Aracaju, 28 de março de 2024

Pesquisa em Itabaianinha revela cenário favorável para Valadares!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As equipes do Instituto França de Pesquisa entrevistaram 427 pessoas na sede e nos povoados do município de Itabaianinha, entre os dias 8 e 9 de novembro, e os números, levantados com exclusividade por este colunista, revelam um cenário amplamente favorável para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), tanto para sua reeleição quanto para uma possível candidatura a governador do Estado em 2018. Em síntese, hoje o quadro é completamente favorável para os segmentos que fazem oposição ao governo. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos

A pesquisa em questão apenas reforça o entendimento sobre o desgaste da gestão de Jackson Barreto (PMDB) que, como já fora colocado por este colunista, prejudica diretamente a pré-candidatura do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), porque para muitos se caracteriza a continuidade do projeto atual. Os levantamentos feitos pelo mesmo Instituto em outros municípios seguem esta constatação. Resta saber se, até o próximo ano, a oposição estará unida e manterá o “fôlego” para ter êxito nas urnas, e se o Executivo não terá reagido, se não conseguirá se fortalecer e mais uma vez reverter uma situação completamente adversa.

Na pesquisa para governador, no 1º turno de 2018, Valadares aparece com 27,6%, seguido de Ivan Leite (PRB) com 15,5% e Dr. Emerson (REDE) com 14,5%; Belivaldo Chagas tem 7,3%, Vera Lúcia (PSTU) com 4,7%; 14,5% não votariam em nenhum ou anulariam e 15,9% não sabem ou não responderam. Em outro cenário, Ivan Leite lidera com 20,4% contra 17,1% de Eduardo Amorim (PSDB) e 16,2% de Dr. Emerson; 6,8% optam por Belivaldo e 5,9% ficam com Vera Lúcia; 16,6% não votariam em nenhum ou anulariam e 17,1% não sabem ou não responderam.

No terceiro cenário para o Governo em Itabaianinha, agora sem Ivan Leite, Valadares desponta com 31,1%, seguido de Dr. Emerson com 16,4% e Belivaldo com 7%; Vera Lúcia aparece com 4,7%, seguida de Mendonça Prado (PPS) com 1,9% e Sônia Meire (PSOL) com 1,6%. 17,1% não votariam em nenhum ou anulariam e 20,1% não sabem ou não responderam. No quarto cenário, Dr. Emerson lidera com 20,4%, seguido de Amorim com 19% e Belivaldo com 7,3%; depois aparecem Vera Lúcia com 5,6%, Mendonça com 3% e Sônia Meire com 2,1%; 20,1% não votariam em nenhum ou anulariam e 22,% não sabem ou não responderam.

Nos levantamentos que este colunista teve acesso, para o 2º turno da eleição, Amorim teria 43,3% contra 10,3% de Belivaldo; 23,7% não votariam em nenhum ou anulariam e 22,7% não sabem ou não responderam. Em outro cenário, André Moura (PSC) venceria com 25,3% contra 19% de Belivaldo; 28,6% não votariam em nenhum ou anulariam e 27,2% não sabem ou não responderam. Já no terceiro cenário de 2º turno, Valadares venceria com 50,1% das intenções contra 9,6% de Belivaldo; 19,7% não votariam em nenhum ou anulariam e 20,6% não sabem ou não responderam.

Em síntese, ainda é muito cedo para se concluir que estes números de Itabaianinha são decisivos para a eleição de 2018, mas como a pesquisa se equivale com os cenários de outros municípios, ascende-se um “alerta vermelho” dentro do Governo do Estado que não tem sido bem avaliado e que terá que trabalhar muito para reverter essa realidade desfavorável. Belivaldo Chagas, por exemplo, já “arregaçou as mangas”, mas sozinho ele não vence a eleição. Vai precisar do sacrifício e da dedicação de todos os líderes do governo, caso contrário, o governo pode correr o risco de ser interrompido no seu projeto de continuidade.

Rejeição Governo

Entre os nomes listados em Itabaianinha para o Governo, no quesito Rejeição, Belivaldo lidera com 18%, seguido de André Moura com 9,8%, Vera Lúcia com 8,2%, Amorim com 5,9%, Dr. Emerson com 4,4% e Valadares com 1,9%; 25,3% disseram que votariam em qualquer um, 13,3% não votam em nenhum e 13,1% preferiam não responder.

