Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Na praia, na Serra, do litoral ao Sertão! Violência “reina” em todo Sergipe!

Para não cometer injustiças com a Secretaria de Segurança Pública, este colunista já reconhece desde já o esforço das Polícias, Civil e Militar, além dos homens da Força Nacional e Guardas Municipais para tentar conter a ação dos vândalos, dos marginais. Bandidos são presos diariamente, quadrilhas são desarticuladas, crimes são desvendados com frequência, mas os registros continuam acontecendo e a violência parece ter saído do controle em Sergipe. Os criminosos decidiram afrontar as forças de segurança e agem a todo o momento, em qualquer lugar, sem receio, destemidos e talvez apostando na impunidade.

A população já não suporta mais tantos crimes. Por mais que o poder público faça ou invista os resultados não aparecem na mesma velocidade com que a violência se espalha, se avoluma. Temos sim uma legislação branda demais no Brasil, uma legislação “boa pra bandido”, mas infelizmente às vezes quem legisla precisa “abrandar as penas”. Em alguns casos chega a dever favores ou é financiado pelo bandido. É uma triste realidade que faz parte de qualquer setor hoje em dia no nosso País, inclusive do mundo político. Falta coragem para moralizar…

Mas não é porque a legislação no Brasil é frágil que nós vamos cruzar os braços e ver o crime avançar. Outros Estados da Federação sofrem com os mesmos problemas, mas a sensação de insegurança é menor do que em Sergipe, certamente. Nossas polícias estão preparadas, estão em condições de igualdade, do ponto de vista técnico e, talvez, financeiro. Mas o que falta ao menor Estado da Federação em dimensões territoriais? É evidente que a polícia não está em todos os lugares, mas os casos se repetem, as estatísticas crescem e mais parece que os registros não cessam por aqui, que não se reduzem.

Tivemos mais um final de semana violento em Sergipe, com assaltos e homicídios, mas também com um crime passional que chamou a atenção porque ocorreu em plena praia, na manhã de um domingo (12) ensolarado. A polícia agiu rapidamente e prendeu o assassino, mas não dá para evitar alguns questionamentos: se vivêssemos em um Estado mais seguro, será que esse indivíduo não pensaria mais vezes antes de agir? Será que tanta violência não estimula mais a prática do crime? No mesmo dia uma quadrilha invadiu o Parque dos Falcões, na Serra de Itabaiana, rendeu os funcionários, que também foram agredidos, roubaram alguns animais e chegaram a sacrificar um deles.

Poderiam ser dois casos isolados, mas não foram! Um bandido que hoje é abatido ou preso, amanhã já é substituído por outro! Infelizmente mais parece que Sergipe possui uma espécie de “escola do crime”, com novos “formandos” com boa frequência. Em Nossa Senhora do Socorro a população já se mobiliza para uma Caminhada clamando por paz. As pessoas não têm mais coragem de saírem nas ruas e avenidas. Não se expõem nem nas portas de suas casas. Ficam reclusos em residências ou condomínios, rezando diariamente para não entrarem nesta trágica estatística.

A violência tomou conta de Sergipe! Os registros ocorrem a todo o momento, do litoral ao Sertão, da praia à Serra. OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, Associações Comunitárias, Assembleia Legislativa, Câmaras e Prefeituras Municipais precisam se unir, como também as Igrejas. Algo precisa ser feito! Se o Governo não está conseguindo sozinho, que venham mais homens da Força Nacional, que se promova uma intervenção federal, que se busque uma integração com as polícias da Bahia e de Alagoas. Logo ficará praticamente impossível de se conviver no Estado que, por dois anos consecutivos, figurou como o mais violento do Brasil, lamentavelmente…

Veja essa!

O cidadão passa a semana inteira trabalhando e no domingo de sol ele leva os filhos para a praia com o intuito de esfriar a cabeça e, de repente, uma tentativa de homicídio acontece e transforma aquele momento em um “pesadelo” para um pai de família. Em Sergipe a violência está em todos os lugares…

E essa!

