Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Secretaria de Inclusão Social lança campanha de Redução de Sódio nos Alimentos

__FE45~1

Ação visa orientar a comunidade e os usuários do Restaurante Padre Pedro para necessidade de reduzir o sal nos alimentos

Com o objetivo de apresentar uma alternativa mais saudável para ‘temperar’ os produtos que vão à mesa, a Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan), realizará a ‘Campanha de Conscientização para a Redução de Sódio nos Alimentos’, às 11h desta sexta-feira, 10, no Restaurante Popular Padre Pedro, que atende a população vulnerável, no centro da capital.

De acordo com Lucileide Rodrigues, diretora do Dsan/Seidh, diariamente os brasileiros consomem uma média de 12 gramas de sal. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, recomenda apenas 5 gramas. “Conversaremos com os clientes sobre a importância de reduzir o sódio, agregando sabor e os benefícios das ervas nos alimentos. Disponibilizaremos saches com 3 gramas sal de ervas para substituição do sal comum, observando a aceitabilidade do produto e explicando os benefícios à saúde”, afirma.

Ainda segundo a técnica, aspectos como sobrepeso, obesidade, má alimentação (muito consumo de sal e produtos industrializados), sedentarismo, tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário são os principais fatores que podem levar à hipertensão. “De acordo com a Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (Abeso), Sergipe tem 44% de pessoas adultas acima do peso. Nosso foco é orientar a comunidade e os usuários do Restaurante Padre Pedro nesse despertar de consciência sobre a necessidade de reduzir o sal nos alimentos”, pontua Lucileide.

Gerenciado pela Seidh, o Restaurante Popular Padre Pedro atende de segunda à sexta-feira (no almoço e no jantar), aproximadamente 3 mil pessoas. As refeições são completas, nutritivas e custam apenas o valor simbólico de R$ 1,00. “A comida servida é de qualidade e rica em nutrientes. O cidadão que vai até o Padre Pedro merece ter uma boa orientação sobre o que consome para que dê continuidade à manutenção da saúde. Esclarecer sobre os benefícios de uma alimentação saudável também é uma função social e uma forma de prevenção de doenças”, destacou o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral.

Foto assessoria

Leia também