10/11/17 - 00:01:46

JACKSON SE REANIMA AO SENADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Aliados do governador Jackson Barreto (PMDB) ficaram mais animados, ontem, com o retorno dele a Sergipe, depois de conversas com o presidente Michel Temer. JB estava de alto astral. A audiência em Planalto lhe fez bem e a expectativa do andamento mais rápido do empréstimo, junto ao Tesouro Nacional, aumentou a expectativa de iniciar a recuperação de estradas e rodovias praticamente intransitáveis.

A euforia dos aliados não tinha muito a ver com o trâmite para o empréstimo, mas pela certeza de que Jackson Barreto seria candidato ao Senado da República em 2018. JB não fala sobre isso, mas o seu humor deixa transparecer decisões que pareciam cheias de dúvidas. Um assessor que conhece profundamente Jackson, disse que esses altos e baixos que acontecem ultimamente com ele, decorre de situações que o incomodam.

A última ocorreu exatamente no dia que JB tomou conhecimento que o pagamento dos pensionistas e aposentados ocorreria dia 14. A tristeza foi grande. Tanto que nesse dia ele praticamente anunciou que sua candidatura ao Senado estaria desfeita e que permaneceria no Governo. Ficou só no ‘praticamente’. Ontem o cenário era outro e o grupo político liderado por ele recuperou a certeza de que a candidatura não teria recuo.

Ainda entre membros da base aliada, tem gente que torce para que o deputado federal André Moura (PSC) esteja ao lado de Jackson Barreto nessa disputa pelo Senado. Em tom de brincadeira, o ex-deputado Sérgio Reis insinuou isso quando estiveram juntos em audiência com Michel Temer, na quarta-feira à noite. Mas é certo que André não pretende a candidatura. Foca o Governo… ou a reeleição.

ANDRÉ NÃO VISA SENADO

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), não visa o Senado em 2018. O seu desejo é disputar o Governo do Estado e se prepara para isso.

Ao contrário disse será candidato à reeleição.

A CHAPA DO SEU GRUPO

André Moura realmente é quem marcará o time para iniciação das conversas sobre 2018 no PSC&Cia e tratará com partidos do grupo para definições.

Será nesse encontro amplo que formará a chapa majoritária.

QUANTO A IDA DO PSB

A participação do PSB na composição do PSC&Cia “será outros quinhentos”. Só será aceita dentro de um entendimento do grupo que está na oposição desde 2010.

E a participação será definida pelo bloco.

NÃO VAI DITAR NORMAS

Uma liderança sólida do PSC&Cia já deixou bem claro que quaisquer outras legendas que se agregar, terá que seguir orientação do bloco.

Ninguém entrará mandando ou ditando normas.

ATITUDE UM POUCO INFELIZ

O senador Eduardo Amorim (PSDB) viu como uma “atitude um pouco infeliz o ato do seu colega Aécio Neves, destituindo Tasso Jereissati da Presidência tucana”.

Aécio estava afastado da Presidência, mas reassume através de ato.

ALMEIDA E O ASSÉDIO

O secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB), passa por acusações de assédio sexual e ontem circulou áudio que de telefonema entre ele e uma funcionária.

É quase inaudível e a voz não parece ser de Almeida.

ALGO DE SUJO POR TRÁS

Segundo a assessoria de Almeida Lima, há algo de “sujo por trás dessa campanha que rola nos grupos”. Embora, nesse jogo, não existam santos.

Espera-se o que dirá a jornalista Candisse Matos.

CANINDÉ ESTÁ DIFÍCIL

Complicada a situação em Canindé do São Francisco. Ninguém está querendo assumir a Secretaria da Saúde. Imaginem! Nem o filho do prefeito.

Circula a informação que a dívida é muito alta.

MOMENTO DE CRISE

A notícia que chega à coluna é que Canindé passa por um momento de crise com uma folha nas nuvens, pelos altos salários que paga à parte dos servidores.

– É a maior folha de pagamento per capita do Brasil, exagerou a fonte.

ELIANE É BEM COTADA

Uma ala forte do PT fala que a vice-prefeita Eliane Aquino não deixou de lado a ideia de disputar mandato nas eleições do próximo ano.

Eliane prefere não falar no assunto, mas segmentos do PT sim.

PREVISÃO DE CONFRONTO

Ainda dentro da militância petista, há quem preveja desencontros entre tendências internas, por discordâncias em apoiar candidatos indicados pelo Governo.

Entretanto, o PT parece bem mais unido que em 2010 e 2014.

PPS BUSCA ALIANÇAS

O PPS está trabalhando para fazer aliança e pensa alto. Tenta fechar um bloco com o DEM e não deixará de buscar uma composição com o PSB.

Além de atrair legendas menores e formar um grupo.

BRIGA ENTRE VEREADORES

O pau quebrou durante reunião de 14 vereadores de São Cristóvão, em reunião com o prefeito Marcos Santana (PMDB) na sede da CAT em Aracaju.

