liberado foi de R$ 137.515,00, que irá possibilitar a aquisição de um trator, uma grade aradora, um rotativo com 08 facas e o pagamento do projetista, beneficiando 25 produtores rurais.

“Estávamos com um problema junto ao BNDES, mas graças a Deus conseguimos prorrogar o edital e conseguimos destravar. Fiz questão de vir aqui dar essa notícia boa a vocês. A gente quer que vocês se organizem direitinho para usufruir coletivamente da melhor maneira possível desses equipamentos. O governador Jackson Barreto nos deu essa oportunidade de atender vocês e nos confiou a missão de liberar esses recursos. Então a gente fica muito feliz em estar aqui em Ilha das Flores e poder contribuir para a melhoria de vida de cada um de vocês”, disse o secretário Zezinho Sobral aos pescadores da Associação São Pedro.

O presidente João Barreto conta que vem esperando ansiosamente por esse momento. “Esse é um sonho que se tornou realidade. Porque na verdade são mais que 70 produtores, são 70 famílias beneficiadas com esses 30 motores e mais de 500 peças de rede. Vão nos ajudar demais. A temporada de pesca começa em março, mas queremos estar com tudo comprado já agora em dezembro, pra gente se organizar”, disse.

Também na opinião de seu Carlos Augusto Pereira, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Povoado Serrão, o trator e os implementos que serão adquiridos a partir deste recurso irão beneficiar a toda a comunidade. “Temos 25 produtores de arroz associados que serão beneficiados diretamente, mas também tem a comunidade toda que precisar. Com certeza vai melhorar e muito a nossa produção”, disse.

Em um edital anterior dos APLs, outro projeto já havia sido contemplado em Ilha das Flores: o da Associação dos Rizicultores, que recebeu recursos para aquisição de colheitadeira e trator. Mais um projeto no município [da Associação de Pescadores do Povoado Bongue] e outros quatro projetos em Estância, Malhador, Moita Bonita e Poço Redondo aguardam a liberação do BNDES para receber os recursos, a fim de melhor equipar os produtores rurais sergipanos, potencializando sua capacidade de geração de renda.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também