Deputado Estadual

Em Itabaianinha foram citados para deputado estadual (espontânea) Zezinho Guimarães (PMDB) com 4,4%, seguido de Janier Mota (PPS) com 3,3%, Maísa Mitidieri (PSD) com 0,5%, Adelson Barreto Filho (PR) com 0,5%, Breno com 0,2%, Josefa com 0,2% e Professor Glenisson com 0,2%; 22,5% não votarão em ninguém e 68,1% não sabem.

Deputado Federal I

Na induzida para deputado federal quem lidera é o novato Valdevan 90 com 12,9%, seguido de Fábio Reis (PMDB) com 9,8%, Fábio Mitidieri (PSD) com 6,1%, Pastor Jony (PRB) com 5,9%, Adelson Barreto (PR) com 5,9%, Valadares Filho (PSB) com 5,9%, Ana Alves (DEM) com 2,6% e André Moura com 2,3%.

Deputado Federal II

Entre os melhores colocados para federal ainda aparecem Fábio Henrique (PDT) com 2,1%, Sukita com 1,9%, João Daniel com 1,9%, Gustinho Ribeiro (PRP) com 1,6%, Laércio Oliveira (SD) com 1,6%, José Carlos Machado (PSDB) com 1,2%, Coronel Rocha (REDE) com 0,9% e Márcio Macedo (PT) com 0,5%. 13,6% não votarão em ninguém e 24,1% não sabem.

Presidente

Em Itabaianinha para presidente da República Lula (PT) venceria com 69,1%, seguido de Marina Silva (REDE) com 9,1%, Bolsonaro (PSC) com 4,4%, João Dória (PSDB) com 3,5%, Ciro Gomes (PDT) com 2,8% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 2,1%. 4,4% não votarão em ninguém e 4,4% não sabem.

Senado I

Para senador, com a possibilidade de o eleitor escolher dois candidatos, Jackson Barreto lidera com 28,6% seguido de Amorim com 20,1%, Heleno Silva (PRB) com 19%, João Fontes (PPS) com 10,3%, Rogério Carvalho (PT) com 10,1%, André Moura com 9,8% e Alessandro Vieira (REDE) com 4,4%. 19,9% não votarão em ninguém e 15,9% não sabem.

Senado II

No segundo cenário para senador em Itabaianinha, Jackson Barreto lidera com 31,1%, seguido de Valadares com 24,1%, Heleno Silva com 19,2%, André Moura com 12,6%, Rogério Carvalho com 11,9%, João Fontes com 10,5% e Alessandro Vieira com 4,7%. 18,7% não votarão em ninguém e 15,9% não sabem.

Rejeição Senado

Entre os nomes listados em Itabaianinha para o Senado, no quesito Rejeição, Jackson lidera com 9,8% seguido de João Fontes com 8%, André Moura com 7,5%, Amorim com 6,3%, Heleno com 6,1%, Alessandro Vieira com 5,4%, Rogério com 3% e Valadares com 2,6%. 32,1% não votariam em nenhum e 19,2% não sabem.

Acima de 100%

O Instituto explica que na pesquisa para o Senado Federal a base é superior a 100% por se tratarem de dois votos dados para senador.

Avaliação

Para este colunista não é surpresa a liderança de Valadares partindo do principio que ele tem sido o político da oposição que mais incomoda e cobra do governo de Jackson Barreto e, naturalmente, cria mais identidade com o eleitorado que está insatisfeito com a gestão.

Tuitadas

Talvez por isso as “tuitadas” do senador estejam incomodando tanto os setores governistas que passaram a ataca-lo com mais frequência e com mais acidez. “Tocando na ferida”, Valadares segue bem junto ao eleitorado porque o governo também não ajuda.

Ivan Leite

Tudo bem que a pesquisa foi feita em Itabaianinha, não muito distante de Estância, mas Ivan Leite apareceu muito bem no levantamento. E ainda tem sua esposa, Adriana Leite (PRB), como pré-candidata a deputada estadual. É um nome que deve ser levando em consideração…

Dr. Emerson

Com boa votação na eleição de prefeito de Aracaju em 2016, Dr. Emerson segue vem avaliado agora no interior do Estado. Pode não vencer a eleição, mas se candidato for terá certamente uma votação expressiva.

