Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Seidh acompanha projeto da Associação do povoado Cabral, em Salgado

1
O objetivo da visita foi ouvir as demandas do grupo, para os qual já foram liberados cerca de R$ 136 mil

Nesta terça-feira, 14, o governo do Estado, por meio do secretário Zezinho Sobral e a equipe do departamento de Inclusão Produtiva da secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), estiveram no município de Salgado, para conversar com os produtores rurais da Associação Comunitária do Cabral, da Coopatsul e dos povoados Canaã e Moendas – beneficiados pelos editais de fomento aos Arranjos Produtivos Locais.

O objetivo da visita foi ouvir as demandas do grupo, para os qual já foram liberados cerca de R$ 136 mil do convênio – realizado pelo governo do Estado através da Seidh, em parceria com o BNDES -, para pagamento de projetista e aquisição de caminhão para transportar a produção, atendendo às demandas de escoamento de frutas, hortaliças, mandioca, milho, etc. para os mercados locais e institucionais.

Para o gestor, é necessário acompanhar de perto a execução dos projetos para saber, dos próprios agricultores associados, quais são as suas expectativas e as dificuldades que enfrentam. “Estamos aqui para saber de vocês como andam os projetos e dizer que temos envidado todos os esforços no sentido de destravar questões administrativas para fazer a liberação não só dos recursos junto ao BNDES, mas também dos equipamentos herdados de convênios extintos, para que eles, de fato, possam beneficiar vocês diretamente”, pontuou.

Segundo Zenaide Caetano, presidente da Associação, os recursos já liberados beneficiam cerca de 53 famílias só do povoado Cabral. “Ficamos muito satisfeitos e queremos agradecer muito, porque além do Cabral, também trabalham junto conosco os cooperados da Coopatsul e produtores do Canaã, Moendas e Tombo. Então o benefício alcança muito mais pessoas envolvidas”, disse Zenaide.

Matheus Costa Santos, da Coopatsul, aproveitou para requerer ao secretário a doação de um caminhão baú refrigerado. “Ficamos felizes de saber da liberação de Simão Dias e de outros projetos e estamos bastante animados porque temos visto um trabalho constante de diálogo direto do secretário com as cooperativas desde o início do ano, fazendo o intermédio com órgãos federais, pra gente vender mais e escoar a produção desse pessoal que está na base, na labuta diária”, comentou o agricultor.

De acordo com o secretário, Seidh está distribuindo seis caminhões tanque oriundos do extinto PAA Leite e que, em seguida, será a vez dos caminhões baú, que estão sendo preparados. “Dos seis caminhões tanque, já entregamos três e iremos entregar os outros três em Poço Redondo, Pinhão e Frei Paulo. Para os caminhões baú, o nosso plano é de conseguir fazer a distribuição de forma a atender o maior número de cooperativas possíveis”, concluiu Zezinho Sobral.

Foto assessoria

 

Leia também