Aracaju, 28 de março de 2024

É NO BALANÇAR DA CARRUAGEM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ex-governador Marcelo Déda (PT), quando atuava para desfazer esperneios em seu grupo político, costumava citar uma frase simples e popular, mas que abrandava o clima: “é no balançar da carruagem que as abóboras se acomodam”. Isso foi dito sempre e realmente os impasses iam se ajeitando e seguiam o projeto de Governo sem querelas. Há, na atual administração, quem esteja sugerindo essa “acomodação de abóboras”.

Numa conversa demorada com um parlamentar integrante da base aliada, ficou a nítida impressão que o governador Jackson Barreto precisa dar uma sacudidela na equipe e nos deputados que o acompanham, para que não esqueçam de atuar sempre ao redor do Governo nas condições mais diversas. Claro que se entende o período pré-eleitoral, “mas não dá para por em prática um projeto de caráter apenas pessoal”.

O deputado percebe que nisso a oposição está se saindo bem: “muito bem”, insistiu.

Lamentou que nas rede sociais – onde se podem falar coisas sérias e se criar aberrações – não há pessoas do grupo governista bem preparadas para o debate. Ninguém vai às rádios, portais e jornais defender o Governo, enquanto a oposição diariamente encontra espaço para críticas contundentes e até debochadas em relação à administração.

– A impressão que se passa é que estamos em fim de festa, onde parte dos aliados só aparece nos momentos em que precisa se sair bem, disse. O parlamentar acha que a bancada não tem que estar solidária apenas nas horas de votação dos projetos, mas também na defesa da estrutura política e do próprio governador, como aconteceu em Governos anteriores.

E, com poucas palavras, defendeu mudanças urgentes de alguns auxiliares de primeiro e segundo escalões, que “já deram o que tinham que dar”. Conclui que o “a equipe precisa de um sacolejo e que JB venha às ruas mesmo em momento de crise”. Se isso não acontecer, se não retomar o ânimo da provável candidatura ao Senado, “a vaca pode ir para o brejo e morrer de inanição.”

O AFASTAMENTO FOI CORRETO

Não havia outra solução senão afastar o comandante do policiamento de Aparecida, por ter dado “ordem de prisão” a um cavalo.

Ele não soube distinguir um animal de um bandido.

UM ERRO CRASSO E GROSSEIRO

Consultado pela coluna, o jurista Evânio Moura disse que a prisão do cavalo foi “um erro crasso, hilário e lamentável porque expôs Sergipe”.

– Principalmente quando a prisão é autorizada por um cidadão concursado.

VOLTA-SE À IDADE DA PEDRA

Evânio ensina que isso era permitido na idade da pedra, nos idos do século XV, quando o Poder permitia que se condenassem animais à fogueira.

Realmente, um cavalo ser preso porque deu um coice num veículo, é insano.

CAVALO CRIA ANIMOSIDADE

Nota da Adepol, apoiando afastamento do coronel do Comando da Policia de Aparecida, lembrando que a decisão seria de um delegado, assanhou policiais militares.

Capitão Samuel cobrou presença de um delegado no momento.

CORONEL EM DEFESA DO PM

Já o coronel Rocha, candidato a deputado federal, classificou de absurda a decisão da SSP em afastar o comandante da PM da cidade de Aparecida.

– Gostaria de ver tamanha agilidade para ativar delegacias plantonistas no interior.

VALADARES E CONCEITO DO NOVO

Veja a teoria do senador Valadares: “o povo sempre está atrás do novo, de novo projeto, de novo programa, mas não repudia os mais velhos que surjam com novas ideias”.

– Essas novas ideias tiram o povo do sufoco e da decepção em que vive.

TEORIA DEMONSTRA CANDIDATURA

O conceito sobre o novo do senador Valadares é absolutamente correto e, fora disso, mostra que ele está bem disposto a disputar o Senado ou… O Governo.

Fica a dica sobre a teoria e a prática…

SUKITA VAI ESCOLHER SIGLA

Dentro dos próximos 15 dias, o ex-prefeito Manuel Messias Sukita define a nova sigla que vai se acomodar com o seu grupo, pela qual disputará a Câmara Federal.

Já esqueceu completamente o Podemos

TRÊS PARTIDOS PARA OPÇÃO

Sukita diz que tem três legendas que estão à sua espera para filiação: PPS, PHS e PTB. Ele tem preferência pelo PPS que “tecnicamente é um partido bom”.

Mas lembra que o PHS também é uma legenda forte.

AUGUSTO NÃO VÊ PROBLEMA

Augusto Bezerra (PHS) não vê problema na filiação de Sukita e diz que ele será bem recebido. Augusto vai conversar com Alex Carvalho que ameaça deixar o PHS.

– Mas tudo isso será resolvido com a direção nacional, disse.

ROBSON DÁ TEMPO À TROCA

O deputado Robson Viana, defenestrado da presidência do PHS, vai tomar uma posição e não permanecerá mais no partido. Isso está decidido.

Deixará tudo para mais à frente. Talvez em março.

NÃO GOSTARAM DA NOTA

Setores do Governo, principalmente da área de Segurança, não gostaram da nota que a Polícia Militar divulgou com elogios exagerados ao coronel que prendeu o cavalo.