Mendonça Prado

Outro nome que surpreendeu, mesmo sem estrutura, foi o de Mendonça Prado. É outro pré-candidato que, tem boa oratória e um discurso fácil. Se entrar na disputa, no mínimo, poderá tirar votos de muita gente…

Heleno Silva

Não se pode negar também o crescimento de Heleno Silva nas avaliações para o Senado, na participação da Igreja Universal no Estado e dos pré-candidatos do PRB para deputado. É um agrupamento que conseguiu se renovar e pode surpreender.

Valdevan 90

Ligado ao movimento sindical de São Paulo, o pré-candidato a deputado federal Valdevan 90 lidera a corrida para deputado federal em Itabaianinha e vem muito bem avaliado em outras cidades da região. Poderá ser uma das “surpresas” desta eleição.

Machado I

O ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB) participou, na barragem da Ribeira, em Itabaiana, do peixamento realizado pela Codevasf, junto ao senador Eduardo Amorim, ao deputado André Moura, ao prefeito Valmir de Francisquinho (PR), do superintendente da Codevasf, César Mandarino, vereadores e moradores da região.

Machado II

“Tive a oportunidade de ouvir de alguns moradores a importância da obra construída no primeiro governo de João Alves, quando eu era secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, que hoje beneficia quase 500 lotes e gera cerca de 5000 empregos diretos”, destaca Machado.

 PSDB

Durante a Convenção do Diretório Estadual do PSDB, na manhã desse sábado (11), o senador Eduardo Amorim foi escolhido para seguir no comando do Partido no Estado. Também compõem a chapa, o ex-deputado estadual Zé Franco, como vice-presidente; e o José Carlos Machado, como secretário-geral.

Desemprego

Em seu discurso, Machado destacou os altos índices de desemprego do Estado como o maior problema a ser enfrentado  pela futuro governador de Sergipe. “Afinal, são 160 mil desempregados, que reúnem em seu entorno quase um terço da população sergipana e sendo que, destes 160 mil, 15 mil jovens entre 18 e 24 anos em Aracaju. Isso é muito grave”, alertou Machado.

Presenças

A Convenção contou com a presença do ex-governador Albano Franco, eleito presidente de honra; do deputado federal André Moura, dos deputados estatuais Georgeo Passos, Vanderbal Marinho, Venâncio Fonseca e Luciano Pimentel; além de prefeitos, vereadores e filiados

Em viagem

O prefeito Edvaldo Nogueira estará fora do país na próxima semana. Um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos, ele integrará a delegação que participará, entre os dias 13 e 17 de novembro, do 7° Congresso de Cidades Inteligentes, em Barcelona, na Espanha. Todas as despesas da viagem serão arcadas pela FNP. Edvaldo já enviou ofício à Câmara comunicando da viagem. Nessa sexta-feira (10), ele transmitiu o cargo para a vice-prefeita Eliane Aquino, que assume as funções executivas da administração municipal pelos próximos dias.

Defensoria

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo Especializado na Defesa dos Direitos do Consumidor, realiza nesta segunda-feira (13), às 8h, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada na Avenida Barão de Maruim, 94, Centro, coletiva de imprensa para falar sobre a Ação Civil Pública (ACP) movida contra os Shoppings Centers Jardins e Riomar a respeito da cobrança abusiva de tarifa de estacionamento.

Estacionamentos 

O defensor público e coordenador do Núcleo do Consumidor, Orlando Sampaio, esclarece que a atual sistemática de cobrança viola as leis municipais 4.450/2013 e 4.633/2015. “Essas leis dispõem, respectivamente, sobre o sistema de cobrança por tempo fracionado em parcelas de 10 minutos, bem como o crédito de minutos não utilizados em favor do consumidor, o que não vem sendo observado pelos Shopping Centers”, aponta.