Um dos poucos pontos turísticos explorados de Sergipe, o Parque dos Falcões, foi a mais nova vítima dos bandidos. Aquilo que já está ruim pode piorar. Esses locais, em especial, mereciam uma atenção maior da SSP e, principalmente, da Secretaria do Turismo.

Números

A SSP tem se esforçado para mostrar que os números provam uma diminuição nos registros de homicídios em 2017. Veem avanços no combate ao crime, sobretudo na elucidação dos registros. Também enumeram investimentos promovidos pelo Governo do Estado.

Sensação

Agora por mais que o governo apresente números que sejam favoráveis a ele, este colunista insiste na tese de que a sensação de insegurança é muito grande em Sergipe. As andam assustadas e temem ser assaltadas a qualquer momento e em qualquer lugar. Mais parece que vivemos em uma guerra civil…

 Arrastões

No final de semana também foram registrados arrastões em ônibus que circulam na Grande Aracaju. Um jovem chegou a ser espancado por dois bandidos dentro de um veículo porque se recusou a entregar o aparelho celular.

Que coice!

No município de Nossa Senhora Aparecida, durante um evento festivo, os policiais de plantão “renderam” e “conduziram” para a Delegacia um cavalo que havia danificado um veículo com um coice. O “meliante” ficou detido no Distrito até a segunda-feira (13), quando o dono apareceu para “pagar a fiança”. Que coisa!

Inusitado

Para um momento em que a segurança pública em Sergipe tem sido bastante questionada, não poderia acontecer um fato mais inusitado: um cavalo foi “retido” e conduzido à delegacia até que o dono aparecesse. Só falou prestar depoimento…aí seria um pouco demais…

Deu pizza?

Chega a informação que o deputado estadual Róbson Viana teria perdido o comando do Diretório Estadual do PEN para o irreverente empresário João Tarantella. Viana estaria de saída, possivelmente para o DEM de João Alves Filho e Maria do Carmo.

Falando nisso!

Há quem diga que o PPS de Mendonça Prado e o DEM estarão no mesmo palanque em 2018. Há, inclusive, quem esteja trabalhando esta reaproximação política. Para quem acha que já viu de tudo na política local…

Bomba!

A coluna tomou conhecimento que o coordenador de obras de um PODER constituído e bastante influente em Sergipe tende a ser a mesma pessoa presa, há seis anos, em uma Operação da Polícia Federal contra empresários e leiloeiros que se beneficiavam oferecendo propina para que os concorrentes desistissem de dar lances.

Estado pequeno

Como já bem diz Albano Franco, Sergipe não é tão grande e com o mesmo nome e sobrenome, só sendo bastante coincidência. A coluna está apurando para não cometer injustiças, mas se as suspeitam se confirmarem, tem “raposa cuidando do galinheiro”…

Apadrinhamento

As primeiras informações dão conta que o “coordenador de obras”, que teria o apadrinhamento de outra forte autoridade do Estado, respondeu no passado por crime de corrupção, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A coluna vai apurar…

Exclusiva!

Após um longo trabalho do deputado estadual Augusto Bezerra para reestruturar e organizar o PHS chega a informação exclusiva que, para contemplar (e silenciar) Sukita, após a traumática perca do PODEMOS, o governo teria trabalhado para o ex-prefeito de Capela o comando do PHS em Sergipe.

E agora Sukita?

Assim que tomou conhecimento de que estaria perdendo o comando do PODEMOS, Sukita chorou e reclamou publicamente do governador Jackson Barreto. E agora? Quando ele “toma” o partido do deputado? Vai dizer o quê, Sukita?

Reflexão

Quando você observa que dois deputados estaduais governistas e com mandatos (Róbson e Augusto) perdem o comando de seus partidos, é sinal que o governador já não anda tão preocupado com a maioria na Assembleia Legislativa e já pensa em sua campanha para o Senado, ou não?