A prisão de um animal desfez todo mérito do trabalho realizado por ele.

PERILLO CANCELA VISITA

No final da tarde de ontem o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), cancelou a visita que faria hoje a Aracaju e em seguida a Maceió.

Candidato a presidente nacional do partido, ele viria à cata de votos.

PROBLEMA NA AGENDA

Segundo o presidente regional do PSDB, Eduardo Amorim, a razão do cancelamento se deu por problemas na agenda em Maceió, por causa da feriado.

Marconi Perillo marcará nova data para a visita.

MOMENTO IMPORTANTE

Eduardo Amorim admite que o PSDB viva hoje o segundo momento mais importante desde a sua criação. O primeiro, na dissidência com o PMDB e sua fundação.

Agora, a eleição de novo presidente, depois de reconhecer equívocos.

SEM PROBLEMA COM ANDRÉ

Amorim diz que a saída do PSDB do Governo Temer não muda em nada a sua aliança com André Moura (PSC), que é líder do presidente no Congresso Nacional.

Lembra que em nenhum momento André lhe fez ponderações no Senado.

JAMAIS SERÁ CONCORRENTE

O senador Eduardo Amorim deixou bem claro que jamais será concorrente de André nas eleições de 2018, “nem ao Senado e nem ao Governo do Estado”.

– Estamos bem afinados dentro do bloco e nas decisões para o pleito, disse.

EM SERGIPE O RIO DEFINHA

O rio São Francisco continua definhando no percurso entre Sergipe e Alagoas. Xingó está liberando apenas 500m3 de água, que chega à foz com 300m3.

O que está ocorrendo em Minas não chegará nesse percurso.

BOM RECESSO BRANCO

Deputados e senadores estiveram sessões no Congresso na quinta-feira passada e agora só retornam ao trabalho na próxima terça-feira.

Sem perder um único centavo, além dos privilégios.

Notas

Supremo inviabilizado – Segundo informa Poder360, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou ontem que o Supremo Tribunal Federal (STF) “está inviabilizado”. A declaração foi feita no contexto da discussão de uma questão de ordem que pode limitar o foro privilegiado de autoridades na Corte.

0x0

Picciani será investigado – A Operação Cadeia Velha, que tem como alvo o deputado Jorge Picciani, é fruto das operações Saqueador, Calicute, Eficiência, Quinto do Ouro e Ponto Final. Picciani será investigado por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele já está na Polícia Federal.

0x0

Parlamentares de folga – Em semana de feriado da Proclamação da República, que se celebra nesta quarta-feira, a maioria dos senadores decidiu seguir a opção dos colegas deputados e, como acontecerá na Câmara, não será realizada qualquer tipo de deliberação no Senado, seja em plenário ou em comissões.

0x0

Revolta nas redes – Segundo ‘O Implicante’, Geddel Vieira Lima causou revolta nas redes sociais por causa de uma imagem que mostrava mais de R$ 50 milhões escondidos num apartamento em Salvador. Segundo a Polícia Federal, o imóvel seria utilizado pelo ex-ministro dos governos Lula e Temer.

0x0

Mendonça e Centrão – Ainda na entrevista exclusiva a O Antagonista, o ministro da Educação, Mendonça Filho, sugere que tudo o que o Centrão disser sobre a reforma da Previdência não seja levado a sério. “O Centrão é muito menor do que se imagina. Não dá para comprar o que eles vendem.”

0x0

Meio dissimulado – O procurador Carlos Alberto Gomes de Aguiar contou que o MPF pediu a prisão preventiva de Jacob Barata Filho porque o empresário continuou pagando propina, após a Lava Jato. “Empresários seguiram pagando propina. Mudaram o formato. Antes era com pagamento em espécie, agora por meio dissimulado.”

Conversando

Dose cavalar – Foi uma dose ‘cavalar’ de ignorância a prisão do tal cavalo preso em Aparecida. Por culpa de atos assim, Sergipe entra no lado jocoso da informação.

Sem contribuição – Os sindicatos estão em polvorosa com a decisão do Governo de não retornar com a obrigatoriedade da contribuição sindical.

Aumento de preço – Aumento constante de combustível irrita a sociedade. O litro da gasolina pode chegar a R$ 5,00 até final de dezembro.

De cara nova – Pode acontecer alguma mudança na equipe de Governo até o mesmo de dezembro, para que se comece o ano de cara nova.

Sem sentimento – A vereadora Emília Corrêa alerta que o sentimento patriótico está em extinção no Brasil. O momento político leva a isso.

JB se mobiliza – O governador Jackson Barreto (PMDB) está levando e inaugurando obras em cidades do interior do Estado. JB se mobiliza…

Reunião do Parlasul – Senador Valadares participou de mais uma reunião do Parlasul, em Montevidéu, e já está de retorno a Sergipe.

Plenário Abrahão – A Câmara Municipal de Aracaju oficializou ontem o nome do plenário da Casa como sendo “Vereador Abrahão Crispim”.

Trilha difícil – Estamos seguindo uma trilha difícil, sem retorno, onde há necessidade de um estudo profundo para que se salvem pelo menos os bons.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também