 Ação Civil Pública

Ainda, segundo o membro da Defensoria Pública, o objetivo da ACP é impedir a cobrança abusiva de multa pelo extravio ou perda de ticket de estacionamento. “Esse tipo de cobrança configura ônus desproporcional e infundado em desfavor do consumidor. Na coletiva serão esclarecidos os principais pontos relativos à Ação Civil Pública”, afirmou Sampaio.

TCE

O colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) elegeu o conselheiro Ulices Andrade Filho como o novo presidente do órgão para o biênio 2018/19. Escolhida por unanimidade, a nova Mesa Diretora é composta ainda pelos conselheiros Carlos Alberto Sobral e Angélica Guimarães, nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.

Ulices Andrade

Ao ser eleito, o futuro presidente agradeceu aos demais membros do colegiado e antecipou metas que buscará atingir em sua gestão, com destaque para a valorização do quadro técnico do órgão. “Vamos prepará-los ainda mais para que a gente possa desempenhar com cada vez mais eficiência a nossa atividade fim; como sabemos, o Tribunal de Contas deve analisar contas e fiscalizar gestões onde tiver dinheiro público envolvido”, comentou o conselheiro Ulices Andrade.

Carlos Alberto

Próximo vice-presidente do Tribunal, o conselheiro Carlos Alberto também agradeceu aos colegas pela confiança e se disse honrado pela escolha: “Farei o possível para corresponder às expectativas”, colocou o decano da Casa.

Angélica Guimarães

A conselheira Angélica Guimarães, que ficará à frente da corregedoria-geral, disse que “queria agradecer aos meus pares pela escolha e espero cumprir essa missão com muita responsabilidade, ética e isenção”, comentou.

Posse

A posse da nova Mesa Diretora do TCE/SE ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 9h, no próprio Tribunal, embora a gestão tenha início a partir do dia 2 de janeiro de 2018.

Maria Mendonça I

Moradores de Areia Branca, no agreste de Sergipe, recorreram à deputada estadual Maria Mendonça (PP) para reclamar do crescimento da violência na cidade. A parlamentar endossou o pedido da comunidade por mais segurança apelando à sensibilidade do governador Jackson Barreto para que recomende a Secretaria da Segurança Pública (SSP) que intensifique o policiamento.

Maria Mendonça II

“A população está refém dos assaltantes que agem livremente a qualquer hora do dia, enquanto o Governo permanece inerte”, lamentou a deputada, acrescentando que, amedrontados, os moradores lhe relataram os constantes arrombamentos e assaltos à mão armada, praticados em investidas cada vez mais truculentas.

Areia Branca

Ainda segundo a deputada, os moradores também compartilharam o temor dos crimes em áreas até então tranquilas e disseram que as propriedades isoladas atraem mais a ação de marginais, o que expõe a necessidade de reforço do patrulhamento policial. “Não podemos aceitar que as pessoas vivam com medo de sair de casa”, disse Maria, ao apontar ser preciso “garantir o direito de ir e vir do cidadão com tranquilidade”.

Venâncio Fonseca I

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) esteve m Lagarto, na companhia dos senadores Eduardo Amorim e Valadares, além do deputado federal André Moura, on para prestigiar o prefeito Valmir Monteiro (PSC) na solenidade de inauguração da Unidade de Acolhimento e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Também acompanharam o evento os vereadores lagartenses, amigos e correligionários, do município e da região.

Venâncio Fonseca II

“Este não deixa de ser um exemplo de solidariedade do prefeito Valmir Monteiro e de sua administração com esta obra que é muito benéfica porque ela é voltada para cuidar bem dos lagartenses. É um serviço de portas abertas, tanto para a entrada quanto para a permanência dos pacientes”, comentou o deputado.

 Riachão do Dantas

Ainda acompanhado por Valadares, Amorim e André Moura, Venâncio Fonseca seguiu para Riachão do Dantas, onde a convite da prefeita Gerana Costa (PTdoB) e do ex-prefeito Laelson Menezes, fez uma visita às dependências da Associação Comunitária Beneficente Dona Caçula, ao lado do ex-deputado Zeca da Silva, de vereadores e lideranças políticas do município e região.