Zezinho Sobral

Segundo informações quem vem trabalhando muito bem para chegar à Assembleia Legislativa é o secretário de Inclusão, Zezinho Sobral (PMDB). Dentro da Fundação Renascer ele é muito bem quisto e para muitos é “amigo dos amigos”. Há quem diga que é uma “vaga certa” na base governista.

Olho nele!

Tem uma autoridade em Sergipe que é do conhecimento de todos pela relação que mantém com a classe política, sobretudo com prefeitos. A cada ano eleitoral seu gabinete mais parece um comitê eleitoral. Um único registro pode colocar a perder uma “vida de seriedade”. Quem avisa…

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, cobra do Governo do Estado explicações sobre o atraso na obra da Rodovia SE-255, que liga as cidades de Itaporanga, no povoado Aningas, e Itabaiana, na altura do povoado Rio das Pedras.

Georgeo Passos II

Georgeo mostrou fotos de uma visita que fez para fiscalizar o andamento da obra e apresentou o contrato nº 30/2014, assinado pelo governador Jackson Barreto e a Torre Empreendimentos em 18 de junho de 2014, autorizando o início da a pavimentação asfáltica. O prazo de execução era de 12 meses.  Contudo, mais de dois anos depois da data proposta para a finalização, nenhum trecho de asfalto foi colocado na estrada até o momento.

Obra lenta

“Temos aqui uma função muito especial que é a de fiscalização. De saber como estão sendo aplicados os recursos públicos. A obra seria executada em 12 meses. Lógico que sabemos que obras públicas sofrem atrasos em nosso País, mas já estamos com 3 anos de obra e 2 anos de atraso. Isso sem nenhuma justificativa, já que o dinheiro estava disponível desde 2014”, criticou o deputado.

Proinveste

Orçada em R$ 58 milhões em 2014, a rodovia SE-255 está entre as obras listadas no Proinveste – Lei aprovada em 2013 – que autorizou o Governo a contratar um empréstimo de R$ 428 milhões junto à Caixa Econômica Federal que deveria ser utilizado na realização de obras. Na época, o Poder Executivo prometeu a realização de várias ações que trariam desenvolvimento ao Estado. Mas de lá para cá, pouco se viu da utilização desse dinheiro.

SSP I

O Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) da Polícia Civil e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) deflagraram no início da manhã dessa terça-feira (14) a Operação Ceres, a deusa do Cereal e da agricultura.

SSP II

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itabaiana, Lagarto e Campo do Brito. São cumprimentos de busca e apreensão para apreender mídias e dispositivos eletrônicos que contenham controles de estoque de mercadorias e vendas e documentos que proponham condutas ilícitas.

R$ 150 milhões

As investigações levaram à existência de práticas ilegais envolvendo um grupo de empresários, que promove crimes contra a ordem tributária. Há suspeitas de que com os crimes praticados pelos empresários, o estado deixou de arrecadar quase R$ 150 milhões por conta de fraudes para o recolhimento de ICMS. O nome da Operação: Ceres, a deusa do cereal e agricultura, deve-se ao fato dos investigados comercializarem vários produtos ligados ao ramo agrícola.

Laércio Oliveira I

Foi liberado recursos no valor de R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares do deputado federal Laércio Oliveira para manutenção de Unidades básicas de saúde para os municípios de Ilha das Flores, Propriá, Frei Paulo, Feira Nova, Estância, Canindé do São Francisco, Campo do Brito e Gararu.

Laércio Oliveira II

O deputado tem trabalhado para conseguir recursos federais para os municípios, como Estância, que teve os postos de saúde reformados, entre eles os centros de referência ministra Leonor Franco, o Clóvis Franco e a Unidade de Atenção Básica Irmã Madalena. Além disso, esses centros de saúde receberam equipamentos para melhor atender população do município e região. Agora foi destinado R$ 100 mil para a manutenção dos postos de saúde.

