14/11/17 - 13:23:36

Comando da PM confirma afastamento de capitão que “prendeu” cavalo

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), confirmou na final da manhã desta terça-feira (14), que por uma decisão administrativa e do comando da PM, afastou o capitão da Polícia Militar, Vagner Passos, comandante do policiamento no município de Nossa Senhora Aparecida (SE), após a “prisão de um cavalo que passou a noite do último domingo (12), na cela da delegacia daquele município.

À imprensa, o capitão disse que “o cavalo deu um coice na porta de um veículo, sendo utilizado como meio para cometer o crime de dano. E foi conduzido à delegacia para que fosse realizado o procedimento”, disse.

O militar disse ainda que o animal não sofreu maus tratos, mas admitiu que ele passou a noite na delegacia e foi liberado nesta segunda-feira (13), após o dono do animal assinar um termo de responsabilidade sobre o animal e sobre o dano provocado por ele.

Já o dono do cavalo,  Williams Francisco dos Santos, diz que o animal sofreu maus tratos. Williams afirma que “quando eu cheguei na delegacia o cavalo estava em uma cela, como se fosse um marginal. Ele estava sem comida, sem água e em um espaço onde não podia ser mexer. A noite eu levei comida, mas na segunda de manhã não me deixaram alimentá-lo”, reclamou.

No inicio da tarde de hoje, o comando da polícia militar emitiu uma nota onde diz que “diante da repercussão do ocorrido no último domingo, 12 de novembro, na cidade de Nossa Senhora Aparecida, relacionado ao recolhimento de um animal à delegacia local, o Comando da PMSE determinou que o Oficial permanecesse trabalhando normalmente na sede do 3º BPM, em Itabaiana, até a conclusão da rigorosa apuração instaurada em torno dos fatos,  principalmente no que se refere à denúncia de maus tratos supostamente sofridos pelo equino e as circunstâncias que motivaram a ação policial”.

Ainda na nota, o comando elogia o trabalho realizado pelo capitão na região afirmando que “é importante frisar que, apesar da ação cautelar ora adotada, o Comando da corporação reconhece o excelente trabalho que o Oficial vem desempenhando à frente da 3ª Cia/3º BPM desde abril do corrente ano, em Ribeirópolis,  onde sua ação de comando junto à tropa proporcionou a redução de todos os índices criminais, notadamente os homicídios dolosos, conseguindo a marca de 120 dias sem que nenhuma vida fosse perdida na área sob sua responsabilidade”, conclui a nota.

Munir Darrage