Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Taça Cidade de Aracaju movimenta jovens através do esporte

1

Muitos pontos marcados, competitividade aflorada e centenas de adolescentes praticando uma paixão: o esporte. É assim a Taça Cidade de Aracaju, com disputas nas modalidades futebol, futsal e voleibol. A competição, promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), movimenta equipes da capital e do interior em torneios que incentivam a prática do esporte e ajudam a revelar novos talentos.

A modalidade futebol sub-16 terá sua final no próximo sábado, 11. Na disputa pelo título, Pirambu Nova Geração enfrenta o TM Esporte, jogo que começa às 9h30. Antes, às 8h15, tem a disputa do terceiro e quarto lugares, entre Real Sergipe e Confiança, que começa às 8h15. Os jogos acontecem no campo do Anchietão, no Bugio.

No futebol, 960 jogadores participam distribuídos em 32 equipes, 27 da grande Aracaju e cinco do interior. Já no futsal feminino, 195 atletas, divididas entre 13 times, disputam a Taça. As meninas entraram na disputa no último dia 21 de outubro e a equipe vencedora será consagrada no dia 2 de dezembro, data da final. Os jogos estão registrando boa média de público e as quartas-de-final serão disputadas no dia 15 de novembro, na quadra da Praça da Juventude, conjunto Augusto Franco, a partir das 14 horas. Nesta modalidade a idade é livre.

A Taça Cidade de Aracaju é uma das maiores competições de esporte amador de Sergipe e foi criada com o intuito de fomentar o esporte de base no município de Aracaju, e assim, não só ajudar a revelar novos talentos, como também ajudar aos jovens em situação de risco. “Dessa forma, estamos estimulando ações que visam melhorar a qualidade de vida da população e garantimos aos nossos jovens um futuro mais saudável, além de oportunizar para aqueles que demonstrem talento, uma chance de construir uma carreira dentro do esporte”, afirma o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho.

Esporte para todas as idades

Os menores também têm espaço na competição. O futsal está recebendo jogos nas modalidades sub-10 e sub-12. No total, 22 equipes, sendo 7 times sub-10 e 15 times sub-12, que reúnem aproximadamente 500 atletas em busca da premiação. A disputa nestas modalidades começaram no dia 22 de outubro e até a final, no dia 10 de dezembro, serão realizados 42 jogos na quadra da Praça da Juventude do Augusto Franco.

O diretor de Esportes da Sejesp, Jersonilton Júnior, ressalta a importância da competição no contexto social para os participantes. “É essencial para o crescimento e desenvolvimento do caráter e para a qualidade de vida dos novos atletas, além de ensinar a valorizar e respeitar as outras pessoas. Pois, através do esporte, buscamos um mundo melhor”, ressalta.

Para ele, o esporte também é uma forma de manter a vida mais saudável. “Uma válvula de escape se cria através do esporte e é nisso que eu vejo a importância desta competição. A falta de espaço para prática esportiva ou até mesmo a presença do mundo virtual favorecem o sedentarismo, trazendo tensões para comunidade. Se nossas crianças e adolescentes praticarem mais esportes, teremos adultos mais saudáveis. E é isso que desejamos”, finaliza.

Voleibol

E para fechar o ano de 2017, outro esporte bastante popular ganhará espaço na Taça. Em dezembro, entre os dias 16 e 17, acontecerá a Taça Cidade de Aracaju de Vôlei 4 x 4 masculino e feminino, modalidade adulta. Aproximadamente 10 equipes participarão da premiação.

Luiz Carlos Bossa Nova, coordenador de Esportes e Inclusão da Sejesp, afirma que a Secretaria trabalha com o objetivo de incluir o maior número de pessoas dentro das atividades desenvolvidas. “Em cumprimento à determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, queremos fomentar o esporte de inclusão, de uma maneira cognitiva em todas as camadas sociais de nosso município e da grande Aracaju. E como o esporte é para alcançar crianças, adolescentes e adultos, estamos também alcançando algumas cidades do interior do nosso Estado, como Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Pirambu. Com isso, apesar das dificuldades, estamos cumprindo a nossa determinação de, através do esporte, dar uma melhor qualidade de vida para os nossos munícipes”.

Foto: Ascom/Sejesp

Leia também