Aracaju, 28 de março de 2024

OAB se une ao povo de Salgado para solicitar reabertura do Banco do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__E0F0~1

Atendendo ao clamor do povo de Salgado, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, se uniu aos moradores do município em uma grande audiência pública ao ar livre para solicitar a reabertura da única agência bancária que havia na cidade. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira, 08, na Praça Helena Ribeiro, em frente ao Banco do Brasil, que fechou as portas há mais de 10 meses alegando falta de segurança e deixou toda população do município sem nenhum serviço bancário.

No final de outubro, vereadores, vice-prefeito, padre, advogados e comerciantes de Salgado estiveram na OAB para pedir apoio da entidade. Os munícipes relataram que vários apelos já foram feitos, mas a agência permanece fechada, obrigando os moradores a se deslocarem para cidades vizinhas, como Boquim, Itaporanga ou Lagarto para fazer uso de qualquer serviço bancário.

Presente à audiência, o vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou que o encerramento das atividades do Banco do Brasil na cidade representa um enorme prejuízo à economia local e dificulta a vida dos salgadenses. “Se essa agência bancária está sem funcionar em virtude da insegurança, pedimos que o Governo de Sergipe uma atenção maior a segurança pública do município. Solicitamos também que Superintendência desta instituição financeira não se omita e invista em sua agência. Que o Banco do Brasil zele por seus funcionários e clientes, pela proteção do seu ambiente interno, instalando portas giratórias e colocando uma segurança armada no local”, frisou.

“É inadmissível que um município não tenha, no mínimo, uma agência bancária aberta. Este ato é a prova da importância desta questão. Essa audiência pública, uma proposta apresentada pela OAB em reunião com representantes de Salgado, é uma manifestação do povo. Um protesto dos parlamentares, do poder público municipal, das igrejas, dos comerciantes e toda comunidade em prol da reabertura do Banco do Brasil em nossa cidade”, ressaltou o vereador Irinaldo Fraga.

O comerciante Arivaldo dos Santos, professor e bacharel em direito, elogiou a participação da OAB na audiência e enalteceu o posicionamento da entidade no combate às injustiças sociais. “Desde a revolução de 1964, a Ordem dos Advogados se faz presente para garantir o respeito aos direitos e promover a paz social. É uma satisfação imensa ter a OAB em Salgado atestando esta requisição de retorno do atendimento bancário aqui no município, porque a Ordem é uma das poucas instituições que ainda possui credibilidade neste país “.

Arivaldo dos Santos destacou o sofrimento da população, em especial dos aposentados, que se sujeitam a uma viagem para ter acesso ao atendimento bancário. O comerciante pontuou que uma das funções do banco é sanear o mercado, assegurando a estabilidade da economia de Salgado. “Com o fechamento, os recursos que estão no banco passaram a ser gastos em outros municípios e o comércio está falindo”, disse Arivaldo, afirmando que este cenário precisa mudar.

Reafirmando seu apoio, a OAB encaminhará ofício requisitando que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Segurança Pública, reforce o policiamento na cidade, visando garantir não só o retorno da instituição financeira para o município, mas, principalmente, uma melhor qualidade de vida para à população. A Ordem encaminhará ainda um requerimento para toda superintendência do BB, solicitando investimento na agência de Salgado.

Fonte e foto OAB/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também