Aracaju, 29 de março de 2024

SES FARÁ SEMINÁRIO SOBRE PREVENÇÃO PRECOCE DE CÂNCER

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Gestores e profissionais de saúde estarão reunidos na próxima terça-feira, 14, das 7h30 às 17h, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, no bairro Salgado Filho, para o ‘1º Seminário de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero’. O evento tem como objetivo dar subsídios às ações dos programas de controle desses tipos de cânceres, com base em discussões científicas, propondo o debate com gestores e profissionais sobre diretrizes e indicadores, favorecendo a melhoria da cobertura de exames de rastreamento dessas doenças. O seminário será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenação Estadual de Redes de Atenção à Saúde, da Área Técnica da Saúde da Mulher.

Segundo Kátia Valença, Referência Técnica em Saúde da Mulher da SES, em se tratando de prevenção e diagnóstico as discussões serão voltadas para a atuação conjunta de profissionais da área da saúde, tecendo e organizando fluxos, de forma a melhorar indicadores relacionados ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

“Representantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ginecologistas e mastologistas inseridos na Rede Estadual de Saúde, além de técnicos da SES, abordarão aspectos relacionados ao rastreamento das neoplasias, tido como conjunto de métodos aplicados para o diagnóstico precoce do câncer ou lesões pré-cancerosas em determinada população. Reforçaremos a importância da Atenção Básica e nas unidades de média complexidade, mas também consideraremos as responsabilidades inerentes à Rede Estadual de Saúde no tocante à confirmação do diagnóstico e ao acesso das pacientes aos serviços de saúde”, explicou Kátia Valença.

Kátia Valença ainda ressalta que as mulheres devem ter assegurados nas avaliações de rotina os exames para rastreamento do câncer do colo e o exame clínico das mamas, somando-se às orientações em saúde e a aplicação de protocolos, seguindo parâmetros definidos para cada faixa etária da mulher, seja para detecção precoce do câncer de mama, seja para câncer do colo do útero.

“Se por acaso a paciente sentir algo diferente na mama, a mesma deve ser avaliada e vista como um todo. Esse trabalho, por sua vez, é voltado para a prevenção e para o diagnóstico dos dois tipos de câncer que mais acometem a mulher, sendo o primeiro o câncer de mama, que é o que mais mata. No Brasil, as incidências dos cânceres de mama e do colo do útero variam de acordo com a região. No sudeste, sul e centro-oeste do Brasil o mais característico é o câncer de mama. Já no nordeste e norte do país, é o câncer do colo do útero, em função da condição sócio-econômica e do estilo de vida das mulheres”, explicou referência técnica em Saúde da Mulher, da SES.

SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também