 Areia Branca

Venâncio depois seguiu para Areia Branca, na companhia do prefeito e vice-prefeito de São Domingos, Pedro da Silva (PT) e José Vagner Alves (PT), respectivamente, onde foram recepcionados pelo vereador Leônidas Oliveira (PP), para prestigiar a Festa dos 54 anos de Emancipação Política daquele município. Também participou das comemorações o deputado estadual Capitão Samuel (PSL).

Capela

A informação é que a Prefeitura de Capela demitiu cerca de 20 vigilantes das escolas municipal e que alguns teriam trabalhado cinco meses e só recebido por dois meses. O saldo só seria pago mais adiante. Os problemas administrativos na cidade só aumentam e, pelo visto, “Capela está distante de ser princesa”…

Seu Marcos I

Durante sua participação no Encontro  Nacional de Direitos Humanos (ENDH), que aconteceu nos dias 8 e 9, em Brasília, o vereador seu Marcos ( PHS), através dos grupos de trabalhos, que objetiva encaminhar soluções e criar uma agenda permanente de atuação a favor dos direitos humanos no país, sugeriu que os estados brasileiros sejam inseridos na construção do ENDH.

Seu Marcos II

Diante do debate sobre os mecanismos que podem ser utilizados para barrar o retrocesso, o vereador propôs que as unidades federativas  sejam sedes na realização do evento. “Para que haja uma maior abrangência e o fortalecimento do ENDH, seria interessante que todos os estados da federação fossem protagonistas. Que cada ano o evento fosse realizado em uma capital diferente para que a população pudesse contribuir para o fortalecimento  de políticas públicas na área”, propôs.

Pensar no todo

Ainda analisando a atual conjuntura e os dilemas enfrentados pelos direitos humanos no Brasil, Seu Marcos destacou: “estamos diante de uma área de bastante segregação. Estamos fragmentados em grupos e é natural que cada representante defenda a sua comunidade, mas precisamos pensar no todo. Fortalecer cada vez mais a vertente da área em geral”, ressaltou.

Kitty Lima

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está prestes a discutir o projeto de lei da vereadora Kitty Lima (REDE) sobre o fim gradativo da circulação de carroças em Aracaju, e um dos pontos do texto que prevê a alfabetização e escolarização dos carroceiros foi pauta da reunião da parlamentar com a secretária de Educação do município, Maria Cecília Leite.

Carroceiros

O objetivo foi assegurar que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) garanta vagas para os carroceiros em cursos de alfabetização tardia do município como o primeiro passo para aqueles que optarem por fazer um dos cursos profissionalizantes previsto no referido projeto.

Socorro I

Cansada de esperar por uma resposta do poder público, a população de Nossa Senhora do Socorro decidiu se mobilizar e organizar uma caminhada pela paz no município, por mais segurança. O ato está marcado para o próximo sábado (18), e um grande número de moradores vão percorrer as ruas do complexo Taiçoca.

Socorro II

A concentração será a partir das 16 horas, no conjunto Marcos Freire I, próxima à pousada Rio do Sal. Os participantes irão vestidos de branco e realizarão um movimento apartidário. “A proposta é de unir toda sociedade em busca de mais segurança e tranquilidade para o nosso Município. Venham e tragam toda sua família”, convoca o organizador e jornalista Civaldo Menezes.

Laranjeiras

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS, participou do II Congresso Intersetorial de Políticas Públicas – ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO (Edição 2017). O município foi representado pela

Secretária Lícia Aguiar e pela Diretora de Gestão do SUAS, Iraneide Santos de São Pedro. O congresso que ocorreu em Gramado (RS) e contou com a participação de diversos municípios do País.

Congresso

O evento teve um caráter norteador para execução e aplicabilidade das políticas sociais com vista ao enfrentamento das dificuldades instaladas nos territórios municipais e seus desafios frente ao cenário atual. O principal objetivo do evento foi Proporcionar o debate Intersetorial em relação à oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios vinculados as Políticas Públicas.

Lícia Aguiar

“É de fundamental importância o trabalho Intersetorial e Laranjeiras vem se destacando nas diversas áreas trabalhando de forma criativa e em rede diante dos temas transversais nas diferentes políticas públicas, conseguimos atender às necessidades do povo em situação de vulnerabilidade Social, fortalecendo o empoderamento destas famílias”, ressaltou a secretária.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também