Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

SECRETARIA DE SAÚDE MOBILIZA PROFISSIONAIS PARA O NOVEMBRO AZUL

__B9CA~1

O objetivo da iniciativa, realizada através da plataforma Telessaúde, foi o de mobilizar os profissionais de saúde dos municípios sergipanos para adesão à campanha e orientá-los sobre o enfoque a ser trabalhado junto aos usuários do Sistema único de Saúde, durante todo este mês

A Diretoria de Atenção Integrada à Saúde (Dais) as secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu uma webpalestra sobre a temática Novembro Azul, mês dedicado aos cuidados da saúde do homem. O objetivo da iniciativa, realizada através da plataforma Telessaúde, foi o de mobilizar os profissionais de saúde dos municípios sergipanos para adesão à campanha e orientá-los sobre o enfoque a ser trabalhado junto aos usuários do Sistema único de Saúde, durante todo este mês.

A Webpalestra contou com a participação inicial de 18 municípios e 19 pontos conectados ao sinal de transmissão. Com o tema da campanha “homem esperto é homem que se cuida. Saúde do homem é mais do que cuidar apenas da próstata”, a palestra foi ministrada a partir do estúdio do Telessaúde, instalado na sede da Fundação Estadual de Saúde (Funsesa), executora da plataforma em Sergipe.

Três subtemas foram abordados durante a palestra: Novembro Azul e a saúde do homem numa visão mais ampla, pelo diretor da Dais, João Lima Júniot; novas diretrizes sobre o rastreamento do câncer de próstata, com o oncologista clínico William Giovanni Soares; e medidas de prevenção cardiovascular, apresentada pelo médico cardiologista Luiz Flávio Prado.

Mediador na palestra, João Lima Júnior, abriu o evento apresentando estatísticas que sustentam a proposta de o Novembro Azul trabalhar a saúde do homem integralmente e não apenas o rastreamento do câncer de próstata. Os dados mostraram as causas que mais matam homens no Brasil e em Sergipe, evidenciando a necessidade de dar atenção especial às doenças cardiovasculares e o rastreamento da sífilis, infecção sexualmente transmissível que vem registrando aumento de casos no país e no Estado.

Na sequência, o oncologista falou sobre os vários tipos de câncer que atingem o homem, explicou porque o Ministério da Saúde orientou uma campanha focada na integralidade e não apenas no rastreamento do câncer de próstata. Destacou que esse tipo de câncer ainda tem uma incidência muito elevada, sendo o primeiro entre os homens no Brasil, ainda que sua letalidade seja a nona entre as demais neoplasias. “O homem precisa cuidar da saúde de forma geral  e a prevenção do câncer de próstata passa muito pela prevenção primária, que são os cuidados que o homem  deve ter que é a parte da alimentação, atividade física”, orientou.

O cardiologista William Giovanni Soares fez questão de falar com os trabalhadores da saúde sobre a prevenção cardiovascular. “Meu objetivo aqui é conversar com os profissionais da Rede Estadual de Saúde para persuadi-los sobre a importância da prevenção. Quando a gente vê um profissional e saúde fumando, a gente sabe que dificilmente ele com vencerá um usuário dos serviços a parar de fumar; quando a gente v~e um profissional obeso, dificilmente ele convencerá alguém a se alimentar de forma saudável. Então, nossa missão aqui hoje é persuadir os trabalhadores a adotarem hábitos de vida saudáveis, para que possam transmiti-los às pessoas.

“A cada teleeducação realizada temos a certeza de que o Telessaúde Sergipe auxilia significativamente no processo de educação permanente dos profissionais de saúde do Estado, trazendo para a discussão temas pertinentes, fomentando reflexões do cotidiano, aprimorando os saberes e as práticas em saúde na Atenção Básica”, declarou a coordenadora estadual do Núcleo Telessaúde  Sergipe, Eneida Ferreira.

Fonte e foto ascom

Leia também