Emília Corrêa I

Foi aprovado o Projeto de Lei 151/2017, de autoria da vereadora, Emília Corrêa (PEN), que dispõe sobre a obrigatoriedade da transparência e publicidade dos programas habitacionais no município de Aracaju. Segundo Emília, o Poder Executivo fica necessariamente obrigado a divulgar na rede mundial de computadores, a relação nominal de todos os munícipes cadastrados, contemplados ou não nos programas habitacionais promovidos pelo Município de Aracaju.

Emília Corrêa II

A vereadora repudia a onda de violência que está tomando conta do estado de Sergipe. Segundo a parlamentar, o clima de insegurança tem assustado as famílias sergipanas. De acordo com Emília, as famílias sergipanas exigem das autoridades e órgãos responsáveis pela segurança pública,  respostas concretas frente ao acelerado aumento da brutal violência que atinge Sergipe.

 Thiaguinho Batalha I

O vereador Thiaguinho Batalha esteve na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para apresentar uma proposta de adoção de praça. Localizada na Aruana, a praça está deteriorada, sem utilidade, e uma empresa se habilitou para assinar um Termo de Adoção, ficando responsável pela manutenção da área. A sugestão foi apresentada pelo empresário que é morador da localidade.

Thiaguinho Batalha II

O presidente da Emsurb, Luis Roberto, recebeu das mãos do vereador o ofício demonstrando a intenção da empresa de preservar o local. Em agosto deste ano, Thiaguinho protocolou o Projeto de Lei 258/2017 que institui o Programa de Adoção de Praças Públicas, de Esportes e Áreas Verdes, estabelecendo critérios e benefícios para os interessados em firmar uma parceria com a Prefeitura de Aracaju.

André Moura I

O deputado federal André Moura (PSC), em entrevista a Fan FM, em Aracaju, falou das reformas que estão sendo implementadas pelo governo federal. Segundo ele o número de dias de férias não mudou. “O trabalhador agora poderá escolher se quer tirar o mês inteiro de férias ou fracioná-lo em duas ou três vezes. Com relação ao trabalho intermitente, a medida permite gerar mais empregos. É apenas uma regularização do que já acontece por meio de acordos entre patrão e funcionário, informalmente. Precisamos aguardar os resultados. Neste momento, qualquer avaliação seria prematura”, disse.

André Moura II

Por fim, foram discutidas as reformas previdenciária e tributária. “Elas estão em discussão no congresso e urge aprová-las, a fim de termos um futuro para os aposentados e pensionistas, e tornarmos o Brasil mais competitivo e atraente para novos empreendimentos”, salientou.

PPS

Nesta sexta-feira (17), a partir das 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, o PPS filiará Mendonça Prado e lançará o seu nome como pré-candidato ao Governo do Estado de Sergipe. O Congresso partidário será dirigido pelo presidente estadual Clóvis Silveira, e contará com a presença do deputado federal Roberto Freire, Líder nacional da sigla. Na oportunidade, o nome do advogado João Fontes será indicado como pré-candidato ao Senado Federal.

PSDB

Homologado presidente estadual do PSDB, o senador Eduardo Amorim destacou a satisfação em fazer parte da história do partido. “Agradeço a confiança de todos em nosso trabalho para fortalecer cada vez mais o partido no Estado. Tenho orgulho em suceder pessoas como Albano na presidência do PSDB Sergipe. Temos a responsabilidade em prosseguir com essa história”.

 Albano Franco

O ex-governador Albano Franco, presidente de honra do partido em Sergipe, enalteceu o modo como o senador Eduardo Amorim vem presidindo o partido. Albano também reforçou que “o PSDB é um partido que tem respeito pelo Brasil e por Sergipe”. “Um partido que está sendo presidido no Estado pelo senador Eduardo Amorim, que faz um grande trabalho em Brasília em prol de Sergipe. Que Deus abençoe Amorim nesse desafio, que é presidir o PSDB em Sergipe”.