Vereadores Mago (PSD) e Diego Prado (PSDB) trocaram murros e pontapés.

DISCUSSÃO ACALORADA

Os 14 vereadores foram convidados pelo prefeito Marcos Santana para reunião, e depois de discussão acalorada, por razão ainda não divulgada, foram às vias do fato.

Não foi fácil controlar as feras.

DESESPERO COM PESQUISAS

O deputado Fábio Mitidieri diz nas redes sociais que o desespero com o crescimento de Belivaldo Chagas nas pesquisas fica evidente com os vídeos caluniosos nas redes.

– Vão se acostumando, o Galeguinho está só começando, diz.

CIDADÃO AMAPAENSE

Gilton Garcia está no Macapá (AP), onde recebe hoje o titulo de Cidadão Amapaense, concedido pela Assembleia Legislativa.

A honraria foi proposta pela deputada Edna Auzier.

MANDATO DE GOVERNADOR

O título teve como motivo obras realizadas por Gilton Garcia, quando exerceu mandato de governador do Amapá, na transiçao de território para Estado.

A homenagem chega num momento que a classe política está em baixa cotação.

TALYSSON MANDA RECADO

Talysson Costa, filho do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, disse que falar em mudanças nos meios políticos tornou-se um hábito de figuras do passado.

E que essas pessoas permanecem com os mesmos hábitos de sempre.

SERGIPANO É INTELIGENTE

Talysson diz ainda que o povo sergipano é inteligente o suficiente para saber que é possível, sim, “fazermos uma renovação para valer no quadro político que está aí”.

Pelo jeito, Talysson oficializa sua candidatura a deputado estadual.

Notas

Fórum Euclides Góes – Será inaugurado, dia 13, em Frei Paulo, o Fórum Eleitoral Euclides Góes. A homenagem é prestada pelo Tribunal Regional Eleitoral “a um grande homem do seu tempo, que deixou como legado o amor à família e o compromisso com a justiça social”.

0x0

Imposto de magistrados – A Receita Federal mira o Poder Judiciário e prepara uma operação para cobrar Impostos de Renda de magistrados que receberam indevidamente benefícios como auxílio moradia. Popularmente chamados de penduricalhos, esses benefícios são isentos de impostos de Renda. Magistrados se agitam.

0x0

Aécio destitui Tasso – Pressionado por ministros tucanos, o senador Aécio Neves (MG) destituiu o senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina do PSDB ontem à tarde. Depois de conversar com tucanos governistas, Aécio foi pessoalmente ao gabinete de Tasso comunicar sua decisão.

0x0

Atitude vergonhosa – Deputada Shéridan Oliveira (PSDB) disse a O Antagonista: “Que vergonha ver o Aécio (Neves) agir assim de maneira tão medíocre. Toda a nossa esperança de renovação, que estava sendo colocada em prática por uma parte da bancada, é destruída por essa atitude vergonhosa e absurda.”

0x0

Reforma da Previdência – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem, em Brasília, que a nova proposta de reforma da Previdência, que está sendo discutida entre o governo e lideranças políticas, “vai ajudar na aprovação” da matéria. Para Rodrigo o mais importante foi unir a bancada.

0x0

CPI do homem nu – A CPI dos Maus-Tratos no Senado aprovou quarta-feira, o pedido para que sejam levados para depoimento, em condução coercitiva, o artista Wagner Schwartz e o curador do Queermuseu, Gaudêncio Fidélis. Schwaertz é o artista que pousou nu ao lado de crianças no Museu de Arte de São Paulo.

Conversando

Conversa com André – Governador Jackson Barreto elogiou o deputado André Moura (PSC), pelo seu desprendimento em ajudar Sergipe, independente de posição política.

Saiu animado – O governador Jackson Barreto saiu muito animado depois da conversa que teve com o presidente Michel Temer sobre o empréstimo.

Isso é verdade – O senador Valadares volta ao twitter para dizer não teria pressionado o deputado André Moura para barrar empréstimo solicitado pelo Governo à Caixa.

Por quê é verdade? – É que, na realidade, o senador Valadares não tem força política para barrar o deputado André Moura de fazer o que quiser.

De Augusto Nunes – O ataque a William Waack confirma que, aos olhos dos idiotas, independência jornalística é pecado mortal.

Passa a ser crime – É verdade: a independência jornalística passou a ser crime e, até parte dos colegas de profissão ela não existe porque optar por um lado é normal.

Oposição e Governo – O deputado Gilmar Carvalho ainda se mantém sem partido e nesse momento pinta como se fosse de oposição. Há 15 dias votou com o Governo.

Vereador a federal – O PHS está animado com o número de filiações que faz no interior. Terá um vereador de Japoatã como candidato a deputado federal.

O crime venceu – Quando um presidente sob suspeita afasta o diretor geral da PF que atuava firme contra corruptos, é porque o crime venceu.