Marcell Souza

O prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza (PSDB), falou em nome dos demais prefeitos tucanos que administram municípios sergipanos. “O PSDB é um partido grande e que com certeza continuará crescendo no Estado e no Brasil. Fico feliz não apenas por estar prefeito, mas prefeito pelo PSDB. Parabéns ao presidente e nosso líder senador Eduardo Amorim pelo excelente trabalho realizado em Brasília em prol dos municípios e na condução do partido em Sergipe”.

Machado I

O ex-deputado federal José Carlos Machado, garantiu a participação ativa do PSDB e da oposição de forma geral nas eleições do próximo ano, inclusive na chapa majoritária. “O senador Amorim, presidente do Partido, colocou seu nome à disposição, assim como André Moura. Também se comenta da possibilidade de Valadares disputar. Mas não é melhor ter vários nomes do que nenhum?”, questiona Machado.

Machado II

Agora, como empresário do setor automotivo, representando a Aribé e a Itabaiana Motos, Machado participa do Salão Nacional Duas Rodas, em São Paulo, ao lado do meu filho, José Carlos Tavares Machado e do presidente da Assohonda, Marco Antônio Costa, além de centenas de revendedores de motos Honda. “Todos conscientes de que é hora de voltar a crescer”.

Tobias Barreto I

A Prefeitura Municipal firmou um acordo junto ao MP para pagamento de salários atrasados. Os salários de setembro serão pagos até 30 de novembro e os salários de outubro até 30 de dezembro. E foi firmado o compromisso de quitar os salários de 2017 até 10 de março de 2018.

Tobias Barreto II

Em caso de descumprimento o Município e o prefeito terão que arcar com multa diária de R$ 30 por cada servidor que tiver com os salários atrasados. Agora nenhuma penalidade foi aplicada à gestão. Como perguntar não ofende, é isso o que diz a Lei Orgânica do município?

SOS Empregos

O advogado Herbert Pereira acompanhou a manifestação dos trabalhadores e integrantes do movimento SOS Empregos, em frente à obra da Termoelétrica de Sergipe no município de Barra dos Coqueiros. No período da manhã já haviam ocorrido momentos de tensão, com tiros de borracha, bombas de efeito moral e detenção de membros do protesto, pela Polícia Militar que estava em grande número no local.

Não cumpre

Os Manifestantes exigem uma posição da empresa que não está cumprindo o Programa de Contratação de Mão de Obra (PCMO), o qual prevê o mínimo de 70% de mão de obra local e regional na fase de implantação da Usina Termoelétrica. “Na parte da tarde um grave momento de tensão se deu com a chegada da escolta armada dos ônibus da empresa que foram impedidos de entrar na obra por um bloqueio humano na Rodovia”, comentou.

Herbert Pereira

“Nesse momento um dos seguranças da escolta armado com uma escopeta calibre 12 desferiu ameaças aos manifestantes o que exaltou os ânimos e precisamos intervir acalmando ambos os lados. Graças a Deus tudo foi contornado, mas precisamos de um maior envolvimento das autoridades e Políticos para resolver essa situação, pois a reivindicação  dos trabalhadores é justa”, explicou o advogado.

GACC I

O Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) vai realizar ações em Aracaju e Lagarto para lembrar o Dia de Doar, comemorado no próximo dia 28 de novembro. “O Dia de Doar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no mundo”, explica Regimari Dias, analista de captação de recursos.

GACC II

“É uma mobilização para sensibilizar a população e em especial as empresas sobre a importância de doar de alguma forma e colaborar com o próximo. Convidamos a sociedade para participar da mobilização que vai marcar este dia de alerta”, completa Regimari Dias. A programação começa às 7h em Aracaju no Centro de Hemoterapia de Sergipe (HEMOSE), para o incentivo de doação de sangue e medula óssea.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também